Lições
Bíblicas CPAD / Jovens e Adultos
Título:
Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa — A atualidade de Provérbios e
Eclesiastes
Comentarista: José Gonçalves
Lição 10: Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
TEXTO
ÁUREO: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque
não se agrada de tolos; o que votares, paga-o” (Ec 5.4).
VERDADE
PRÁTICA: A nossa vida de adoração somente será
verdadeira quando nos conscientizarmos dos nossos direitos e deveres diante de
Deus.
INTERAÇÃO
Em todas as
esferas da vida temos responsabilidades. É na família, no trabalho, na
faculdade, nas amizades, enfim; em todos os lugares onde nos relacionamos está
o nosso senso de responsabilidade. Com as coisas de Deus não é diferente. Ora,
o Senhor nosso Deus é Santo, Amoroso e Misericordioso. Por isso, devemos nos
empenhar no compromisso de imitá-Lo, servindo-O de toda mente e coração. A vida
com Deus é para ser levada a sério e devemos vivê-la até as últimas
consequências. Quando o amor do Pai inunda-nos à alma, não temos dúvida do
quanto podemos fazer para Ele e ao próximo que está em torno de nós.
OBJETIVOS: Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
1. Conceituar as obrigações de natureza
político-social e religiosa.
2. Explicar as obrigações ante a santidade de
Deus (reverência e obediência).
3. Compreender as obrigações frente a
transcendência e a imanência de Deus.
Prezado professor, para introduzir o terceiro e o quarto tópicos que tratam sobre a Transcendência e a Imanência, sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. Analise com a classe as definições de “transcendência” e “imanência”. Em seguida, explique a relação entre esses atributos. Afirme que o nosso Deus, apesar de ser distinto da sua criação, está presente no mundo. Essa atividade objetiva reforçar a assimilação dos conceitos teológicos pelos alunos. Boa aula!
TRANSCENDÊNCIA:
[Do lat. transcendentia] O que
ultrapassa o conhecimento comum, e vai além da experiência meramente humana. A
transcendência é um dos atributos naturais de Deus.
IMANÊNCIA:
[Do lat. immanentia] Qualidade do que
está em si mesmo, não transita a outrem. É o oposto de transcendência. Embora
seja Deus transcendente, não se encontra à parte de sua criação; acha-se
presente nesta através dos atributos de sua imanência: onipresença, onisciência
e onipotência; e por intermédio de seus atributos morais.
A imanência corrobora com a intervenção
divina na criação. Seres humanos, a natureza e tudo o que há no mundo pertencem
ao nosso Deus. Entretanto, a Sua transcendência não permite que Ele mesmo se
confunda com sua criação. O nosso Pai não é a natureza; não é o homem; nem,
muito menos, o animal. O nosso Deus é o Criador de tudo! E Ele se relaciona com
a sua criação.
Palavra Chave: Obrigação: Ação de obrigar; fato de estar obrigado a fazer uma ação.
Na lição anterior, vimos que o pregador
tratou sobre as coisas que acontecem “debaixo do sol” (Ec 1 — 4). Ele
demonstrou que o conhecimento sem o temor de Deus não é sabedoria, mas loucura.
Demonstrou ainda que a busca desenfreada pelo prazer é correr “atrás do vento”
e que a aquisição de bens materiais não pode fazer de nós pessoas felizes. E,
por último, ensinou que o trabalho, sem a visão objetiva de Deus transforma-se
em mero ativismo.
A partir do capítulo cinco, porém, Salomão
versa sobre o estilo de vida do adorador consciente dos seus direitos e
obrigações diante de Deus. Esse assunto é o que, à luz dos atributos divinos
revelados nas Escrituras Sagradas — santidade, transcendência e imanência —,
buscaremos compreender. Nesta lição, veremos que as nossas obrigações não se
limitam ao “mundo eclesiástico-religioso”, mas também ao universo que Deus
criou.
1. Obrigações de natureza político-social.
Há um ditado popular que diz: “Primeiro a
obrigação, depois a devoção”. Aqui, há um dualismo que separa a obrigação (vida
social) da devoção (vida espiritual), como se ambas fossem duas dimensões
distintas. Tal máxima não é bíblica, pois o livro de Eclesiastes denota uma
perspectiva completamente oposta (Ec 8.2). As Escrituras orientam-nos a
priorizar o Reino de Deus sem perder de vista a dimensão material em que
estamos inseridos (Mt 6.33; 22.21).Vivemos em um mundo em que há autoridades constituídas e onde, consequentemente, direitos e deveres são estabelecidos. Somos cidadãos e possuímos direitos e deveres para com o Estado. Pagamos os impostos, podemos votar e receber votos. Enfim, não podemos eximir-nos das nossas obrigações para com a nação. A nossa consciência cívica deve ter como base a Bíblia Sagrada.
