Os Doze Profetas Menores
Lição 12: Zacarias — O Reinado Messiânico
Data: 23 de Dezembro de 2012
TEXTO ÁUREO
“Eis
que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo
rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra” (Jr
23.5).
VERDADE PRÁTICA
Jesus
é tanto o Salvador do mundo, como Rei do Universo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Zacarias
1.1; 8.1-3,20-23.
INTERAÇÃO
Zacarias foi contemporâneo do profeta Ageu. Ele teve uma série de visões
durante os dois primeiros anos das obras de reconstrução do Templo. Essas
visões objetivavam incitar no povo ânimo para o exercício do trabalho intenso
na restauração do Templo. Os judeus estavam livres do exílio, mas o Templo não
estava acabado. A reconstrução do Templo traria uma nova esperança para os
judeus, pois a nação, no futuro, também seria restaurada espiritualmente. A
primeira e a segunda vinda de Jesus Cristo são, focalizadas pelas profecias de
Zacarias, como cumprimento da esperança judaica.
OBJETIVOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender
a estrutura e a mensagem do livro de Zacarias.
Explicar
a promessa de restauração da nação.
Saber
que o reino messiânico é real.
Palavra Chave: Messias: Pessoa na qual se
concretizavam as aspirações de salvação ou redenção.
INTRODUÇÃO:
Nessa
lição, veremos que o livro de Zacarias apresenta os eventos do porvir como o
epílogo da história. O oráculo do profeta não fala a respeito de acontecimentos
enigmáticos, mas de fatos reais e compreensíveis. Qualquer observador atento à
época atual verificará que as demandas do nosso tempo apontam para um desfecho
divinamente escatológico.
I. O LIVRO DE ZACARIAS
1. Contexto
histórico
(1.1).
Zacarias
e Ageu receberam os oráculos divinos no segundo ano do reinado de Dario, rei da
Pérsia, em 520 a.C. Conforme estudado anteriormente, a situação espiritual de
Judá é a mesma descrita no livro de Ageu. A indiferença religiosa e o avanço do
secularismo colocavam Deus em último plano. Por isso, tal como a história dos
antepassados dos judeus, o Senhor estava desgostoso daquela geração (1.2,3).
2. Vida pessoal.
Zacarias
era de uma família sacerdotal, assim como Jeremias (Jr 1.1) e Ezequiel (Ez
1.3). Seu avô, Ido (1.1), era sacerdote e veio do exílio à Jerusalém no grupo
liderado por Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque (Ne
12.1-4). Parece que “Baraquias”, seu pai, faleceu quando o profeta ainda era
criança. Assim, Zacarias fora então criado por seu avô. Isso pode justificar a
omissão do seu nome em Esdras, que o chama apenas de “filho de Ido” (Ed 5.1). O
ministério profético de Zacarias foi mais extenso que o de Ageu, pois ele
menciona os oráculos entregues dois anos após o seu chamado (7.1).
3. Estrutura e
mensagem.
Os
oráculos de Zacarias são apocalípticos. Eles foram entregues por visão
(capítulos 1-6) e palavra (7-14). O assunto do livro é o Messias de Israel. Mas
Jerusalém também ocupa espaço significativo na profecia. Há diversas
referências diretas e indiretas a Zacarias em o Novo Testamento (Zc 9.9 cf. Mt
21.5; Zc 11.13 cf. Mt 27.9,10; Zc 12.10; Ap 1.7). A vinda do Messias e os
demais eventos escatológicos predominam os capítulos 9-14.
4. Unidade
literária.
A
respeito da unidade literária de Zacarias, as opiniões mais populares estão
divididas em três grupos principais: os que defendem a unidade literária; os
que consideram os capítulos 9-14 provenientes do período pré-exílio babilônico;
e os que apontam para o período pós-exílio (os liberais). Esta última ideia é
descartada pelos críticos conservadores.
A
diferença de estilo literário é natural. Um autor pode mudar seu estilo com o
tempo e com o assunto a ser tratado. Em relação à passagem de Zacarias 11.13 —
onde o evangelista Mateus atribui autoria do seu conteúdo ao profeta Jeremias
(cf. Mt 27.9) — há pelos menos duas explicações:
a) Combinação
profética. Jeremias comprou um campo (Jr 32.6-9) e visitou a casa do oleiro (Jr
18.2). O Antigo Testamento é rico em detalhes para narrar a obra redentora. Ele
não se restringe apenas às profecias diretas. Os escritores do Novo Testamento
reconhecem a presença de Cristo e sua obra na história da redenção (Jr 31.15
cf. Mt 2.16,17; Os 11.1 cf. Mt 2.15). Nesse caso, a citação de Zacarias 11.13
seria dos dois profetas. Entretanto, somente Jeremias é mencionado, porque ele
é o profeta mais antigo e importante. Desse modo, temos a unidade literária.
b) Coletânea de
profecias.
