Lições Bíblicas CPAD / Jovens e Adultos
Título: Sabedoria de Deus para uma vida
vitoriosa — A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Comentarista: José
Gonçalves
TEXTO ÁUREO: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16.18).
VERDADE PRÁTICA: A
humildade é uma virtude que deve ser zelosamente cultivada, pois a arrogância
leva à destruição e à morte eterna.
HINOS SUGERIDOS: 244, 289, 337.
INTERAÇÃO
A epístola do apóstolo Paulo aos
filipenses descreve o despojamento do Senhor Jesus. Leia e medite no texto de
Filipenses 2.4-8. Imagine, o Deus Todo-Poderoso humilhando-se e sujeitando-se à
morte de cruz. E nós, seres humanos imperfeitos, quantos vezes nos exaltamos
com coisas banais?
A lição desta semana convida-nos a ter o
mesmo sentimento de Jesus. A mesma disposição em despojar-nos de nós mesmos.
Somente pela prática da humildade poderemos contrapor o veneno da arrogância.
OBJETIVOS: Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
1. Dissertar sobre a relação entre a humildade e a
arrogância.
2. Explicar os contrastes ilustrativos: o sábio e o
insensato; o justo e o injusto; o rico e o pobre; o príncipe e o escravo.
3. Cultivar a virtude da humildade e rejeitar a arrogância.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza na lousa, o quadro abaixo. Para
introduzir a lição desta semana inicie a aula com a seguinte pergunta: “Que
atitudes humanas refletem a humildade e a arrogância?”. Ouça os alunos com
atenção. À medida que forem falando preencha as colunas. Em seguida, afirme que
o Evangelho nos desafia a viver um estilo de vida humilde. Por isso, devemos
tomar uma firme resolução de rejeitar as atitudes que caracterizam a arrogância
e cultivar as virtudes da humildade.
Esta atividade permitirá uma participação ativa do aluno e
a sua aprendizagem será eficaz.
Palavra Chave: Humildade: Qualidade
de humilde. Virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações.
INTRODUÇÃO:
A humildade, a honra e a coragem são a base do bom
relacionamento entre as pessoas. Mas a arrogância, a desonra e a covardia são a
causa de inimizades e conflitos. Nesta lição, veremos a relação entre a
humildade e a arrogância à luz de alguns contrastes bastante didáticos e
ilustrativos: o sábio e o insensato, o justo e o injusto, o rico e o pobre, o
príncipe e o escravo.
Em qual grupo você se encontra? É hora de aplicarmos à
nossa vida as preciosas lições do livro de Provérbios.
I. O
SÁBIO VERSUS O INSENSATO
1. Sabedoria e humildade.
A sabedoria é entendida como a aplicação correta do
conhecimento em nosso dia a dia. Em Provérbios, ela é vista como um antídoto
contra a arrogância. Daí a insistência do sábio em que se busque adquirir a
sabedoria (Pv 16.16). A sabedoria retratada em Provérbios demonstra ser eficaz
contra a arrogância e a soberba, pois quem é sábio age com humildade (Pv 11.2).
Em o Novo Testamento, o apóstolo Paulo sabia dessa verdade
e, por isso, orou para que o Senhor concedesse aos crentes “espírito de
sabedoria e de revelação” (Ef 1.17).
2. Insensatez, arrogância e altivez.
Na visão de Provérbios, o arrogante é uma pessoa insensata
e desprovida de qualquer lucidez e bom senso. Verdadeiramente, o arrogante está
pronto a fazer o mal, pois age com soberba e altivez (Pv 6.18). É uma pessoa
inexperiente, sem domínio próprio (Pv 25.28), ingênuo (Pv 27.12), sem bom-senso
(Pv 27.7) e que se comporta como um animal ou um bêbado (Pv 26.3,9).
Por isso, o insensato não pode ser designado para um
serviço (Pv 26.6,10). Ele é fanfarrão, preguiçoso e incorrigível (Pv 25.14;
26.11,13-26; 27.22). Sua presença é um perigo, pois além de falso e maldizente
é ignorante (Pv 26.18-22). Ele não age com a razão e não sabe controlar a
própria vontade, sendo, portanto, uma abominação para o Senhor (Pv 16.5).
SINOPSE DO TÓPICO (I) : A
alegria do Senhor, a que Paulo se refere, se manifesta em meio às preocupações
e as aflições da vida.
II. O
JUSTO VERSUS O INJUSTO
1. Justiça e humildade.
Em Provérbios, a humildade e a justiça são inseparáveis.
Ali, o princípio de vida proposto pelo sábio é simples: quem é justo deve agir
com humildade, quem é humilde deve agir com justiça. Salomão, ainda bem jovem,
pediu humildemente sabedoria a Deus para governar Israel com justiça (1Rs
3.7-10). Ele queria que a justiça alcançasse todo o seu reino (Pv 1.1-3).
A pessoa humilde e justa sabe que a justiça vem
diretamente de Deus (Pv 29.26). Por isso, ela deve ser amorosa e sabiamente
exercitada.
2. Injustiça e arrogância.
A insensatez e a arrogância são categorias morais que
aparecem associadas à prática da injustiça. Nenhum arrogante agirá com
humildade e tampouco o injusto procederá com justiça. O arrogante possui uma
escala de valores distorcida e não se dá conta dos malefícios das suas ações. O
pior é que ele não possui humildade para reconhecer o fato.
A palavra hebraica para “arrogante” é gabahh, que significa orgulhoso, alto e exaltado.
Por outro lado, o termo hebraico traduzido como “humildade” vem da raiz de um
vocábulo que significa afligir, oprimir e humilhar. Na prática, a Bíblia nos
mostra que quem se sente acima dos outros pode ser tentado a pisá-los,
oprimí-los e humilhá-los, e essas são atitudes impensáveis para um servo de
Deus.
SINOPSE DO TÓPICO (II): Segundo
o livro dos Provérbios, do justo se espera justiça e humildade, mas do injusto,
injustiça e arrogância.
III. O
RICO VERSUS O POBRE
1. Riqueza e arrogância.
Uma primeira leitura de Provérbios deixa claro que Deus
condena tanto a riqueza adquirida por meios injustos, como a pobreza gerada
pela preguiça. Por isso, a riqueza pode ser fruto da justiça, e a pobreza, às
vezes, resultado da indolência e do ócio (Pv 28.19,20; 29.3). Ninguém,
portanto, deve ser elogiado meramente por ser pobre nem tampouco estigmatizado
por ser rico.
Salomão, contudo, sabe que os muitos bens do rico podem
levá-lo à prepotência e à arrogância (Pv 18.23).
2. Pobreza e humildade.
Devemos considerar, também, que há um tipo de pobreza que
é resultado de um determinado contexto sócio-histórico (Pv 28.6). Em Provérbios
é evidente que os sábios demonstram uma preferência pelo pobre. Este, mesmo não
tendo uma vida econômica confortável, age com integridade e justiça (Pv 28.11).
Tal pobre é identificado como sábio, pois ele sabe que os valores divinos são
melhores que as riquezas (Pv 22.1; 23.5).
SINOPSE DO TÓPICO (III) Uma
leitura de Provérbios deixa claro que Deus condena tanto a riqueza adquirida
por meios injustos, quanto à pobreza gerada pela preguiça.
IV. O
PRÍNCIPE VERSUS O ESCRAVO
1. Realeza: arrogância e humildade.
Quando o livro de Provérbios foi escrito, a nação de
Israel era uma monarquia. Nesta, a figura do rei recebe destaque especial. Em
Israel, isso não seria diferente. Salomão era rei e sabia que, para governar,
precisava da sabedoria divina, a fim de discernir entre o bem e o mal (1Rs
3.1-10). A sabedoria (Pv 17.7) e a sobriedade (Pv 31.4) são elementos
indispensáveis ao rei para exercer a justiça e promover o bem-estar social de
seu povo (Pv 29.4).
O governante que teme a Deus dará mais atenção ao pobre e
ao humilde. Agindo assim, será abençoado perpetuamente (Pv 29.14). Mas o que
não teme ao Senhor procederá arrogante e perversamente (Pv 29.2).
2. Escravidão: humildade e realeza.
A verdade de Provérbios 17.2 se cumpriu quando Jeroboão,
servo de Salomão, tornou-se príncipe das dez tribos do Norte de Israel (1Rs
12.16-25). Mas um sentido metafórico e interessante para destacarmos nesse
texto é que as pessoas provenientes de uma condição humilde, quando agem com
prudência, sobressaem-se aos arrogantes. Os que, porém, desprezam a humildade,
quando chegam ao topo agem como os soberbos.
Um ditado popular descreve isso com precisão: “Dê poder ao
homem e você saberá o seu verdadeiro caráter”. Tudo é uma questão de
princípios, de atitudes e de caráter. Para que este se forme no indivíduo não
depende da sua classe social, mas dos valores que lhe são germinados desde a
mais tenra idade. Tudo é uma questão de princípios e de atitudes!
Que o pobre, ao tornar-se rico, não se esqueça de sua
origem. Os seus valores lhe dirão o que ele se tornará: uma pessoa arrogante e
egoísta ou alguém compassivo e generoso.
SINOPSE DO TÓPICO (IV): A
monarquia caracteriza-se pela prepotência e a exuberância do seu reino. Mas o
governante que teme ao Senhor dará maior atenção ao pobre e ao humilde.
CONCLUSÃO
Na presente lição, vimos os contrastes entre o sábio e o
insensato, entre o justo e o injusto, entre o rico e o pobre e entre o príncipe
e o escravo. Estudamos também que a humildade ou a arrogância distinguirão uma
pessoa da outra. A Bíblia nos orienta a cultivarmos a virtude da humildade e a
rejeitarmos a arrogância, pois “Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos
humildes” (Tg 4.6).
VOCABULÁRIO
Versus: Contra; em comparação com; em
relação a; alternativamente a.
Estigmatizado: Que ou aquele que se estigmatizou; marcado ou cicatrizado de uma ferida.
Sócio-Histórico: Relativo aos fatos ou circunstâncias sociais que fazem a história de uma sociedade.
Audazes: Quem realiza ações difíceis, afronta obstáculos e situações difíceis.
Exuberância: Fartura ou superabundância.
Estigmatizado: Que ou aquele que se estigmatizou; marcado ou cicatrizado de uma ferida.
Sócio-Histórico: Relativo aos fatos ou circunstâncias sociais que fazem a história de uma sociedade.
Audazes: Quem realiza ações difíceis, afronta obstáculos e situações difíceis.
Exuberância: Fartura ou superabundância.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
DORTCH, R. W. Orgulho Fatal: Um ousado desafio a
este mundo faminto de poder. 1 ed.,
RJ: CPAD, 1996.
GILBERTO, A. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na vida do crente. 2 ed., RJ: CPAD, 2004.
GILBERTO, A. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na vida do crente. 2 ed., RJ: CPAD, 2004.
EXERCÍCIOS
1. Segundo a lição, como a sabedoria é vista no livro de Provérbios?
R. Como
um antídoto contra a arrogância.
2. Quem é o arrogante na visão do livro de Provérbios?
R. O
arrogante é uma pessoa insensata e desprovida de qualquer lucidez e bom senso.
3. Qual o princípio de vida proposto pelo sábio?
R. Quem
é justo deve agir com humildade, quem é humilde deve agir com justiça.
4. Como os Provérbios condenam a “riqueza” e a “pobreza”?
R. Deus
condena tanto a riqueza adquirida por meios injustos, como a pobreza gerada
pela preguiça.
5. De acordo com a lição, a quem um governante temente a Deus dará
mais atenção em seu governo?
R. Ao
pobre e ao humilde.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
I
Subsídio Vida Cristã
“Humildade
Os humildes não reivindicam autoridade absoluta. Não
fingem ter uma sabedoria perfeita. A palavra humildade deriva da palavra
latina humus, que significa ‘solo’ e
‘terra’. Os atos de humildade não soam com as palavras ‘eu tenho’. Sua música
começa com ‘eu venho do pó’. Tanto em meio à crise quanto à bonança, a maneira
como agem proclama ‘eu sou limitado. Não possuo todo o conhecimento, toda a
força, todas as habilidades e nunca possuirei’. Tenham eles lido as Escrituras
profundamente ou não, eles conhecem em seus corações a sabedoria que se
encontra nelas [...].
Agir com humildade não é de modo algum intimidar-se ou
esquivar-se. Na verdade, quando se tem de lidar com questões difíceis, os
humildes sempre se tornam os mais audazes. Conhecendo suas limitações, eles
ficam livres de qualquer necessidade de fingir ser mais do que na verdade são.
Conhecendo seu lugar em relação àquele que conhece a todos, eles se abrem a
Deus e aos outros de um jeito que o orgulho jamais permitiria. Eles possuem uma
forma de liderança que brota de raízes completamente diferentes das que
alimentam o ‘eu tenho’. Sua liderança é nova e revigorante” (DOUGHTY, S. Vivendo
Com Integridade: Liderança espiritual em tempos de crise. 1 ed., RJ: CPAD, 2010, pp.60-61).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Vida Cristã
“Você Tem Sede de Poder?
Quem são os sedentos de poder? Como saberemos se essas
tendências estão adormecidas em nossos corações, esperando apenas a
oportunidade certa para subir à superfície?
