LIÇÕES BÍBLICAS CPAD / ADULTOS
Título: As Obras da Carne e o
Fruto do Espírito — Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual
travada diariamente
Comentarista: Osiel Gomes
Segunda — Gl 5.19
O perigo da prostituição,
da impureza e da lascívia
O perigo da idolatria, das
feitiçarias e das inimizades
O perigo das contendas, das
disputas e das iras
O perigo da inveja, dos
homicídios, das bebedices e das glutonarias
O perigo fatal das obras da
carne
Como vencer as obras da
carne
39 — E disse-lhes uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar outro cego?
Não cairão ambos na cova?
40 — O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito
será como o seu mestre.
41 — E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não
reparas na trave que está no teu próprio olho?
42 — Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que
está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o
argueiro que está no olho de teu irmão.
43 — Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom
fruto.
44 — Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se
colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
45 — O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau,
do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração
fala a boca.
46 — E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 — Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos
mostrarei a quem é semelhante.
48 — É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem
fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a
corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.
49 — Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma
casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo
caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos
específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por
exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Identificar o que é
concupiscência da carne;
II. Mostrar o que é um caráter
moldado pelo Espírito;
III. Saber que uma vida que não
agrada a Deus vive segundo a carne e é infrutífera.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor,
todo ensino deve provocar uma mudança. Se não há mudança, não há aprendizado.
Seus alunos devem entender o perigo das obras da carne e repudiar isso de suas
vidas. Todos estão sujeitos a caírem nesse mal, mas a partir do momento que o
Espírito Santo tem o total controle sobre o crente, dificilmente as obras da
carne terão chance de se sobressair. A oração e a vigilância são elementos
fundamentais para a luta contra uma vida de pecado, considerando que para Deus
não há tamanho de pecado. Pecado é pecado e ponto! O crente deve ouvir a
Palavra e ser semelhante ao homem prudente: colocando em prática tudo o que
ouvir. Fazendo assim, permaneceremos firmes quaisquer que sejam as tempestades
que possam assolar a nossa vida.
INTRODUÇÃO
A lição deste domingo é um
alerta para os que querem agradar a Deus e ter uma vida frutífera. Estudaremos
o perigo das obras da carne. Precisamos ter cuidado, pois dentro de todo crente
habita duas naturezas: a natureza adâmica, a qual foi corrompida na Queda, e a
nova natureza, que é resultado da regeneração, do novo nascimento (Jo 3.3).
Veremos que a natureza adâmica, se não for controlada pelo Espírito, produz
frutos que levam o crente à morte espiritual.
I. A VIDA CONDUZIDA PELA CONCUPISCÊNCIA DA CARNE
1. A concupiscência da carne.
Você sabe o significado da
palavra concupiscência? Segundo o Dicionário Wycliffe, este é um “termo
usado teologicamente para expressar os desejos malignos e lascivos que assediam
os homens caídos” (Rm 7.8). A velha natureza, se não for controlada pelo
Espírito, leva-nos a cometer as piores ações e abominações. Por isso,
precisamos vigiar e viver constantemente cheios do Espírito Santo (Ef 5.18).
Paulo advertiu a Igreja, explicando que, quem semeia na carne, ou seja, vive
segundo a velha natureza, da carne ceifará corrupção (Gl 6.8). Nossos desejos e
vontades devem ser controlados pelo Espírito Santo, pois os desejos da velha
natureza são impuros e nos conduzem para a morte espiritual.
2. A vida guiada pela concupiscência da carne.
Quem controla seus desejos?
Temos anseios, mas estes precisam ser controlados por Deus. Devemos submeter
nossos pensamentos e desejos ao controle divino. O crente que não tem uma mente
conduzida pelo Espírito Santo torna-se uma pessoa sem controle, sem qualquer
deferência. A Palavra de Deus nos ensina que precisamos mortificar nossa
natureza (Cl 3.5). Mortificar é permitir que Deus controle nossos pensamentos,
vontades e ações. Vivemos em uma sociedade hedonista, onde a busca pelo prazer
tem feito com que muitos sejam dominados por desejos malignos, praticando, sem
qualquer pudor, toda a sorte de impureza, e tudo em nome do prazer e da
liberdade. Diante desse triste quadro, a Igreja não pode se calar, mas deve
expressar suas virtudes anunciando a mensagem da salvação.
