Lições Bíblicas CPAD / Adultos
Título: A Lei de Deus — Valores imutáveis para uma
sociedade em constante mudança
Comentarista: Esequias Soares
TEXTO ÁUREO: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao
Senhor” (Cl 3.20).
Abaixo, os objetivos específicos referem-se aos que
o professor deve atingir em cada tópico.
Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com
os seus respectivos subtópicos.
I.
Mostrar
que “honrar pai e mãe” é o primeiro mandamento do Decálogo que se refere ao
relacionamento com o próximo.
II.
Destacar que, na família, os pais representam a Deus.
III.
Apontar que, segundo as Escrituras, os filhos devem aos pais o respeito, a
atenção e a devida obediência.
IV.
Conscientizar os alunos de que os filhos têm responsabilidades econômicas com
os pais.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A família é uma
instituição divina que vem sofrendo golpes sucessivos na sociedade
contemporânea. Tudo na família começa a partir das figuras do pai e da mãe. A
criança precisa crescer com essa referência para desenvolver noções claras de
papéis adequados na sociedade. Para isso, os pais devem exercer autoridade
sobre os filhos, bem como o amor e o carinho na relação. A Bíblia diz que os
filhos devem honrar os pais, mas, igualmente, que os pais não podem despertar a
ira dos filhos (Ef 6.1,2). A lição desta semana tem a finalidade de resgatar um
mandamento que ajudou a construir a sociedade ocidental.
O quinto mandamento era originalmente uma ponte entre as obrigações do israelita com Deus e as do israelita com seu próximo, e liga os quatro primeiros mandamentos aos cinco seguintes. Oito dos dez mandamentos do Decálogo são proibições e dois são positivos, o quarto e o quinto. Temos aqui o segundo mandamento apresentado em fórmula positiva.
1. Os pais biológicos.
O propósito divino
aqui é a sustentabilidade da estrutura familiar e a santificação da ordem
social. Os pais são representantes de Deus na família; honrá-los e temê-los
significa fazer o mesmo em relação a Deus. São eles que geram os filhos e são
responsáveis pelo bem-estar deles, pelo seu sustento, alimentação, vestes,
saúde e educação. Não existe na vida alguém mais importante para o filho do que
o pai e a mãe, pois eles são seus heróis. Esse relacionamento é semelhante ao
de Javé com o seu povo Israel (Dt 1.31; Ml 1.6).
2.
Os pais espirituais.
A expressão “o teu pai e a tua mãe” se aplica
também aos pais espirituais, que devem ser honrados e respeitados pelos filhos
na fé. Isso é visto na lei (2Rs 2.12; 13.14) e na graça (1Tm 1.2; 2Tm 1.2; 2.1;
Tt 1.4). A figura do governante também se assemelha à dos pais; veja como
Débora se considera mãe de Israel (Jz 5.7). Assim, o mandamento abrange as
autoridades espirituais e civis, que devemos respeitar.
3.
Os pais intelectuais.
O respeito e a honra se devem também a quem se
destaca pelo conhecimento em qualquer área. Isso é visto no Faraó que
constituiu José como primeiro ministro do Egito (Gn 45.8). Isso deve servir
como exemplo nas igrejas atuais. Muitos cristãos hoje precisam aprender a lição
desse Faraó. Em qualquer lugar em que chegarmos, iremos sempre encontrar alguém
melhor do que nós em alguma área, e devemos ter humildade suficiente para
reconhecer essa autoridade.Os filhos são bênçãos de Deus para os casais a fim de preenchê-los e complementá-los. Os filhos alegram uma casa, trazem plenitude ao casamento e estendem o nome e a memória dos pais. São, na verdade, o grande empreendimento de um casal, mais do que casa ou bens, pois além de serem fruto do dom divino de gerar vida outorgado ao casal, ainda são indivíduos a quem podemos chamar de ‘nossos’.
Contudo, por mais gratificante que seja ser pai ou mãe, gerar um filho é só o primeiro ato da paternidade ou maternidade. A partir da fecundação, da vida criada ainda no útero materno, há um ser a formar, uma pessoa a construir, uma responsabilidade a considerar. Filho é uma pedra preciosa bruta e rara que Deus entrega aos pais, e o dever deles é esculpir, limpar e moldar o novo ser de forma a torná-lo único, para posteriormente devolvê-lo a Deus na forma de um adulto feliz, íntegro e temente a Deus.
Educar um filho, portanto, é muito mais do que ensinar regras básicas de educação, pagar os estudos, e dar comida e moradia. Educar um filho é formar uma pessoa, moldar seu temperamento, construir seu caráter e direcionar sua vida espiritual para Deus” (CRUZ, Elaine. Formando Filhos para Deus. cpadnews.com.br. Rio de Janeiro, Out. 2014).
1.
O verbo honrar.
Honrar pai e mãe é
mandamento divino, e não sugestão humana (Êx 20.12; Dt 5.16; Mt 15.4). O verbo
honrar, kaved, é um imperativo intensivo hebraico, do qual vem o
substantivo kavod, “honra, glória”. A raiz desse verbo aparece em todas
as línguas semíticas, com exceção do aramaico, e o significado é de “ser
pesado”, sentido figurado, cuja ideia é de ser importante (Nm 22.15). É usado
no Antigo Testamento com vários significados. Um deles diz respeito ao temor,
ao reconhecimento, responsabilidade e autoridade; em nosso contexto, refere-se
a alguém merecedor de respeito, atenção e obediência (Lv 19.3).
2.
Filho adulto.
A ordem divina é para os adultos; não se restringe
à infância e adolescência. Não importa o estado civil ou o status social, todos
devem respeitar e reverenciar de coração os pais. Em nenhum lugar da Bíblia
ensina que essa ordem seja somente para crianças e adolescentes. Quando o moço
e a moça chegam à maioridade, ou mesmo se casam, seus pais continuarão sendo os
seus genitores e os filhos devem honrá-los e respeitá-los.
3.
À luz da exegese.
O termo grego usado em Efésios para “filhos” é tekna,
plural de teknon; que indica descendente imediato sem especificar sexo
ou idade. Aparece cinco vezes nesta epístola: “filhos da ira” (2.3); “filhos
amados” (5.1); “filhos da luz” (5.8). Somente 6.4 sugere criança ou
adolescente. Em 6.1 parece ambíguo; seria precipitação aplicar esse ensino
apenas às crianças e adolescentes. O verbo “obedecer” está na voz ativa,
mostrando que se trata de pessoas moralmente livres para assumir uma
responsabilidade diante de Deus (Ef 6.1).
CONHEÇA MAIS: A
Constituição do Núcleo Familiar no AT
A constituição do núcleo familiar a priori foi
composta por um homem e uma mulher. Mais tarde, acrescentou-se ao casal os
filhos gerados dessa união. A partir do nascimento dos primeiros, a família se
tornou o primeiro sistema social no qual o ser humano é inserido.”,O que um leitor da Bíblia poderia esperar é ‘Obedeçe a teu pai e a tua mãe’. Obedecer, contudo, é mais fácil que honrar. Pode-se odiar e obedecer, mas é impossível odiar e honrar.
A gravidade da ordem é reforçada pela escolha do verbo ‘honrar’. Por diversas vezes, ele é usado com Deus como objeto (1Sm 2.30; Sl 50.23; Pv 3.9; Is 29.13; 43.20,23). Tanto Deus como os pais são dignos de honra. Esse termo hebraico é ocasionalmente traduzido por ‘glorificar’, e descreve como Deus deve ser adorado (Sl 22.23; 50.15; 86.9,12; Is 24.15).
Isso não quer dizer que os pais são dignos de adoração. Jesus citou e corroborou o quinto mandamento (Mt 15.4; Mc 7.10; também Paulo o fez em Efésios 6.2), mas também disse: ‘Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim’ (Mt 10.37). Os pais, como parte dos ‘outros deuses’ proibidos no primeiro mandamento, seriam deuses por demais impotentes.
Como Levítico 19.3, ainda que em ordem oposta, os mandamentos sobre guardar o sábado e honrar pai e mãe estão juntos. Possivelmente, a relação entre os dois está na ideia de que observar o sábado é uma forma de honrar a Deus e, portanto, corresponde a honrar os pais” (HAMILTON, Victor. Manual do Pentateuco. RJ: CPAD, 2006, p.223).
1.
Cuidado.
O sentido de deixar
pai e mãe quando se casa (Gn 2.24) é a construção de um novo lar, e não o
abandono dos pais. Deus é justo e retribuirá tudo o que o filho fizer com o pai
e com a mãe. Quem age dessa forma está semeando para o seu próprio futuro, pois
colherá isso na velhice. Há inúmeros exemplos no Antigo Testamento da
responsabilidade do filho em cuidar do sustento dos pais (Gn 47.12; Js 2.13,18;
6.23; 1Sm 22.3). O Senhor Jesus citou e viveu este mandamento (Mt 15.4, 5;
19.19; Mc 7.10-12; Lc 2.51).
2.
Oferta Corbã.
O termo “corbã”, korban, é aramaico e
significa literalmente “sacrifício”, mas o contexto aqui é algo muito triste.
Trata-se de um artifício para fugir “legalmente” do compromisso de sustentar
pai e mãe na velhice. O filho podia ser absolvido dessa responsabilidade se
fizesse uma promessa de doação em dinheiro destinada ao Templo (Mc 7.11,12).
Era uma desculpa para não ajudar os pais, pois se consagrava a Deus tudo o que
possuía. Assim, ele dizia aos pais que não podia oferecer ajuda nem fazer nada
por eles porque tudo já estava comprometido diante de Deus.
3.
Ensino de Jesus.
Deus não exige esse tipo de oferta de ninguém em
sua Palavra, por isso o Senhor Jesus foi contundente com as autoridades
religiosas de Israel. Essa doutrina dos fariseus era uma afronta a Deus e à sua
Palavra (Mc 7.13). Eles violavam a lei sob um manto de santidade, exibindo uma
religiosidade externa e falsa. Ninguém precisa sacrificar a família pela causa
do evangelho. Quem cuida do pai e da mãe já está fazendo a obra de Deus; o
cuidado da família deve ser prioritário, só depois é que vem a Igreja (1Tm
5.8). Esse é o pensamento cristão, que muitas vezes, infelizmente, é invertido
entre nós.
SÍNTESE
DO TÓPICO (III): Os filhos não podem se esconder das suas
responsabilidades para com os seus pais.
1.
Autoridade dos pais.
Honrar e respeitar pai e mãe é um ensinamento que ocupa um lugar de
elevada consideração na Bíblia. Desobedecer aos pais é desobedecer a Deus, pois
estão investidos de autoridade divina sobre a vida dos filhos e receberam de
Deus a responsabilidade pelo bem-estar deles. A observação “porque isto é
justo” (Ef 6.1) ou “porque isto é correto”, como diz outra tradução (NTLH),
significa tratar-se de uma lei natural que existe desde o princípio do mundo.
Deus já havia colocado a sua lei no coração de todos os homens, mesmo antes de
se revelar a Moisés no Sinai (Rm 1.19; 2.14,15). Essa norma existe em todas as
civilizações antes e depois de Moisés, e foi dada a Israel como revelação e
mandamento divinos (Mt 15.4).
2.
O sistema mosaico.
A promessa aos filhos que honram e obedecem aos
pais, descrita no Decálogo, é a longevidade: “para que se prolonguem os teus
dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Êx 20.12). A passagem paralela de
Deuteronômio acrescenta o sucesso econômico: “para que te vá bem” (Dt 5.16).
Temos aqui uma prova incontestável de que originalmente este mandamento era
exclusividade de Israel, pois fala sobre herdar a terra de Canaã.
3.
Adaptado sob a graça.
O apóstolo Paulo deliberadamente combina as
palavras do quinto mandamento em ambos os textos do Decálogo, Êxodo e
Deuteronômio: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com
promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Ef 6.2,3).
Aqui, a Terra Prometida não é citada nem especificada como no Decálogo: “que te
dá o SENHOR, teu Deus”. A Igreja, o povo de Deus do novo concerto, não tem
terra para herdar, pois a nossa herança é o céu (Fp 3.20). Somos uma
congregação de estrangeiros e peregrinos no mundo (1Pe 2.11).O quinto mandamento é de fundamental importância para conservar uma sociedade estável. Todavia, o cristão o observa como resultado da sua nova vida em Cristo, e não por coerção da lei, que condena à morte os filhos rebeldes (Êx 21.15,17; Lv 20.9; Dt 21.18-21), pois na graça somos guiados pelo Espírito Santo para as boas obras que Deus preparou para andarmos nelas. Não desperdice, portanto, o privilégio e a oportunidade de honrar seu pai e sua mãe, para não perder as bênçãos de Deus.
VOCABULÁRIO
Sustentabilidade:
Característica ou condição do que é sustentável, que pode ser sustentado,
preservado.
PARA REFLETIR: Sobre honrar o pai e a mãe:
Resp; Devotando-lhes todo o respeito, a atenção e a
obediência devida.
Resp; Cuidar dos pais em tudo o que for necessário.
Resp; Não! Essa era a desculpa das autoridades
religiosas de Israel para não assistirem os pais na velhice.
Resp; Porque as Escrituras colocam os pais em
posição de honra.
Resp; Não. As Escrituras orientam aos pais a não
despertarem a ira nos filhos.
Honrarás
pai e mãe
Até aqui, estudamos quatro mandamentos em relação
direta ao Deus Criador. Esses primeiros mandamentos objetivam mostrar-nos a
natureza de Deus, Sua manifestação santa e o quanto Ele nos leva a sério, não
permitindo nos relacionarmos com a sua pessoa através da mera reprodução de
imagens elaboradas pelas mãos e a imaginação humanas.A partir de agora, do quinto ao décimo mandamentos, vamos nos dedicar a conhecer uma dimensão prática do Decálogo em relação ao nosso próximo. Do quinto ao décimo mandamento, Deus claramente nos ordena a relacionarmo-nos com o próximo sob a mesma reverência que nos chegamos a Ele. O quinto mandamento: Honra o teu pai e a tua mãe para que os seus dias se prolonguem sobre a terra.
A Bíblia é clara quanto ao nosso dever de honrarmos o nosso pai e a nossa mãe. Quando falamos de honrar pai e mãe, nos referimos à família instituída por Deus e basicamente formada por pai, mãe e filhos. Todavia, no contexto bíblico, quando o mandamento em relação a honrar os pais fora exposto ao povo, a família hebreia tinha uma dimensão mais ampla que a família entendida por nós no contexto ocidental. Respeitar o pai e a mãe também implicava respeitar os pais das diversas tribos hebreias. Os pais de Levi, os pais de Judá, os pais de Efraim, os pais de Rúbem, etc. Digno de nota é que o primeiro mandamento para honrar um ser humano não foi no sentido de prestar honras ao rei ou uma autoridade religiosa, mas ao pai e a mãe.
Fazer a manutenção da honra e do respeito aos pais seria garantir que a sociedade antiga de Israel não sucumbisse à cultura dos estrangeiros. O quinto mandamento deveria ser observado igualmente pelos líderes religiosos, o sumo-sacerdote e os sacerdotes. Mas não foi isso que Jesus denunciou em Marcos 7.9-13. A revelia da Lei, os líderes religiosos criaram uma tradição dizendo que a pessoa que consagra a sua vida a Deus, quer dizer, ao serviço do Templo, os bens pelos quais poderiam socorrer os seus pais em suas necessidades não poderiam ser desviados do Templo. Com a desculpa de que “eram fiéis a Deus” tornavam-se infiéis aos seus pais. Jesus denuncia com clareza!
Pai e mãe devem ser amados e respeitados por todos nós. Honrá-los é o primeiro mandamento com promessa. A promessa de que a família não se desfará. De que a sociedade permanecerá. De que a vida será respeitada.
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