Lições Bíblicas CPAD / Adultos
Título: O final de todas as coisas — Esperança
e glória para os salvos
Comentarista: Elinaldo Renovato
TEXTO ÁUREO: “Porque
eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas
passadas, nem mais se recordarão” (Is 65.17).
VERDADE PRÁTICA: Os crentes viverão eternamente com Jesus
Cristo na cidade santa, a Nova Jerusalém.
OBJETIVO GERAL: Mostrar
que os crentes viverão para sempre com Jesus Cristo na nova Jerusalém.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo
I. refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Explicar que todas as coisas na terra serão renovadas;
II. Saber que haverá novos céus e nova terra;
III. Mostrar o que será a Nova Jerusalém.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Deus criou os céus e a terra, mas a Queda
maculou a criação divina. Os céus e a terra também serão transformados e
purificados pelo Senhor. O Criador vai restaurar, mediante o seu poder, todo o
universo, expurgando os efeitos do pecado. Para os crentes, Deus está
preparando um lugar novo, a nova Jerusalém. A cidade santa onde vão habitar
todos aqueles que foram remidos pelo Senhor. Ali não haverá mais pecado, dor ou
morte. Desfrutaremos eternamente da companhia do Senhor Jesus. Nossa alegria
não está neste mundo. Aqui enfrentamos tristezas e dores, mas um dia estaremos
livres de todas as intempéries deste mundo. A Nova Jerusalém nos espera.
INTRODUÇÃO
O pecado de desobediência de Adão e Eva afetaram toda a criação,
incluindo a natureza. Como consequência da Queda a terra recebeu uma sentença
de juízo (Gn 3.17). A natureza aguarda a sua redenção, que será instaurada por
Deus no fim dos tempos (2Pe 3.13). Paulo diz que Deus, “segundo o seu
beneplácito”, tomou a decisão “de tornar a congregar em Cristo todas as coisas,
na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que
estão na terra” (Ef 1.5,10).
PONTO CENTRAL: Todos os crentes fiéis estarão com o
Senhor Jesus Cristo na Nova Jerusalém.
I. TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS
1. Deus criou os céus.
Quando a Bíblia fala a respeito dos “céus”, normalmente refere-se ao
espaço sideral. No princípio, Ele criou “os céus”, mas o “Céu”, morada de Deus
já existia. Deus habita nos “céus”, acima do espaço sideral (Sl 11.4).
2. A renovação divina dos céus.
Deus irá restaurar todo o universo, expurgando os efeitos da Queda e as
ações do Diabo e seus anjos. A Terra passará por um processo de transformação e
estará livre dos efeitos da ação maligna e do homem (Is 34.4; Ap 21.4). Na
renovação divina, toda a Terra será transformada (2Pe 3.7).
SÍNTESE DO TÓPICO (I): Deus, o
Criador vai renovar todo o universo.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
O Novo Céu
O céu na eternidade será diferente daquele onde Deus agora habita. Na
consumação de todas as coisas, Deus renovará os céus e a terra, fundindo seu
céu a um novo universo e formando uma habitação perfeita que será o nosso lar
eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da
criação. Tudo será transformado em um lugar perfeito e magnífico, adequado à
glória do céu. O apóstolo Pedro descreveu isto como a esperança de todos os
remidos (2Pe 3.13).
Naturalmente, uma reforma cósmica radical sempre esteve nos planos de
Deus. Esta foi também a graciosa promessa que, por meio dos profetas do AT,
Deus deu a seu povo (Is 65.17-19).
Deus declara que transformará de tal forma o céu e a terra que hoje
conhecemos, que corresponderá a uma nova criação. Observe que, em um novo
universo, a Nova Jerusalém será o foco de todas as coisas. O novo céu e a nova
terra serão tão magníficos que tornarão os antigos insignificantes. No capítulo
final da profecia de Isaías, o Senhor promete que este novo céu e esta nova
terra perdurarão para sempre, juntamente com todos os santos de Deus (Is
66.22)” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ:
CPAD, 2008, pp.111,12).
II. NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
1. Em Cristo, céus e terra serão congregados.
O apóstolo Pedro afirma que aguardamos novos céus e nova Terra (2Pe
3.13). O texto da Epístola de Pedro nos mostra que o propósito divino é uma
nova criação (Is 66.22). Os céus e a Terra serão purificados e restaurados pelo
fogo. Os crentes esperam ansiosamente pela restauração do mundo de Deus.
2. Novos céus e nova terra.
A Igreja de Jesus tem sido perseguida ao longo da História, mas está
perto o tempo em que não haverá mais nenhuma ação maligna ou humana contra o
povo do Senhor (Hb 11.36-39). Com a restauração de todas as coisas, nos “novos
céus” e “na nova terra”, “não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se
recordarão”.
