LIÇÕES BÍBLICAS CPAD / ADULTOS
Título: O desafio da evangelização —
Obedecendo o ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura
Comentarista: Claudionor de Andrade
TEXTO ÁUREO: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,
que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em
toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
VERDADE PRÁTICA: A
Igreja de Cristo, em virtude de sua natureza e vocação, é a agência
evangelizadora e missionária por excelência.
OBJETIVO GERAL: Explicar que proclamar Cristo é a tarefa prioritária da Igreja.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I.
Apresentar a fundamentação
evangelizadora da Igreja.
II.
Mostrar que a
evangelização é missão prioritária da Igreja.
III.
Saber que Antioquia era
uma igreja missionária.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A Igreja do Senhor tem uma missão social e educativa para cumprir neste
mundo, porém a sua missão principal sempre será a evangelização. Infelizmente,
muitas igrejas já não dão a devida importância à ordenança de Cristo para a sua
Igreja (Mt 28.19,20). Muitos estão preocupados apenas em erguer grandes
templos. É importante ressaltar que não há nada de errado em erguer um templo
bonito e confortável para cultuarmos ao nosso Deus. O que não podemos é
utilizar todos os nossos recursos e energia somente em uma construção, deixando
de lado a pregação do Evangelho. Nenhuma outra atividade ou evento é mais
importante e urgente do que ganhar almas para Cristo. Que cada crente venha
cumprir com a sua tarefa evangelística, pois o mundo que jaz do maligno carece
da Verdade que liberta — Jesus Cristo. Mas como ouvirão se não há quem pregue?
Aproveite este trimestre para despertar nos seus alunos o desejo de
evangelizar e ganhar vidas para o Senhor Jesus.
INTRODUÇÃO
A Igreja de
Cristo é a agência evangelizadora por excelência. Desde a sua fundação, no Dia
de Pentecostes, até hoje, ela é conhecida, antes de tudo, por seu amor às almas
perdidas. Se ela, por conseguinte, descumprir a sua tarefa básica, em breve
perderá a sua condição de Corpo de Cristo, reduzindo-se a uma mera organização
humana.
Nesta lição,
veremos que, frente à Grande Comissão, não temos alternativa senão cumprimos
plenamente o ide de Jesus. Nossos dias exigem um retorno imediato, ousado,
enérgico e amoroso à missão evangelizadora da Igreja. Menos que isso é
inaceitável.
PONTO
CENTRAL: A missão suprema
da Igreja de Cristo é a evangelização.
I. A
FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
Após a sua ressurreição,
Jesus permaneceu com os discípulos por quarenta dias, durante os quais os
instruiu acerca da fundação pentecostal da Igreja e sobre a evangelização
mundial.
1. A
resposta escatológica.
Pouco antes de sua
ascensão, Jesus foi inquirido por seus seguidores quanto ao futuro de Israel. O
Senhor, porém, conscientiza-os de que, naquele momento, a sua preocupação não
deveria ater-se aos últimos dias, mas ao que estava prestes a acontecer: “[...]
Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu
próprio poder” (At 1.7).
Não há tempo a
perder. Sabemos que em breve Jesus virá, e precisamos evangelizar hoje.
2. A resposta pentecostal.
A resposta do
Senhor aos seus discípulos não foi apenas escatológica, mas pentecostal: “Mas recebereis
a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas
tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”
(At 1.8).
Sem o poder do
Espírito Santo, os discípulos jamais poderiam cumprir, em sua plenitude, o
mandato evangelizador da Igreja. Eles teriam de testemunhar em ambientes
hostis, como Jerusalém; em lugares nada amistosos, como Samaria; e, finalmente,
até os confins da Terra. Portanto, o poder do Espírito Santo era-lhes
imprescindível.
3. A fundação da Igreja.
Passados dez dias, desde a ascensão do Senhor, os discípulos achavam-se reunidos, num só lugar, quando veio o Espírito Santo sobre eles. Revestidos de poder, passaram a falar noutras línguas, dando ocasião à primeira colheita de almas da Igreja (At 2.1-4,41).
Passados dez dias, desde a ascensão do Senhor, os discípulos achavam-se reunidos, num só lugar, quando veio o Espírito Santo sobre eles. Revestidos de poder, passaram a falar noutras línguas, dando ocasião à primeira colheita de almas da Igreja (At 2.1-4,41).