Certos traços são comuns à maioria das pessoas que aspiram
ao poder. Essas características estão bem escondidas sob um manto de engano.
Assim fica difícil identificá-las, até que a ânsia pelo poder tenha afetado
negativamente sua vítima.
Algumas destas se aplicam a você?
Você deixa de falar quando algo está errado, a fim de
proteger sua posição.
Você sempre reluta em tomar posição num caso cujo
resultado não seja proveitoso para sua pessoa.
Você tem a consciência embotada quanto a algumas coisas
que estão certas ou erradas? Está sempre tão certo de que tem razão, que jamais
lhe ocorre ser errado o seu silêncio.
[...] Temos ordem para não deixar de fazer o que sabemos
ser o certo. Devemos levar a sério o mal que outros fazem ao rebanho da
humanidade. Precisamos alertar as pessoas com cautela. E esperar humildemente
sermos lembrados das nossas palavras ao vermos os erros alheios [...].
Você tem um espírito altivo.
Arrogância, poder e mentira andam de mãos dadas. Eles
pertencem à mesma gangue e protegem o seu território mediante o engano.
Você não tem de prestar contas a ninguém. Seu lema é: ‘Se
parecer bom para você, faça!’. Contanto que obtenha o que quer, é isso que
importa.
Você mente ou faz o que é necessário para conservar sua
posição de poder.
Sei por experiência pessoal e pela observação de outros
que, na busca pelo poder, estamos dispostos a pagar qualquer preço. Quando você
tem sede de poder — e pensa nele — começa então a manipular situações e pessoas
em sua mente” (DORTCH, R. W. Orgulho Fatal: Um ousado desafio a este
mundo faminto de poder. 1 ed.,
RJ: CPAD, 1996, pp.59,61,63,64).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Contrapondo a arrogância com a humildade
Muitos ainda confundem humildade com a falta de bens
e recursos materiais. Porém, humildade não tem nada a ver com os bens materiais
que uma pessoa possui. Ser humilde é ser consciente das fraquezas, falhas,
erros, imperfeições. Humildade também não é complexo de inferioridade. Muitos
não têm uma auto-estima saudável e acabam adoecendo e confundido humildade com
baixa autoestima. Quando uma pessoa não tem uma visão correta de si mesma, ela
corre o perigo de desenvolver um complexo de inferioridade ou de se tornar uma
pessoa altiva, arrogante, soberba. Deus pode e quer curar a forma como nos
vemos.
A humildade nas Sagradas Escrituras está associada a uma
atitude mental de que tudo que temos ou somos vem do Senhor. O apóstolo Pedro
exorta-nos a que venhamos nos revestir de humildade (1Pe 5.5). O livro de Provérbios
exorta-nos a trilhar o caminho da humildade (Pv 15.33; 18.12; 22.4). Jesus,
enquanto homem perfeito, é nosso maior exemplo de humildade (Mt 11.29). O
Mestre não apenas falou, ensinou a respeito do assunto. Ele deu uma lição
prática aos discípulos e a nós a respeito do que é ser humilde (Jo 13.3-16).
Outra importante passagem cristológica que trata do assunto em o Novo
Testamento é encontrada em Filipenses 2.5-11.
A soberba é o antônimo da humildade, e segundo o livro de
Provérbios a arrogância evidencia a insensatez de uma pessoa. O temor ao Senhor
é o princípio da sabedoria (Pv 1.7), logo quem teme a Deus aborrece o mal; a
soberba e a arrogância (Pv 8.13). O temor ao Senhor é um antídoto contra o mal
(Pv 16.6). Sem o reverente temor, nos tornamos vulneráveis ao mal, ao pecado.
A soberba não somente desagrada a Deus, mas ela destrói
nossos relacionamentos e a nós mesmos. Salomão já era rei quando reconheceu que
sem Deus não teria condição de governar o seu povo com justiça. Ele num gesto
de humildade pede a Deus sabedoria, pois reconheceu suas limitações. O soberbo
não consegue reconhecer suas deficiências.
Atualmente falamos muito a respeito de avivamento.
Realmente precisamos de um, porém uma das condições para experimentarmos um
avivamento genuíno é a humilhação. Isso mesmo. Observe o que nos diz 2 Crônicas
7.14: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e
buscar a minha face [...]”.
Que tenhamos consciência de que Deus resiste e continuará
resistindo aos soberbos (Tg 4.6). Todavia, o Pai Celeste dá e dará graças
àqueles que têm o coração quebrantado e contrito, que se chega a Ele com
humildade.
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