SÍNTESE DO TÓPICO (II): O Todo-Poderoso
vai preparar novos céus e nova Terra.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
Nos novos céu e terra nada nos trará medo e nada nos separará um dos
outros. A única água descrita será ‘o rio puro da água da vida’ (Ap 22.1). Este
rio claro como cristal desce pela rua principal do céu (Ap 22.2).
Apocalipse 21.3-7 traz uma descrição das características mais marcantes
dos novos céus e nova terra.
As Escrituras aqui prometem que o céu será um Reino de perfeita
bem-aventurança. Nos novos céus e na nova terra não haverá lugar para lágrimas,
dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará com Ele por toda a
eternidade, completamente livre de todos os efeitos do pecado e do mal. Deus é
retratado secando pessoalmente as lágrimas dos remidos.
No céu, a morte estará completamente aniquilada (1Co 15.26). Ali não
haverá doença, fome, problemas ou tragédias. Haverá apenas a alegria completa e
bênçãos eternas” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2008, p.112).
III. NOVA JERUSALÉM
1. Foi preparada no céu.
Será um lugar santo de comunhão e relacionamento com Deus (Ap 21.3). Ali
encontraremos uma linda praça, no meio da qual atravessa o “rio da vida”, com a
“árvore da vida” em suas margens (Ap 22.2; 21.6). Só os que têm o nome escrito
no Livro da Vida entrarão nessa linda cidade. Neste mundo tenebroso,
enfrentamos lutas e sofremos com a degradação do meio ambiente, as enchentes,
secas e variações climáticas, mas haveremos de desfrutar de um novo lugar que
está preparado para aqueles que creem e o aguardam.
2. Os muro e as doze portas.
“E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze
anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel”
(Ap 21.12, 13). Cada porta é “uma pérola”; a praça é “de ouro puro, como vidro
transparente” (Ap 21.21); o muro é de jaspe, “a cidade, de ouro puro,
semelhante a vidro puro” (Ap 21.18,21). Os nomes nas portas representam a
fidelidade de Deus para com Abraão, Isaque e Jacó (cf. Rm 9.27; 11.29). Nela,
não haverá templo, pois o “seu templo é o Senhor, Deus Todo-Poderoso, e o
Cordeiro” (Ap 21.22).
3. Os doze fundamentos da cidade.
“E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze
apóstolos do Cordeiro” (Ap 21.14). Os nomes dos apóstolos nos fundamentos
representam a Igreja de Cristo como “coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.15),
através da “doutrina dos apóstolos” (At 2.42), que representa a mensagem do
evangelho de Cristo. Seus fundamentos são gloriosos (Ap 21.19,20). Só chegando
lá poderemos ver o cuidado do Senhor em projetar tanto brilho e fulgor da
cidade divina. A cidade tem formato cúbico (Ap 21.16,17).
4. Ali não haverá mais tristeza.
“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem
pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap
21.4; 1Co 15.26). Um dos principais motivos para a tristeza é a morte. Nas
grandes cidades ou nos pequenos lugarejos, sempre existe um cemitério, onde
entes queridos são enterrados. Ninguém pode escapar da morte. Mas, na Nova
Jerusalém, a morte não mais existirá (Ap 20.14; 1Co 15.26). Não haverá luto nem
lágrimas.
Ela descerá do céu (Ap 21.2) e servirá de fonte permanente de luz para
as nações (Ap 21,24,26). A Cidade Santa iluminará as nações, mas nela não
haverá “nem sol, nem lua”, pois “a cidade não necessita de sol nem de lua, para
que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a
sua lâmpada” (Ap 21.23).
5. Não haverá pecado nem pecadores.
“E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e
mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap
21.27). Ali não haverá maldição contra ninguém (Ap 22.3), pois os corruptos já
estarão no lago de fogo e só os salvos viverão na Santa Cidade. Todos os ímpios
que não se arrependerem ficarão de fora (Ap 22.15; 1Co 6.10) e todos os que
praticam atos indignos aos olhos de Deus não terão acesso à Nova Jerusalém,
pois seu lugar e destino é o inferno (Sl 9.17).
SÍNTESE DO TÓPICO (III): Todos os
crentes vão habitar com Jesus Cristo na Nova Jerusalém.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
Nova Jerusalém
As Escrituras descrevem a Nova Jerusalém como a ‘Jerusalém que é de
cima’ (Gl 4.26), ‘a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial’ (Hb 12.22), e
‘a Santa Cidade’ que ‘de Deus descia do céu’ (Ap 21.2,10). O AT refere-se a ela
como a habitação de Deus. No NT, é também a morada celestial dos santos. As
sagradas estruturas da cidade celestial contribuíram para o projeto do
Tabernáculo e do Templo na terra. Quando descer como o ‘tabernáculo de Deus com
os homens’ (Ap 21.3), será um Templo tanto físico (Ap 21.12-21) como espiritual
(Ap 21.22).
O AT representa a Jerusalém celestial como o ‘monte’ e o ‘santuário’
celestial. Ezequiel refere-se ao ‘monte santo de Deus’ e a ‘santuários’ no céu
(Ez 28.14,16). Salmos 2 menciona ‘Aquele que habita nos céus’ e ‘o nome santo
monte Sião’ (vv.4,5). A primeira expressão diz respeito ao lugar no céu onde
Deus está entronizado. A segunda refere-se à Jerusalém terrestre, onde Deus
dará o trono a seu Rei, após derrotar as nações na batalha do Armagedom. Os
salmos davídicos também aludem a Deus em sua ‘casa’ ou ‘templo’ (Sl 11.4),
apesar de o Templo ter sido erguido somente após a morte de Davi. Tais
referências são, portanto, relativamente ao Templo celestial, como vemos em um
dos salmos de forma explícita: ‘O Senhor está no seu santo templo; o trono do
Senhor está nos céus’ (Sl 11.4)” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia
Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.328).
CONCLUSÃO
Um dos hinos da Harpa Cristã declara: “Metade da glória celeste jamais
se contou ao mortal”. O que a Bíblia revela, afastando um pouco o véu da
eternidade, não é a expressão plena da realidade que se descortinará aos olhos
dos salvos em Cristo Jesus, que com Ele reinarão, na Nova Jerusalém. Por isso,
vale a pena ser crente fiel, santo e dedicado a fazer a vontade de Deus.
PARA REFLETIR
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
1° Por que a terra será renovada?
Resp: Para que ela seja purificada dos
efeitos da Queda.
2° O que vai purificar os céus e a Terra?
Resp: O fogo.
3° O que será a Nova Jerusalém?
Resp: Será um lugar santo de comunhão e
relacionamento com Deus (Ap 21.3).
4° Quem entrará na Nova Jerusalém?
Resp: Só os que têm o nome escrito no Livro
da Vida entrarão nessa linda cidade.
5° O que representam os nomes nas portas da Nova Jerusalém?
Resp: Os nomes dos apóstolos nos fundamentos
representam a Igreja de Cristo como “coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.15),
através da “doutrina dos apóstolos” (At 2.42), que representa a mensagem do
evangelho de Cristo.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Novos Céus e nova Terra
Tudo novo! A Criação e o Ser Humano que precisam ser restaurados por
Deus, aguardam ansiosamente a renovação de todas as coisas. Muitos não
acreditam ser possível, um dia, o ser humano achar o verdadeiro significado da
vida. Quando ele vir o seu Senhor chegando, em Glória, seja para ser
justificado ou condenado, o homem saberá que um novo tempo se instalará na
humanidade. E o estado de graça, de amor, de justiça e de verdade será instaurado
para todo sempre, de eternidade em eternidade.
A cada ano que passa, o meio ambiente é atingindo pela poluição da
sociedade. As florestas são devastadas, o ar que respiramos ainda mais poluído.
A violência cresce nas cidades. Na região geográfica onde você mora pelo menos
alguém que você conheça já foi assaltado ou agredido ou até mesmo assassinado.
O mundo em que vivemos não é seguro. Corremos riscos se andarmos sozinhos em
lugares desertos.
O advento do Pecado fez a Terra ficar doente e devastada pela ambição
humana. Um descontrole total do clima, das cidades, da vida social das pessoas.
Angústias, solidão, medo, ansiedade e tristeza são companheiras inseparáveis
dos seres humanos. Além de lutar para sobreviver diariamente, as pessoas têm de
enfrentar a própria natureza dilacerada pelas muitas decepções. O ser humano e
o meio ambiente estão em crises.
O texto bíblico de Romanos 8.19-23 afirma que a Criação sofre e está
gemendo como quem tem dores de parto, debaixo de uma ganância insana do ser
humano: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de
parto até agora” (v.22). Mas não só o meio ambiente; nós também sofremos a todo
o momento o resultado das nossas escolhas equivocadas: “mas nós mesmos, que
temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção,
a saber, a redenção do nosso corpo” (v.23). Em meio a este sofrimento,
descontrole e escravidão do pecado, a Bíblia faz brotar uma promessa de Novo
Céus e Nova Terra.
A Sagrada Escritura diz que somos peregrinos neste mundo, pois a nossa
casa é celestial. Mas um dia o que é celestial tornará uma realidade aqui na
Terra. Novos Céus e nova Terra aparecerão. No dia em que os filhos de Deus se
manifestarem com Cristo, a Terra será sarada, o ser humano, plenamente
regenerado. Então, viveremos para sempre, de eternidade em eternidade, com o
Senhor Criador dos Céus e da Terra.
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