Lições Bíblicas CPAD / Adultos
3º Trimestre de
2015
Título: A Igreja e o
seu Testemunho — As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Comentarista: Elinaldo
Renovato de Lima
Data: 9 de Agosto de 2015
TEXTO ÁUREO: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho
sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos [...]” (At 20.28).
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Refletir acerca do cuidado que o pastor deve ter com as
ovelhas do Senhor.
II. Apresentar as orientações bíblicas com
respeito ao trato com os presbíteros.
III. Compreender os conselhos paulinos sobre a
sã doutrina.
Na lição de hoje veremos o cuidado e a dedicação de Paulo para com sua missão pastoral. Ele estava atento aos assuntos de interesse da igreja. Ao ler as suas epístolas pastorais, podemos perceber que Paulo deu especial importância à manutenção dos obreiros, discorreu sobre a questão da disciplina dos líderes, especialmente dos presbíteros que viessem a falhar. De forma bem clara, doutrinou a respeito dos relacionamentos na igreja local.
Paulo recomenda que “os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina” (5.17). É importante ressaltar que neste texto, presbíteros significam pastores. Assim como os doze apóstolos de Jesus deixaram tudo para segui-lo, muitos homens, na igreja do primeiro século, deixaram tudo para se dedicar ao pastorado. Estes deveriam ser sustentados pela igreja. “Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário” (5.18). Aos coríntios, ele fez observações idênticas, revelando seu zelo pela manutenção dos obreiros (1Co 9.6-10).
INTRODUÇÃO
Na
lição de hoje estudaremos partes do capítulo cinco e seis da primeira Epístola
de Timóteo. Neste capítulo Paulo dá a Timóteo instruções mais específicas
quanto à liderança da igreja. Paulo deseja que o jovem pastor prossiga
alegremente e de modo irrepreensível. Como pastor, Timóteo precisava aprender a
lidar com os idosos e com todas as demais faixas etárias que compunham a
igreja. O pastor precisa cuidar, apascentar o bebê, a criança, o adolescente, o
jovem, o adulto e o ancião, pois todos fazem parte do rebanho do Senhor.No capítulo seis Paulo vai dar prosseguimento as suas recomendações quanto ao relacionamento de Timóteo com as ovelhas.
PONTO CENTRAL:
O
pastor deve cuidar do rebanho com zelo e dedicação.
1. O cuidado com os anciãos (5.1).
O
pastor precisa se relacionar bem com os membros de diferentes idades. Paulo
procurou ensinar a Timóteo a maneira correta de lidar com as pessoas mais
velhas. Todavia, isso não significa dizer que o pastor não deve corrigir,
disciplinar os mais velhos, porém segundo o Comentário Bíblico Beacon o
conselho de Paulo a Timóteo é: “Em vez de repreender o mais velho, solicite-lhe;
apela a ele como se fosse teu pai”.
2. O cuidado com as mulheres idosas e viúvas (5.2).
As
mulheres idosas deveriam ser tratadas como mães, ou seja, membros da família. O
pastor deve proteger as irmãs idosas e ajudá-las para que continuem a crescer
na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.Paulo também dá a Timóteo algumas orientações para que ele pudesse resolver as questões das viúvas na igreja (5.3-8). No mundo antigo, as viúvas enfrentavam uma situação difícil. Não havia o serviço de previdência social e quando o marido morria, se os filhos e parentes não cuidassem delas, elas passavam por sérias dificuldades financeiras. Não havia espaço para a mulher viúva no mercado de trabalho, por isso, a igreja deveria sustentar aquelas que não tinham nenhum parente.
3. O cuidado com os ministros fiéis (v.17).
Os
líderes que são fiéis ao Senhor e à Igreja devem ser estimados e apoiados.