2. Obrigações de natureza religiosa.
Além da nossa obrigação político-social, de
natureza cível, há também a de natureza religiosa ou espiritual. Elas acontecem
na dimensão do culto, da adoração.A palavra hebraica shachar mantém o sentido de “prostrar-se com deferência diante de um superior” (Gn 22.5; Êx 20.5). É com esse entendimento que Salomão fala da casa de Deus como o local de adoração (Ec 5.1). Construtor do grande templo, ele sabia que essa casa tinha como objetivos centralizar o culto, a fim de assegurar os elementos mais sublimes de sua liturgia: a adoração verdadeira a Deus e a unidade dos adoradores num único povo.
II. OBRIGAÇÕES ANTE A SANTIDADE DE DEUS
1. Reverência.
Todo culto tem uma liturgia, e não há nada de
errado nisso. A palavra liturgia está associada ao culto da Igreja
Primitiva. Quando em Antioquia houve uma escolha e separação de obreiros para a
obra missionária (At 13.2), Lucas registra o fato utilizando a palavra grega leitourgeo
para designar serviço, e dessa palavra vem o vocábulo português liturgia.
Esta também faz parte da adoração a Deus.Salomão sabia disso e advertiu-nos quanto ao cuidado que devemos ter quando entrarmos na casa de Deus (Ec 5.1). Desligue o celular, não masque chiclete, seja reverente! Seja um verdadeiro adorador!
Obedecer a um conjunto de normas e regras sem atentar para os princípios que o fundamentam é puro legalismo. Não vale a pena observar o preceito sem atentar para o princípio existente por trás dele. O livro de Eclesiastes demonstra isso com clareza (Ec 5.1), pois Deus não se interessa na observância do sacrifício em si, e sim na obediência aos princípios que regulamentam a sua prática. Foi exatamente isso que o profeta Samuel ensinou a Saul (1Sm 15.22).
1. Deus, o criador.
Todas as religiões possuem a noção do sagrado
e demonstram respeito por ele. No cristianismo, como no judaísmo, a consciência
do sagrado revela-se na manifestação do Deus verdadeiro, que ao longo da
história deu-se a conhecer ao homem. O Deus Criador se distingue da própria
criação (Dt 4.15-20). A teologia bíblica denomina essa doutrina de “a transcendência
de Deus”. Deus está além de suas criaturas, como afirma o Eclesiastes: “Deus
está nos céus, e tu estás sobre a terra” (Ec 5.2b). Ele pode humanizar-se, como
já o fez (Jo 1.14), mas o homem não pode tornar-se divino. Quem procurou ser
igual a Deus foi expulso do céu (Ez 28.1,2; Is 14.12-15).O homem foi criado por Deus como a coroa da criação. Ele não surgiu do acaso nem de uma mistura acidental de elementos naturais. E a nós Deus se revelou, manifestou seus atributos, vontades e apesar de estarmos condenados à morte eterna, Deus proporcionou em Jesus Cristo a salvação que nos era necessária para que passássemos a eternidade futura com o nosso Criador e Redentor.
SINOPSE DO TÓPICO (III): A transcendência divina revela-nos que o nosso Deus é o Criador; o homem, criatura.
IV. OBRIGAÇÕES DIANTE DA IMANÊNCIA DE DEUS
1. Deus está próximo.
O atributo da imanência divina revela-nos um
Deus que se relaciona com a sua criação. Isto significa que o Pai Celeste não é
um Deus distante que, após criar o mundo, ausentou-se dele! Pelo contrário, Ele
é um Deus presente, participa da sua criação e nela intervém.O capítulo cinco de Eclesiastes narra Salomão falando do culto a Deus e como o Senhor identifica-se com o homem que lhe oferece adoração, seja aprovando-o ou reprovando-o (Ec 5.4b). Essa mesma verdade é confirmada em o Novo Testamento (2Co 6.16). A proximidade de Deus com o homem deve fazer-nos melhores crentes e pessoas.
Deus não apenas se faz presente, mas também prometeu abençoar os seus filhos, atendendo nossas orações e súplicas. Isso acontecerá quando orarmos de acordo com sua vontade (Jr 29.12,13; Jo 14.13,14).
Cientes dessa verdade, os judeus não somente oravam a Deus, como também se empenhavam com votos (Nm 30.3-16; Dt 23.21-23). Não há dúvidas de que o livro de Eclesiastes tem em mente essas passagens bíblicas, quando adverte sobre a seriedade do voto (Ec 5.4). Em o Novo Testamento, não encontramos um preceito específico concernente a essa prática, mas o seu princípio permanece válido, pois o cumprimento de um voto, ou de um propósito diante de Deus, é algo que ultrapassa gerações.
Nesta lição, abordamos as palavras de Salomão no contexto da adoração bíblica. Conscientizamo-nos de que não há adoração verdadeira que não leve em conta as obrigações diante de Deus e dos homens. Se quisermos viver uma vida espiritual plena devemos ter em mente as implicações que a acompanham. De nada adianta termos templos suntuosos, pregadores eloquentes e cantores famosos se não estamos cumprindo as obrigações que uma verdadeira adoração requer.