A outra explicação é apenas hipotética. Seria uma coleção de oráculos entregues
a Jeremias após a conclusão de seu livro. Eles teriam sido preservados pelo
povo e, mais tarde, incluídos por Zacarias na segunda parte dos seus oráculos.
II. PROMESSA DE
RESTAURAÇÃO
1. Sião.
Zacarias introduz o oráculo com a usual fórmula profética (8.1). O
discurso começa com a chancela de autoridade divina: “Assim diz o SENHOR dos
Exércitos” (8.2-4,6,7). Sião era originalmente a fortaleza que Davi conquistara
dos Jebuseus, tornando-se, a partir daí, a sua cidade (2 Sm 5.6-9). Com o
passar do tempo, veio a ser um nome alternativo de Jerusalém semelhante à
descrição de Zacarias 8.3.
2. O zelo do Senhor
(8.2).
Jeová declara a si mesmo como Deus “zeloso” (Êx 20.5), e este é um dos seus
nomes (Êx 34.14). Tal zelo diz respeito à sua santidade, cuja violação não pode
ficar impune (Js 24.19). O zelo do Senhor ainda é manifestado como indignação
quando o seu povo é trucidado por estrangeiros. Aos opressores, Deus há de
açoitar (1.14,15).
3. Restauração de
Jerusalém.
A palavra profética anuncia: “Voltarei para
Sião e habitarei no meio de Jerusalém” (8.3b). Após a lição dos 70 anos de
cativeiro, o Senhor se volta com zelo ao seu povo. Mas a promessa é para o
futuro, quando Jerusalém tornar-se uma “cidade de verdade [...] monte de
santidade” (8.3b). Temos aqui, uma reiteração do que disseram Zacarias (1.16;
2.10) e os demais profetas antes dos cativeiros assírio e babilônico (Is 1.16;
Ez 36.35-38; Sf 3.13-17).
III. O REINO
MESSIÂNICO
1. A pergunta pela
paz.
Quando de um atentado terrorista no Iraque, que matou um diplomata
brasileiro, o então secretário geral das Nações Unidas, Koff Annam, declarou:
“Já não existe mais lugar seguro no mundo”. Diante disso, podemos perguntar: “É
possível viver num mundo de justiça, paz e segurança?”. A Bíblia assevera que
sim! O profeta Zacarias, mostrando a trajetória da humanidade, descreve a história
espiritual de Israel e o futuro glorioso de Jerusalém no Milênio (14.11,16,17).
2. A paz universal.
As
Escrituras Sagradas falam de um período conhecido como Reino Messiânico (ou
Milênio), em que o próprio Senhor Jesus Cristo reinará por mil anos. Tribos,
cidades, povos e nações achegar-se-ão a Deus pelo anúncio do evangelho. O
contexto bíblico permite-nos dizer que essa profecia (8.20-22) é escatológica e
aponta para a restauração de Jerusalém no Milênio (2.11; 3.10; Is 2.2-4; Mq
4.1-4). Nessa época, Israel estará plenamente restaurado tanto nacional quanto
espiritualmente.
3. A orla da veste
de um judeu (8.23).
A
expressão “naquele dia” é escatológica (2.11; Os 2.16; Jl 3.18). Aqui, ela
refere-se ao Milênio. O número dez indica quantidade indefinida (Nm 14.22; 1 Sm
1.8; Ne 4.12). O termo “judeu” no Antigo Testamento aparece frequentemente nos
livros de Esdras e Neemias. Fora deles, só aparece em Ester e também em
Jeremias. A vestimenta do judeu era de fácil identificação (Nm 15.38; Dt
22.12). E “agarrar-se à orla de sua veste” indica o desejo e o anseio do mundo
gentio em desfrutaras bênçãos e os privilégios de Israel. Portanto, se a queda
de Israel representou a riqueza do mundo, qual não será a glória dos gentios na
sua plenitude? (Rm 11.11-14).
CONCLUSÃO
Diante
do exposto, podemos concluir: se todas as profecias sobre os impérios passados
e acerca da primeira vinda do Messias cumpriram-se fielmente, as profecias
escatológicas igualmente se cumprirão. Os acontecimentos atuais por si só
começam a confirmar essa realidade.
EXERCÍCIOS
1.
Qual o assunto do livro de Zacarias?
R.
O Messias de Israel.
2.
Cite três profecias de Zacarias cumpridas em Jesus.
R.
Zc 9.9 cf. Mt 21.15;
11.13 cf. Mt 27.9,10; 12.10 cf. Jo 10.37.
3.
Como o zelo de Jeová por Sião e Jerusalém é manifestado em Zacarias 8.3?
R.
“Voltarei para Sião e
habitarei no meio de Jerusalém” (8.3a).
4.
Como se chama o reino de Cristo de mil anos?
R.
Reino Messiânico ou
Milênio.
5.
O que significa pegar na veste de um judeu em Zacarias 8.23?
R.
Indica o desejo e o
anseio do mundo gentio em desfrutar as bênçãos e os privilégios de Israel.
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