Sabemos que não é fácil agradar a todos e que os líderes sempre acabam sendo
alvo de críticas. Como temos tratado os líderes de nossas igrejas? Com estima e
apreço? Assim como os primeiros apóstolos, muitos dos obreiros de Éfeso
deixaram tudo para seguir a Cristo, vivendo exclusivamente da igreja e para a
igreja. O cuidado espiritual e econômico fazia parte das recomendações de Paulo
a Timóteo. Aos coríntios, ele fez observações idênticas, revelando seu zelo
pela manutenção dos obreiros (1Co 9.6-10).
SÍNTESE DO TÓPICO (I): O pastor precisa se
relacionar bem com todos e cuidar dos membros com amor.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Nos
tempos da Bíblia, as viúvas geralmente não tinham meio de ganhar a vida.
Aquelas que não tinham filhos nem netos que as sustentassem eram literalmente
necessitadas. Os judeus e os primeiros cristãos mostraram grande preocupação
por estas mulheres, e eram cuidadosos em prover para elas. Esta carta a Timóteo
sugere que as viúvas cristãs não se limitavam a receber ajuda. Aquelas que
tivessem demonstrado um caráter cristão recebiam papéis quase oficiais na
igreja (5.9,10), e um ministério ativo junto a jovens casadas (Tt 2.3-5).Paulo, no entanto, limita ainda mais os membros neste papel oficial, embora sem limitar os direitos das viúvas que não tinham famílias que as sustentassem. Ele incentiva as viúvas jovens a se casarem novamente. E adverte que ‘a viúva que vive em deleites, vivendo, está morta’. A expressão ‘que vive em deleites’ é uma única palavra em grego, spatalao, que significa viver auto indulgentemente ou em luxúria. Paulo não está acusando estas viúvas de uma conduta sexual errada, mas sim de materialismo, de uma perspectiva voltada a si mesmas, que contrasta com a de uma viúva que ‘espera em Deus e persevera de noite e de dia em rogos e orações’.
Uma mulher assim está ‘morta’ no sentido de que ela é insensível às realidades que marcam os outros como sendo particularmente vitais e vivos” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2012, pp.471-72).
1. Acusação contra os presbíteros.
Os
presbíteros, ou pastores, não são isentos de falhas. Eles estão sujeitos a
pecar, por isso, precisam vigiar e orar ainda mais (Mt 26.41). Nenhum obreiro
pode pensar que é infalível. Sabemos que os líderes cristãos são alvo de
críticas, calúnias, injúrias e difamações, por isso, Paulo dá orientações
importantes quanto aos pastores dizendo: “Não aceites acusação contra
presbítero, senão com duas ou três testemunhas” (1Tm 5.19 cf. Dt 19.15). Mas,
se o líder for realmente culpado, precisa se arrepender, confessar, deixar os
seus pecados e ser disciplinado (Pv 28.13). Encobrir os erros daqueles que
pecaram não é a solução, pois “Deus não tem o culpado por inocente” (Nm 14.18).
2. A repreensão aos presbíteros.
“Aos
que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham
temor” (5.20). Aqui, Paulo ensina a respeito da forma como aqueles que pecaram
e tiveram suas faltas comprovadas por testemunhas, devem ser disciplinados. O
pastor que aplica a disciplina precisa ter muito cuidado para agir conforme a
reta justiça. A disciplina deve ser feita de maneira criteriosa, com sabedoria
e amor.
3. O cuidado com a saúde (v.23).
Paulo
aconselhou Timóteo a não beber somente água pura, mas misturar um pouco de
vinho à água. Não sabemos ao certo o porquê de tal conselho, mas sabemos que
naquele tempo as pessoas não podiam contar com os medicamentos que temos hoje.
Sabemos também que o crente não deve beber vinho. Encontramos na Palavra de
Deus inúmeras advertências a respeito do vinho (Lv 10.9; Pv 20.1; 23.31 e Ef
5.18). O importante aqui é ressaltar que esse texto contraria a ideia de que o
crente não pode adoecer. Certamente Paulo sofreu algum tipo de enfermidade (Gl
4.13); seus companheiros, como Trófimo, adoeceram (2Tm 4.20). Essas pessoas não
tinham fé? Estavam em pecado? De forma alguma! O líder também está sujeito a
enfermidade, por isso, precisa cuidar da sua saúde física e emocional a fim de
que possa cuidar do rebanho do Senhor.