3. A vida conduzida pela concupiscência dos olhos.
Longe de Deus e sem o
controle do Espírito Santo, o homem manifesta seus desejos mais perversos,
trazendo sérios prejuízos para os relacionamentos na Igreja e fora dela. Quando
o homem se torna insensível à voz de Deus e ao Espírito, sendo governado apenas
por seus instintos, torna-se semelhante aos animais. Uma vida conduzida pela
velha natureza leva as pessoas a olharem apenas para os prazeres momentâneos
que o mundo oferece, não atentando para o que é eterno. Davi viu e desejou a
mulher de Urias, e o seu desejo descontrolado o levou a cometer um adultério e
um homicídio (2Sm 11.1-4). Ele não atentou para as consequências dos seus atos.
O crente não pode se deixar seduzir pelos prazeres deste mundo (1Jo 2.15-17).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Algumas pessoas pensam que
o mundanismo está limitado ao comportamento exterior — as pessoas com quem nos
associamos, os lugares que frequentamos, as atividades que apreciamos. O
mundanismo é também interior, porque começa no coração, e é caracterizado por
três atitudes: (1) a cobiça pelo prazer físico — a preocupação com a satisfação
dos desejos físicos; (2) a cobiça por tudo o que vemos — almejar e acumular
coisas, curvando-se ao deus do materialismo; e (3) o orgulho das nossas posses
— obsessão pela condição, posição ou por ser importante. Quando a serpente
tentou Eva (Gn 3.6), tentou-a nestes aspectos. Semelhantemente, quando o Diabo
tentou Jesus no deserto, estas foram as três áreas de ataque (ver Mt 4.1-11).Em contraste, Deus estima o autocontrole, um espírito de generosidade, e o compromisso de servir com humildade. É possível dar a impressão de evitar os prazeres mundanos e ao mesmo tempo abrigar atitudes mundanas no coração. É também possível, como Jesus, amar os pecadores e dedicar-lhe tempo, enquanto mantemos um forte compromisso com os valores do Reino de Deus. Quais são os valores mais importantes para você? Suas ações refletem os valores de Deus ou os valores do mundo?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, 2003, p.1783-84).
CONHEÇA MAIS
“Carnal”
Esta palavra aparece
somente no Novo Testamento, embora o termo ‘carnalmente’ seja encontrado três
vezes no Antigo Testamento. ‘Carnal’ aparece no Novo Testamento onze vezes, e
‘carnalmente’ uma vez. ‘Carnal’ significa ‘pertinente à carne’. O substantivo sarx
significa basicamente o corpo de um animal ou de uma pessoa, ou a carne de um
animal. No entanto, no Novo Testamento, o termo ‘carnal’ algumas vezes está
literalmente relacionado à carne, e algumas vezes à antiga natureza humana
corrompida por Adão, que é encontrada em todos os homens”. Para conhecer mais,
leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.379.
1. O caráter.
No grego, caráter é charaktēr
e significa “estampa”, “impressão” e “marca”. Contudo, é importante ressaltar
que esta palavra tem diferentes significados em distintas ciências, como a
sociologia e a psicologia. Segundo o Dicionário Houaiss é “um conjunto
de traços psicológicos e, ou morais, que caracterizam um indivíduo”. O caráter
não é inato e pode ser mudado.
2. O caráter moldado pelo Espírito.
Quando aceitamos Jesus e
experimentamos o novo nascimento, nosso caráter passa por uma transformação. O
Espírito Santo trabalha em nós a fim de que sejamos semelhantes a Jesus. Mas
para que essa transformação aconteça precisamos nos submeter inteiramente a
Deus. Se quisermos uma vida espiritual frutífera, precisamos dar oportunidade
ao Espírito Santo para que Ele trabalhe em nossas vidas produzindo o fruto do
Espírito (Gl 5. 22). Não adianta apenas dizer que é crente, é preciso
evidenciar o nosso caráter cristão mediante as nossas ações (Mt 5.16). Muitos
se dizem crentes, mas suas ações demonstram que nunca tiveram um encontro real
com o Salvador. Muitos estão na igreja, mas ainda não foram realmente
transformados por Jesus, pois quem está em Cristo é uma nova criatura e como
tal procura andar em novidade de vida, pois já se despiu do velho homem, da
natureza adâmica (2Co 5.17). Crentes que vivem causando escândalos, divisões,
rebeldias, jamais experimentaram o novo nascimento.
3. Ataques ao seu caráter.
Em sua vida cristã, você
terá que lutar com três inimigos que farão de tudo para macular o seu caráter:
a carne, o Diabo e o mundo. Muitos acabam sendo vencidos por eles. Para
enfrentar e vencer esses inimigos é preciso ter uma vida de comunhão com o Pai.