A fundação da Igreja foi pentecostal e
evangelizadora. Isso significa que só viremos a cumprir plenamente a Grande
Comissão se buscarmos e vivermos no poder do Espírito Santo. Sem o poder do
Espírito Santo, a evangelização jamais será eficiente (Lc 24.49).
SÍNTESE
DO TÓPICO (I): A fundamentação evangelizadora da Igreja foi
estabelecida pelo Senhor Jesus antes de Ele ascender aos céus.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A
Igreja e Missões
A evangelização do
mundo é o imperativo do Novo Testamento. ‘O evangelho deve ser proclamado
[anunciado] entre todas as nações’ (Mc 13.10, tradução livre). O Advogado a
realizar a tarefa é o Espírito Santo, enquanto que a instituição escolhida
divinamente para a proclamação é a igreja de Jesus Cristo. Essas são afirmações
sérias e bíblicas.
Até mesmo uma
leitura superficial do Novo Testamento irá convencer o leitor da relevância da
igreja na atual administração de Deus. Cristo amavaa igreja e deu-se a si mesmo
por ela. Somos assegurados de que no momento Ele está edificando sua igreja
eque, por fim, irá ‘apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula nem ruga,
mas santa é irrepreensível’. Tudo isso está de acordo com o propósito eterno
que Deus tinha em Cristo Jesus nosso Senhor: ‘Para que agora, pela igreja, a
multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos
céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor’ (Ef
5.25-27; 3.10,11).
A igreja é a
geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido por Deus. O
propósito desse grande chamado é que a igreja exponha as virtudes dEle, que a
tirou da escuridão para sua maravilhosa luz. A igreja é uma criação proposital
em Cristo Jesus; ela é o corpo de Cristo (sua manifestação visível) e o templo
do Espírito Santo. Ela foi criada no dia de Pentecostes para personificar o
Espírito Santo na realização do propósito de Deus neste mundo.
Missões não é uma
imposição feita à igreja, pois faz parte de sua natureza e deveria ser tão
natural para ela quanto as uvas são naturais para os galhos que se dependuram
no vinhedo. Missão flui da constituição, do caráter, chamado e designo da
igreja” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1ª Edição. RJ:
CPAD, 2000, p.244).
II. A
MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA
Quando a Igreja
evangeliza, cumpre integralmente a sua missão, pois integralmente promove o ser
humano.
1. Evangelização.
A Igreja, tão logo
foi estabelecida, saiu de imediato a proclamar o Evangelho, pois ganhar almas é
a sua prioridade máxima. Quanto mais evangelizava, mais o Senhor operava
sinais, prodígios e maravilhas (At 4.29,30). A oração daqueles crentes pela
evangelização do mundo era tão poderosa, que, certa vez, fez tremer o lugar
onde estavam reunidos (At 4.31). A igreja precisa manter o pentecostes genuíno:
sem misticismos, sincretismos e sem alvos mercadológicos.
Por conseguinte,
nenhum evento eclesiástico é tão importante quanto a evangelização. A Igreja
deve sair às ruas, aos becos e às comunidades pobres e esquecidas, a fim de
anunciar a Cristo a todos, em todo tempo e lugar.
2. Missões
em Atos.
A Igreja Primitiva
não demorou a fazer missões. Após a dispersão dos crentes de Jerusalém, Filipe
desceu a Samaria, onde, com poder e ousadia, pregava o Cristo ressurreto. As
multidões ficavam atentas ouvindo a mensagem pregada por Filipe e os sinais que
ele fazia (At 8.6,7).
Em seguida, os
discípulos chegaram a Antioquia que, conforme veremos, seria conhecida como a
igreja missionária. De ação em ação, a Igreja de Cristo veio a alcançar, em
apenas uma geração, os lugares mais remotos daquela época (Cl 1.6).
3. Promoção
social.
A Igreja Primitiva
encarregava-se de promover os novos convertidos integralmente. Ela não se
descuidava das necessidades dos pobres e necessitados; amorosamente as supria.
Se, por um lado, dava-lhes o pão do céu, por outro, não lhes negava o pão que
brota da terra. Isso é evangelização integral.
SÍNTESE
DO TÓPICO (II): A evangelização é a missão prioritária da Igreja de
Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
À medida que
revisamos o mandato da Grande Comissão, podemos resumir a tarefa da igreja em
várias afirmações que apresentam o padrão e o propósito de missões. A Grande
Comissão declara enfaticamente a soberania do Senhor e assume completamente a
singularidade, finalidade, suficiência, integridade, universalidade, e o
aspecto inclusivo e exclusivo do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
A igreja cristã
tem a solene obrigação de fazer o seguinte:
1. Apresentar a Cristo de forma
viva, clara, eficaz e persuasiva ao mundo e ao indivíduo como o Salvador
enviado por Deus, o Senhor soberano do Universo e futuro Juiz da humanidade.
2. Guiar os povos a uma relação
de fé com Jesus Cristo a fim de que possam experimentar perdão dos pecados e
renovação de vida. O homem deve nascer novamente, se quiser herdar vida eterna
e amizade eterna com Deus.
3. Separar e congregar os
crentes através da realização do batismo, estabelecendo-os em igrejas atuantes.
O companheirismo constitui uma parte vital da vida cristã.
4. Firmar os cristãos na
doutrina, nos princípios e nas práticas da vida, amizade e serviço cristão,
ensinando-os a observar todas as coisas. Isso é instrução, a criação de
discípulos cristãos, a cristianização do indivíduo.
5. Treiná-los a viver no
Espírito Santo. Já que a vida cristã contém exigências e ideais sobrenaturais,
ela só pode ser vivida através de uma confiança plena no Espírito Santo. Se as
lições não forem aprendidas cedo, a vida cristã fica cercada de frustração e
torpor; a apatia instala-se, ou as pessoas acomodam-se a uma vida cristã
anormal. Essa é a tragédia de inumeráveis cristãos que nem mesmo esperam
concretizar os ideais bíblicos” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de
Missões. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2000, p.260).
III.
ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA
Não sabemos quem
fundou a igreja em Antioquia. Aqueles obreiros anônimos, porém, souberam como
edificá-la na Palavra de Deus e no poder do Espírito Santo. Dentre os seus
membros, saíram os primeiros missionários transculturais do Cristianismo.
1. Uma igreja completa.
Em Antioquia, o ministério era completo. Ali, havia profetas e doutores (At 13.1). Eles souberam como preparar a igreja para evangelizar os gregos, romanos e bárbaros.A obra missionária deve ser nossa prioridade, ou não conseguiremos dar cumprimento à Grande Comissão.
Em Antioquia, o ministério era completo. Ali, havia profetas e doutores (At 13.1). Eles souberam como preparar a igreja para evangelizar os gregos, romanos e bárbaros.A obra missionária deve ser nossa prioridade, ou não conseguiremos dar cumprimento à Grande Comissão.
2. Uma igreja missionária.
Enquanto a igreja
e os seus obreiros oravam, jejuavam e serviam ao Senhor, disse o Espírito
Santo: “Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At
13.2). De imediato, o ministério local impôs as mãos sobre os novos
missionários, despedindo-os sob os cuidados do Senhor.A partir daquele momento,
a Igreja de Cristo, irradiando-se a partir do Oriente Médio, universaliza-se
até chegar a você e a mim.
SÍNTESE
DO TÓPICO (III): Antioquia era uma igreja que tinha uma visão
missionária bíblica. De Antioquia saíram os primeiros issionários
transculturais do Cristianismo.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
Os
despediram (At 13.3)
Com estas palavras
começa o grande movimento missionário da igreja ‘até aos confins da terra’ (At
1.8). Os princípios missionários vistos no capítulo 13 de Atos são um modelo
para todas as igrejas que enviam missionários.
(1) A atividade missionária é
originada pelo Espírito Santo, através de líderes espirituais que estão
profundamente dedicados ao Senhor e ao seu reino, buscando-o com oração e
jejum.
(2) A igreja deve estar atenta ao
ministério e atividade proféticos do Espírito Santo e sua orientação.
(3) Os missionários que são
enviados, devem fazê-lo segundo a chamada e a vontade específica do Espírito
Santo.
(4) Mediante a oração e o jejum,
a igreja, buscando constantemente estar em harmonia com a vontade do Espírito
Santo, confirma a chamada divina de determinadas pessoas à obra missionária. O
propósito é que a igreja envie somente aqueles que forem da vontade do Espírito
Santo.
(5) Pela imposição de mãos e o
envio de missionários, a igreja indica que se compromete a sustentar e assistir
os que saem à obra. A responsabilidade da igreja que envia missionários inclui
demonstrar amor e cuidado para com eles de um modo digno de Deus, orar por eles
e sustentá-los financeiramente. Isso inclui ofertas especiais de amor para
necessidades específicas deles. O missionário é uma projeção do propósito,
interesse e missão da igreja que os envia. Essa igreja fica sendo, portanto,
uma cooperadora da verdade (Fp 1.5)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ:
CPAD, pp.1659,1660).
CONCLUSÃO
A missão da Igreja
de Cristo é evangelizar. Retornemos, pois, ao cenáculo, a fim de que, no poder
e na virtude do Espírito Santo, alcancemos os confins da Terra. Nenhum evento,
enfatizamos, é mais importante e urgente do que ganhar almas para Cristo. Pense
nisto. Busque ganhar para Jesus aqueles que estão morrendo sem ter esperança de
ver Deus.
PARA REFLETIR
A
respeito da igreja como agência evangelizadora, responda:
1° Por
que a Igreja é a agência evangelizadora por excelência?
Resp: Porque Cristo estabeleceu a
Igreja e deu a ela uma missão suprema, anunciar o Evangelho a toda criatura.
2° O
que recomendou Cristo aos apóstolos antes de ser levado aos céus?
Resp: Leia Atos 1.8.
3° Como
a Igreja Primitiva evangelizava?
Resp: A Igreja Primitiva não se
descuidava das necessidades dos pobres e necessitados. Se, por um lado,
dava-lhes o pão do céu, por outro, não lhes negava o pão que brota da terra.
4° Por
que Antioquia é conhecida como a igreja missionária?
Resp: Porque de entre os seus
membros saíram os primeiros missionários transculturais do Cristianismo.
5° Quando
a Igreja começou a universalizar-se?
Resp: Quando a igreja de Antioquia,
orientada pelo Espírito Santo, enviou os primeiros missionários. A partir
daquele momento, a Igreja de Cristo, irradiando-se a partir do Oriente Médio,
universaliza-se até chegar a nós.
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
Igreja,
uma agência evangelizadora
A Teologia
Sistemática classifica a Igreja de Cristo com dois conceitos que se encontram
nas Escrituras: igreja visível e igreja invisível. A igreja visível está
identificada com aquele grupo de pessoas que se reúnem em nome de Jesus em
várias partes do globo terrestre. É a igreja geográfica, étnica, forjada num
tempo, numa história e numa cultura. É a igreja que celebra a Cristo em várias
partes do planeta (cf. At 2.1; 13.1,2). Em relação à igreja invisível, as
Escrituras Sagradas se referem a ela como a Igreja, Corpo de Cristo, formada
por milhares de pessoas de todos os tempos e lugares. Essa Igreja é atemporal e
sem limites geográficos. Nela, estão presentes crentes do passado, do presente
e do futuro. A Bíblia chama essa Igreja de o Corpo Místico de Cristo; nome dado
à Igreja Universal que Jesus fundou, onde Ele se fez o “cabeça” da Igreja, a
“pedra de esquina”.
Uma
comunidade escatológica e pentecostal
O Corpo de Cristo,
a Igreja, nasceu historicamente no dia de Pentecostes, conforme narrado pelo
evangelista Lucas, em Atos capítulo 2. Aquele evento foi posterior ao
questionamento dos discípulos a Jesus Ressurreto acerca do futuro,
principalmente a restauração do reino ao povo judeu (At 1.6-11): “Senhor,
quando restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?”. A resposta a essa
pergunta desembocou na grande promessa feita a respeito da volta do Senhor:
“Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como
para o céu o viste ir” (v.11). A Igreja é uma comunidade escatológica porque ela
nasceu historicamente debaixo da promessa da vinda do nosso Senhor. Uma
promessa confirmada também no Pentecostes, conforme a profecia de Joel
pronunciada pelo apóstolo Pedro em sua pregação à multidão (Jl 2.31,32; At
2.20,21). Judeus de diversas partes do mundo ouviram aquela mensagem poderosa.
A Igreja de Cristo
é pentecostal porque historicamente nasceu sob o derramamento do Espírito Santo
(At 2.1-13). Num pequeno cenáculo, pessoas foram cheias do Espírito Santo e
começaram a falar noutras línguas, a profetizar e a tomar uma consciência de
coragem e ousadia para proclamar as maravilhas de Deus à humanidade (At
2.14-36). Por isso, a natureza da atividade evangelística da Igreja deriva
dessa consciência escatológica e pentecostal que produziu quebrantamento e uma
conversão nunca dantes vista por aquela comunidade (v.37). O Evangelho tomara a
mente e os corações das pessoas!
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