SÍNTESE DO TÓPICO (II): Nenhum obreiro é
infalível, por isso, a Palavra de Deus apresenta a maneira correta de
disciplinar aqueles que erram.
Presbíteros
(5.17-20). Paulo observa que os presbíteros ‘dirigem os interesses da Igreja’.
O vocábulo grego proestotes quer dizer presidir, supervisionar a vida da
congregação. A expressão ‘merecedores de dobrados’, no contexto, parece querer
se referir aos os aspectos financeiros e de respeito.
A
mensagem de Deuteronômio 19.15 insiste que até mesmo os comuns do povo devem
ser protegidos contra as acusações de terceiros. O cargo público faz com que
seus ocupantes sejam mais vulneráveis à hostilidade e falsas acusações do que
as outras pessoas. Se acreditarem nessa acusação, estariam obstruindo a
liderança.Na igreja, não há quem esteja isento de responsabilidades. Com efeito, a projeção do cargo de presbítero implica em censura pública caso venha a cometer alguma falta. Ao protegermos nossos líderes da responsabilidade de seus atos pecaminosos, corrompemos a igreja, pois seus membros não levarão a sério quando forem admoestados” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.837).
1. Aos que não respeitam a sã doutrina (6.3,4).
Doutrina
“é a exposição sistemática e lógica das verdades extraídas da Bíblia”. Na
igreja em Éfeso havia alguns falsos mestres que resolveram disseminar falsos
ensinos. Algumas igrejas, infelizmente, têm sucumbido aos apelos dos falsos
mestres que deturpam a sã doutrina (1Tm 1.10), falsificando a Palavra (2Co
4.2), e seguindo os ensinos de Balaão. Para piorar ainda mais a situação, essas
igrejas, à semelhança de Tiatira, acabam tolerando a imoralidade (Ap
2.14,15,20,22). Porém, a autêntica noiva de Cristo mantém-se fiel às Escrituras
(Jo 14.15,21,23; Tt 1.9), pois, é “a igreja do Deus vivo a coluna e firmeza da
verdade” (1Tm 3.15).
2. Aos que querem ser ricos (6.9,10).
É
muito eloquente a exortação de Paulo acerca dos que buscam riquezas. Ele se
refere aos “que querem ser ricos” ou que vivem buscando bens materiais, não
dando valor às coisas de Deus. São como o rico da parábola, de quem Jesus
disse: “Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus”
(Lc 12.21). Paulo não é contra o possuir bens materiais, pois estes podem ser
usados para o Reino de Deus, beneficiando a obra do Senhor. Paulo fala aqui do
desejo de ser rico a qualquer custo. Ele fala do amor ao dinheiro e da cobiça.
A Palavra de Deus nos ensina que a cobiça leva a todos os tipos de males:
adultério, roubo, corrupção, suborno, etc.
3. Conselhos aos ricos (6.17-19).
Paulo
aconselha aos ricos que não sejam arrogantes e não depositem sua esperança na
riqueza. Os bens materiais são efêmeros, pois não vamos levar nada quando
partirmos desta vida (6.17). Paulo exorta aos ricos que “façam o bem,
enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis” (6.18).
As boas obras não salvam ninguém (Ef 2.8,9), mas são necessárias ao bom
testemunho cristão e fazem parte da vida cristã (Ef 2.10). O crente sábio não
entesoura para esta vida, mas para a futura (Mt 6.19-21).Foge destas coisas (1Tm 6.11-19). ‘Fugir’ no sentido figurativo significa evitar ou abster-se. Voltemos às costas para o desejo de tudo o que este mundo tem a oferecer e optemos pela justiça, piedade, fé, amor, tolerância e gentileza. Se estas qualidades são verdadeiras em nós, também é o nosso tesouro. Assim, estaremos a salvo das tentações que arrastam e lançam muitos à ruína.
Aos ricos, Paulo recomenda que não sejam arrogantes nem depositem sua esperança na riqueza. Mudem todo o foco de sua expectativa para o futuro com Deus. Usem o dinheiro para as boas obras. Sejam generosos e repartam. Estejam seguros de que o fundamental seja ampliado a cada dia, não na terra, mas nos céus” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.838).
Paulo era cuidadoso em sua missão pastoral. Ele se preocupava com diversos assuntos de interesse da igreja, de sua liderança e de seus membros. Deu especial importância à manutenção dos obreiros, discorreu sobre a questão da disciplina dos líderes, especialmente dos presbíteros que vierem a falhar. De forma bem clara, doutrinou igualmente sobre o relacionamento humano, na igreja local, entre servos e senhores.
A respeito das Cartas Pastorais:
1° Como Paulo aconselha Timóteo a tratar as
mulheres idosas?
Resp: Ele aconselha a
tratá-las como a mães.
2° Qual era a situação das mulheres viúvas nos
tempos bíblicos?
Resp: A situação era
difícil, não havia espaço para as mulheres viúvas no mercado de trabalho.
3° Como deveria ser a repreensão aos presbíteros?
Resp: Deveriam ser
repreendidos na presença de todos.
4° Segundo a lição, como deve ser a disciplina?
Resp: Ela deve ser
feita de maneira criteriosa, com sabedoria e amor.
5° Qual o conselho de Paulo aos ricos?
Resp: Que não sejam
arrogantes e não depositem sua esperança na riqueza.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Conselhos Gerais
O
texto que estudaremos na presente lição são partes dos capítulos cinco e seis
da primeira epístola de Timóteo. É a ultima lição que abordará a primeira
epístola de Paulo a Timóteo. Um ponto muito importante para a liderança cristã
é a exposição de Paulo a partir do versículo 17. Ali, aparecem algumas
responsabilidades dos líderes e da própria igreja em reconhecê-los como tais:
“os presbíteros que governem bem sejam estimados por dignos de duplicada honra,
principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina” (v.17). Ou seja, se o
presbítero for servidor e competente, segundo consta em 1 Timóteo 3.1-7,
naturalmente ele terá da comunidade local respeito e tratamento digno. Neste
aspecto, a orientação do apóstolo é que o jovem pastor não recebesse nenhuma
denúncia de incompetência ministerial, ou prática pastoral soberba e
autoritária, que fosse um “blefe”. Por isso, a orientação de Paulo para que façam
a denúncia com o mínimo de duas ou três testemunhas.O contrário do que pensam muitos, a orientação do apóstolo Paulo não se dá pelo viés do “corporativismo ministerial”, mas o da prudência e o do senso de justiça para não sermos injustos no julgamento de um líder cristão (como igualmente não se deve ser injusto no julgamento de um membro local). Entretanto, no caso de uma denúncia autenticamente comprovada contra um oficial da igreja, a orientação apostólica é clara: “aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor” (1Tm 5.20). A liderança cristã deve honrar sua vocação, principalmente na disciplina.
Entretanto, temos de ter o cuidado de não fazermos uma “caça às bruxas”, pois há uma grande diferença entre a pessoa arrependida de seu pecado e outra impenitente, de dura cerviz. Para a pessoa impenitente, a mensagem das
Escrituras é clara, a fim de causar impacto em seu coração e ser salva no dia do juízo: “o que tal ato praticou, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus” (1Co 5.1-5). Mas para a pessoa arrependida de coração, a mensagem de Jesus Cristo é a mesma dada à mulher adúltera: “E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais” (Jo 8.10). O sumo pastor é um só, e o seu nome é Jesus Cristo.
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