Ativismo: Trabalho desenvolvido em meios revolucionários, políticos, estudantis, sindicais; militância.
Dualismo: Princípio comum a diversas religiões e seitas que professam a coexistência irredutível do corpo e do espírito, do bem e do mal.
Legalismo: Tendência a se reduzir a fé cristã aos aspectos puramente materiais e formais das observâncias práticas e obrigações eclesiásticas.
Bíblia de Estudo em Defesa da Fé: Questões
reais, respostas precisas, fé solidificada. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
HORTON, S. (Ed.). Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1 ed., RJ: CPAD, 1996.
HORTON, S. (Ed.). Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1 ed., RJ: CPAD, 1996.
EXERCÍCIOS
1. O que as Escrituras orientam-nos em relação ao Reino de Deus e acerca
da dimensão material?
R. As Escrituras orientam-nos a priorizar
o Reino de Deus sem perder de vista a dimensão material em que estamos
inseridos.R. Serviço.
R. Revelou-se na manifestação do Deus verdadeiro, que ao longo da história deu-se a conhecer ao homem.
4. O que o atributo da imanência divina revela-nos?
R. Um Deus que se relaciona com a sua
criação.
5. Você tem verdadeiramente cultuado a Deus?
R. Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Vida Cristã
“Adoração centrada em Deus
A adoração centrada em Deus começa com o foco
na tremenda revelação de Deus. Este Deus das Santas Escrituras é o Onipotente
(Todo-Poderoso) Criador, que falou e tudo veio a existir! Este é Deus, que é
Onipresente (presente em todos os lugares), acima de tudo, abaixo de tudo, mas
não contido em nada. Deus é Onisciente (sabe tudo), chegando até a enumerar os
cabelos de nossa cabeça. Ele conhece nossos pensamentos antes que venham a
existir ou tornar-se conhecidos. Deus é santo e habita na luz inacessível de
sua própria glória.
Quando nos reunimos para cultuá-lo em
adoração, devemos conscientemente começar com esta grande imagem de Deus diante
de nós e nos perguntar: Como devemos conduzir nossa vida a cada dia e moldar
nossa reunião para glorificar a este Deus? Isto é muito importante para esta
presente geração, porque manter em mente esta visão bíblica de Deus enquanto
adoramos nos ajuda a evitar a idolatria. Não cometa o erro de pensar que você
não é culpado de idolatria, simplesmente porque não se curva diante de ídolos.
Somos culpados de idolatria toda vez que pensamos em Deus de forma diferente do
que a Bíblia o retrata” (HUGUES, B. Disciplinas da Mulher Cristã. 1 ed., RJ:
CPAD, 2005, pp.56-57).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Cumprindo as obrigações diante de Deus
A língua grega dispõe de duas palavras para culto: latreia e proskuneo. A primeira significa adoração e a segunda reverenciar. Cultuar a Deus é adorá-lo. É reconhecer que Ele é único e digno de receber toda a honra, glória e louvores. Muitos confundem cultuar a Deus com ir à igreja. Às vezes os crentes até vão à igreja, mas não louvam e adoram ao Senhor. Deus busca aqueles que o adoram em espírito e em verdade (Jo 4.24).
Os israelitas não tinham a liberdade que nós temos hoje. Na Antiga Aliança para se apresentar diante de Deus era necessário sacrifícios e a intervenção de um sacerdote. Atualmente não mais precisamos disso, pois a morte e a ressurreição de Jesus nos garante livre acesso à presença do Pai. Todavia, é preciso respeito. O poeta Alemão Goethe declarou: “A alma da religião cristã é a reverência”. Certa vez, Jesus entrou no Templo e ficou indignado com a falta de reverência das pessoas. O louvor e a adoração haviam sido substituídos pelo comércio (Mt 21.12). O que se ouvia ali não eram aleluias e glórias ao Todo-Poderoso, mas o grito dos cambistas e dos que comercializavam os pombinhos que eram utilizados nos sacrifícios. O Mestre ficou indignado! Jesus colocou toda aquela “turma” no seu devido lugar. O louvor, a adoração e a oração estavam sendo substituídos.
Hoje temos livre acesso a Deus, não precisamos realizar todo o ritual litúrgico do culto levítico, porém não significa que em nossos cultos não devemos seguir uma liturgia santa, bíblica. Paulo ao ensinar a respeito do culto diz que tudo deve ser feito para a edificação: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1Co 14.26).
Para muitos israelitas a ida até Jerusalém, onde estava o Templo, não era somente uma obrigação religiosa. Certamente eles iam ao Templo para celebrar as festas sagradas com o coração alegre. Observe o que nós diz o salmista: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!” (Sl 122.1). Vamos à Casa do Senhor não por uma obrigação religiosa, mas porque o amamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário