LIÇÕES BÍBLICAS CPAD / ADULTOS
Título: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
— Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Comentarista: Osiel Gomes
TEXTO ÁUREO: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5.16).
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Rm 8.4
O
crente não pode mais andar segundo a carne, mas segundo o Espírito
Para
vencermos as obras da carne precisamos ser cheios do Espírito
Não
existe condenação para aqueles que estão em Cristo
Precisamos
andar e viver no Espírito
Os
que andam segundo a carne não herdarão o Reino de Deus
Os
que são de Cristo precisam crucificar a carne
Gálatas 5.16-26.
16
— Digo, porém: Andai em Espírito e não
cumprireis a concupiscência da carne.
17
— Porque a carne cobiça contra o
Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao outro; para que
não façais o que quereis.
18
— Mas, se sois guiados pelo Espírito,
não estais debaixo da lei.
19
— Porque as obras da carne são
manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20
— idolatrias, feitiçarias, inimizades,
porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21
— invejas, homicídios, bebedices,
glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já
antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22
— Mas o fruto do Espírito é: amor,
gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23
— Contra essas coisas não há lei.
24
— E os que são de Cristo crucificaram
a carne com as suas paixões e concupiscências.
25
— Se vivemos no Espírito, andemos
também no Espírito.
26
— Não sejamos cobiçosos de vanglórias,
irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Explicar o que é carne e espírito no
contexto bíblico;
II. Saber que ou o crente vive de acordo
com a carne, ou de acordo com o Espírito;
III. Entender que o verdadeiro cristão é
reconhecido pelo seu caráter e suas ações.
INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Prezado professor, mais um ano se inicia para a
glória do Senhor! Anelamos pelo glorioso dia em que O veremos face a face no
seu Reino de Glória! Você está preparado? Sua classe está preparada? Enquanto
vivemos neste mundo, devemos a cada dia aperfeiçoar as nossas vidas para
estarmos mais perto do céu. Neste trimestre, teremos a oportunidade de nos
aprofundar num assunto que nunca se esgota: obras da carne versus fruto do
Espírito.O comentarista do trimestre é o pastor Osiel Gomes — escritor, conferencista, bacharel em Teologia, Direito e graduado em Filosofia; líder da AD em Tirirical, São Luís — Maranhão.
As lições que serão estudadas servirão de despertamento para os crentes a fim de que possamos alimentar, em nossas vidas, o fruto do Espírito e não ceder às obras da carne.
INTRODUÇÃO
Neste
trimestre, estudaremos a respeito das obras da carne e o fruto do Espírito. Na
Epístola aos Gálatas, o apóstolo Paulo, de maneira brilhante e contundente,
trata do assunto, mostrando o embate existente entre a carne e o Espírito. Ele
faz uma exposição da luta que se inicia, internamente, quando aceitamos Jesus
como Salvador e procuramos viver segundo a sua vontade. Como poderemos vencer
esse embate entre a carne e o Espírito? Veremos que não é possível vencer a
natureza carnal mediante o autoflagelo. Para vencermos as obras da carne,
precisamos, em primeiro lugar, deixar-nos dominar pelo Espírito Santo de Deus.
É preciso ser cheio do Espírito Santo diariamente (Ef 5.18). Se o crente tiver
uma vida controlada pelo Consolador, terá plena condição de resistir à sua
natureza pecaminosa. Se permitirmos que o Espírito nos domine e nos guie vamos
então produzir o fruto que nos leva a agir como discípulos de Cristo (Gl 5.16).
1. O que é a carne?
Dentro
do contexto neotestamentário, o vocábulo carne é sarx. Essa palavra é
utilizada para designar a natureza adâmica que domina o velho homem e o leva a
praticar as obras da carne relacionadas em Gálatas 5.19-21. Edward Robinson, no
seu dicionário de grego do Novo Testamento, utiliza a palavra sarx para
descrever a natureza exterior que difere do homem interior (Lc 24.39). A
palavra carne, no aspecto teológico, denota a fragilidade humana e a sua
tendência ao pecado. Ela é a sede dos apetites carnais (Mt 26.41). O homem
somente poderá viver em novidade de vida e no poder do Espírito Santo se, pela
fé, receber Jesus Cristo como Salvador.
2. O que é o espírito?
A
palavra espírito no grego é pneuma. Esse termo significa sopro, vento,
respiração e princípio da vida. Esse vocábulo também descreve o espírito que
habita no homem o qual foi soprado por Deus (Gn 2.7). Logo, percebemos que esta
palavra tem diferentes significados, e segundo o pastor Claudionor de Andrade,
o seu significado teológico vai muito além: “Espírito é a parte imaterial que
Deus insuflou no ser humano, transmitindo-lhe a vida”. Essa palavra também é
aplicada, no Evangelho de João, em referência a Deus (Jo 4.24). A Terceira
Pessoa da Santíssima Trindade é identificada no Novo Testamento como o Espírito
Santo (Lc 4.1; Hb 3.7), e, uma vez mais é importante frisar que o Espírito
Santo é uma pessoa.
3. Andar na carne x andar no Espírito.
Paulo
adverte os crentes mostrando que os que vivem segundo a carne, ou seja, uma
vida dominada pelo pecado, jamais agradarão a Deus: “Portanto, os que estão na
carne não podem agradar a Deus” (Rm 8.8). O viver na carne opera morte
(espiritual e física), mas o viver no Espírito conduz o crente à felicidade, à
vida eterna (Rm 8.11; 1Co 6.14). Paulo foi enfático ao afirmar: “Andai em
Espírito” (Gl 5.16). O Espírito Santo nos ajuda a viver em santidade e de
maneira que o nome do Senhor seja exaltado. Sem Ele não poderíamos agradar a
Deus. Quem pode nos ajudar e nos conduzir de modo a agradar a Deus? Somente o
Espírito Santo. O doutor Stanley Horton diz que andar no Espírito e ser guiado
por Ele significa obter vitória sobre os desejos e os impulsos carnais.
Significa desenvolver o fruto do Espírito, o melhor antídoto às concupiscências
carnais. Jamais tente viver a vida cristã pelos seus próprios esforços, tomando
atalhos, buscando desvios, mas renda-se constantemente ao Espírito Santo, pois
Ele lhe ensinará a maneira certa de viver a vida cristã.Quando o Espírito Santo tem o controle do nosso espírito, Ele faz com que o nosso homem interior tenha forças e condições para opor-se às obras da carne. Andar na carne, ou seja, ser dominado pela velha natureza adâmica leva a pessoa a portar-se de modo pecaminoso. Infelizmente, muitos crentes, como os de Corinto, estão se deixando dominar pelas obras da carne (1Co 3.3).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Professor
elabore um cartaz de acordo com o quadro abaixo. Utilize-o para fazer um
contraponto Espírito x Natureza pecadora.Ao descrever este conjunto de opostos, Paulo nos lembra de verdades vitais e maravilhosas. O que não conseguimos fazer, Deus consegue e fará, tanto em nós quanto para nós. Nunca nos tornaremos as pessoas verdadeiramente boas que desejamos ser, tentando obedecer à Lei de Deus. Mas, nos tornaremos gradativamente mais justos à medida que confiarmos no Espírito de Deus para nos orientar e capacitar” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.414).
CONHEÇA MAIS
O Espírito... contra a carne (Gl 5.17)
O
conflito espiritual interiormente no crente envolve a totalidade da sua pessoa.
Este conflito resulta ou numa completa submissão às más inclinações da ‘carne’,
o que significa voltar ao domínio do pecado; ou numa plena submissão à vontade
do Espírito Santo, continuando o crente sob o senhorio de Cristo (Rm 8.4-14). “O
campo de batalha está no próprio cristão, e o conflito continuarão por toda a
vida terrena, visto que o crente por fim reinará com Cristo (Rm 7.7-25; 2Tm
2.12; Ap 12.11)”. Para conhecer mais, leia Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD,
p.1801.
II. OBRAS DA CARNE, UM CONVITE AO PECADO
1. A cobiça.
Quem anda no Espírito resiste às obras
da carne, pois somente cheios dEle teremos condições de viver de modo a exaltar
e a glorificar o nome do Senhor. Quem de fato deve controlar a vida do crente é
o Espírito Santo. Homem algum tem o poder de controlar ou transformar a
natureza de outra pessoa, somente Deus tem esse poder. A natureza pecaminosa
nos incentiva a viver em concupiscência, luxúria, desejos descontrolados e
paixões impuras (2Pe 2.10). A Bíblia nos ensina que a concupiscência da carne
não procede de Deus (1Jo 2.16). Eva cobiçou o fruto da árvore que Deus havia
ordenado que não comesse. Seu desejo trouxe terríveis consequências para sua
vida e para a humanidade (Gn 3.6). A cobiça de Acã o levou à morte (Js 7.21).
Portanto, não permita que o desejo da carne, da velha natureza, domine você.
Atente para o que Paulo ensinou às igrejas da Galacia a respeito da cobiça da
carne contra o Espírito (Gl 5.17). Os desejos da carne serão sempre contrários
à vontade de Deus.
2. A oposição da carne.
O seu espírito deseja orar, jejuar e
buscar a Deus, mas a sua carne vai preferir ver televisão, comer bem e ficar no
conforto da sua casa. Precisamos ter cuidado, pois a oposição da carne contra o
Espírito é algo contínuo. Essa oposição somente será vencida se procurarmos
viver cheios do Espírito Santo. A carne não pode ter vez na vida do crente,
posto que a força do Espírito Santo seja maior, porém o embate entre a carne e
o Espírito vai perdurar até o dia que receberemos do Senhor um corpo
glorificado (Fp 3.21).
O
crente que realmente deseja fazer oposição às obras da carne precisa andar pelo
Espírito, porque Ele não deixa que a paixão infame o domine. Para o crente
existem duas maneiras pelas quais ele pode viver: na carne ou no Espírito. Ou
você serve a Deus e permite que Ele domine sua natureza adâmica ou vive na
prática das obras da carne. O que você escolhe?
Não cumprireis a concupiscência da carne
Quando
nos tornamos crentes, a nossa natureza pecadora continua existindo. Mas Deus
nos pede que coloquemos a nossa natureza pecadora sob o controle do Espírito
Santo de modo que Ele possa transformá-la. Este é um processo sobrenatural.
Nunca devemos subestimar o poder da nossa natureza pecadora, e nunca devemos
tentar combatê-la com as nossas próprias forças. Satanás é um tentador
ardiloso, e nós temos uma capacidade ilimitada de inventar desculpas. Em lugar
de tentar superar o pecado com a nossa própria força de vontade, devemos
aproveitar o tremendo poder de Cristo. Deus permite a vitória sobre a nossa natureza
pecadora — Ele envia o Espírito Santo para residir em nós e nos capacitar. Mas
a nossa capacidade de resistir aos desejos da natureza pecadora irá depender do
quanto estamos dispostos a ‘viver de acordo’ com o Espírito Santo. “Para cada
crente, este processo diário requer decisões constantes” (Comentário do Novo
Testamento: Aplicação pessoal. Volume 2. RJ: CPAD, 2010, p.294).
III. FRUTO DO ESPÍRITO, UM CHAMADO PARA
SANTIDADE
1. O que é o fruto do Espírito?
Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe,
“o fruto do Espírito são os hábitos e princípios misericordiosos que o Espírito
Santo produz em cada cristão”. Esses hábitos e princípios são o resultado de
uma vida de comunhão com Deus. De acordo com Romanos 6.22, depois de liberto do
pecado, o crente precisa desenvolver o fruto do Espírito. Os dons espirituais
são dádivas divinas, mas o fruto precisa ser desenvolvido, cultivado. O
Espírito Santo desenvolve o seu fruto em nós à medida que nos aproximamos de
Deus e procuramos ter uma vida de comunhão e santidade.
2. Os frutos provam a nossa verdadeira santidade.
Quando vivíamos no pecado, nossos
frutos, ações, eram as obras da carne, mas libertos do seu poder e domínio, tendo
uma nova natureza implantada em nosso ser, nos tornamos uma pessoa melhor. João
Batista falou a respeito da importância de produzirmos frutos dignos de
arrependimento (Mt 3.8). João estava dizendo que o arrependimento genuíno será
acompanhado pelo fruto da justiça. O arrependimento genuíno é evidenciado pelos
nossos frutos, ou seja, nossas ações. Como conhecemos uma árvore? Por seus
frutos. Logo, o verdadeiro crente é reconhecido por seu caráter e suas ações.
3. A santidade que o Espírito Santo gera
em nós.
O
Espírito Santo nos molda e nos ensina o que é certo e o que é errado à medida
que buscamos a Deus em oração, leitura da Palavra e jejuns. Por meio da Palavra
de Deus, o Espírito Santo vai trabalhando paulatinamente em nós, até que
alcancemos a estatura de homem perfeito (Ef 4.13). Quando deixamos de serem
meninos, estamos prontos para produzir bons frutos (Lc 8.8). O crente precisa
andar em novidade de vida, em santidade. Segundo os pressupostos bíblicos, a
santificação do crente é:
a)
Posicional. Quando, por meio da fé, aceitamos Jesus Cristo como nosso único e
suficiente Salvador, nossos pecados são apagados, recebemos o perdão divino e
passamos a desfrutar de uma nova vida em Cristo (2Co 5.17). A natureza adâmica
já não tem mais domínio sobre nós, e por meio da ação do Espírito Santo podemos
experimentar o novo nascimento (Jo 3.3). Mediante a fé passamos a desfrutar de
uma nova posição espiritual em Jesus Cristo.
b)
Progressiva.
A santificação é um processo que vai se desenvolvendo ao longo da nossa vida.
Depois do novo nascimento, o crente precisa crescer na graça e no conhecimento
de Cristo Jesus (1Pe 3.18). A santificação é gradual, progressiva e nos leva
para mais perto de Deus.
c) Final. Em Filipenses 3.12.13, Paulo mostra que
ele estava buscando uma transformação maior e final. Essa transformação somente
acontecerá quando recebermos um corpo glorificado e nos tornarmos semelhantes a
Jesus (1Jo 3.2).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Andai
em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne (Gl 5.16)O texto original apresenta ‘andai (peripateite) em Espírito’. Esta frase reflete uma expressão idiomática comum em hebraico, na qual ‘andar’ significa ‘conduzir a própria vida’.
Os judaizantes disseram aos gálatas que conduzissem as suas vidas observando a Lei. Mas Paulo argumentou que a lei não tem papel algum na vida do cristão. A pessoa que procura ser ‘justificada pela lei’ (5.4) cai da graça, e se separa de Cristo como a fonte da vida justa.
Em Romanos 7.4-6, Paulo vai ainda mais adiante, e diz que a natureza pecadora (sarx, a carne) na verdade é energizada (ou estimulada) pela Lei.
Então, o que o cristão deve fazer? O cristão deve conduzir sua vida observando não a Lei, mas o Espírito de Deus. Pois, Paulo promete a pessoa que olhar para o Espírito (confiar nEle) ‘não cumprirá a concupiscência da carne [sarx]’” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2012, p.412).
CONCLUSÃO
Para
vencermos o conflito existente entre a carne e o Espírito, precisamos tão
somente nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas
paixões e concupiscências (Gl 5.24; Ef 5.18). Permita que o Espírito Santo guie
você pelo caminho certo e que Ele controle os seus desejos de modo que o fruto
seja evidenciado em sua vida.
PARA REFLETIR
A respeito das obras da carne e o fruto
do Espírito, responda:
1° De acordo com a lição defina carne.
Resp: Essa palavra é utilizada para designar
a natureza adâmica que domina o velho homem e o leva a praticar as obras da
carne relacionadas em Gálatas 5.19-21.
2° O que é o espírito ?
Resp: Esse termo significa sopro, vento,
respiração e princípio da vida. Esse vocábulo também descreve o espírito que
habita no homem o qual foi soprado por Deus (Gn 2.7).
3° Quais são as obras da carne
relacionadas em Gálatas 5.19-21 ?
Resp: Prostituição, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.
4° Segundo Gálatas 5.22, relacione o
fruto do Espírito.
Resp: Amor, gozo, paz, longanimidade,
benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
5° Segundo os pressupostos bíblicos,
quais são os três tipos de santificação ?
Resp: Posicional, progressiva e final.
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