É necessário orar, ler a Palavra de Deus e jejuar. Sem a leitura da Bíblia, a
oração e o jejum não conseguiremos vencer e ter uma vida frutífera.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
É o Espírito Santo que
produz o fruto espiritual em nós quando nos rendemos sem reservas a Ele. Isso
abrange nosso espírito, alma e corpo e todas as faculdades que os constitui. O
crente que quiser mandar na sua vida e fazer a sua vontade para agradar a si
próprio pode continuar como cristão, mas nunca será vitorioso no seu viver em
geral, e nem terá jamais o testemunho do Espírito na sua consciência cristã de
que está em tudo agradando a Cristo e fazendo o seu querer. O fruto do Espírito
é o caráter de Cristo produzido em nós para que em nosso viver o demonstremos
ao mundo. Caráter este sem jaça, como revelado nos tipos, símbolos, figuras e
nas inúmeras profecias messiânicas do Antigo Testamento, e nas diversas
passagens do Novo Testamento que tratam do assunto, a começar pelos Evangelhos”
(GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do
crente. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004, pp.15-16).
1. Viver segundo a carne.
Se o crente vive dominado
pelos desejos carnais, ele não pode agradar a Deus (Rm 8.8). Fomos criados para
glorificar a Deus e produzir o fruto do Espírito. Viver segundo a carne causa
males e danos à nossa vida e para o nosso próximo. Paulo exorta os crentes da
igreja de Corinto para que vivam no Espírito, pois alguns estavam vivendo
segundo a carne, de modo que suas ações eram evidentes: inveja, contendas e
dissensões (1Co 3.3). Paulo deixa claro que os que assim estavam vivendo não
poderiam agradar a Deus e ter uma vida de comunhão no Espírito Santo.
2. Vivendo como espinheiro.
Sabemos que a árvore é
identificada não por suas flores ou folhas, mas por seus frutos. Jamais vamos
colher laranja de uma macieira, pois cada árvore produz o seu fruto segundo sua
espécie (Gn 1.11). Logo, é impossível um cristão dominado pelo Espírito Santo
produzir as obras da carne. O homem bom tira de seu íntimo, do seu coração
transformado, coisas boas, mas o homem mau tira do seu mau coração pelejas,
dissensões, prostituição, iras, etc. (Mt 7.18-22).Jotão apresenta algumas árvores em uma parábola para o seu povo (Jz 9.7-21). As árvores representam o povo de Siquém que desejavam um rei. Essas árvores eram boas: uma produzia azeite que era utilizado na unção dos sacerdotes e iluminação; outra produzia figos que alimentava o povo; a videira produzia vinho, que era usado nos sacrifícios de libações. Porém o espinheiro, arbusto inútil, representava Abimeleque. Muitos atualmente estão como Abimeleque, não produzem nada de útil para Deus ou para a próximo e ainda ferem as pessoas com seus espinhos. Quem vive segundo a carne se torna um espinheiro, inútil para Deus e para a Igreja.
3. Uma vida infrutífera.
Certa vez, Jesus contou uma
parábola a respeito de uma árvore estéril, uma figueira (Lc 13.6-9). A figueira
sem frutos refere-se primeiramente a Israel, porém ela também pode ser aplicada
aos crentes que professam a Jesus e, no entanto, insistem em viver uma vida
carnal, pecaminosa. Na parábola, o agricultor investe na figueira, adubando,
regando, podando, ou seja, dando todas as condições para que produza fruto. Mas
caso ela não viesse a frutificar seria cortada. Deus está investindo em sua
vida e dando todas as condições para que você produza bons frutos, aproveite a
oportunidade.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
Era um costume na Palestina
antiga, assim como hoje, plantar figueiras e outras árvores nas vinhas. Era um
meio de utilizar cada pedaço disponível de boa terra. A figueira aqui, como em
todo o simbolismo bíblico, refere-se a Israel. [...] E foi procurar nela fruto,
não o achando. Embora a figueira estivesse na vinha, ela não tinha outro
propósito a não ser dar fruto. Da mesma forma, Israel só tinha uma razão para
ocupar o primeiro ou qualquer outro lugar: cumprir a missão que lhe fora dada
por Deus. Visto que a figueira era infrutífera, não teria o direito de existir;
e visto que Israel se recusava a cumprir sua missão determinada por Deus, não
tinha o direito de continuar” (Comentário Bíblico Beacon. 1ª Edição. Volume 6.
RJ: CPAD, 2006, pp.437-38).
CONCLUSÃO
Quem vive segundo a carne
não pode agradar a Deus. E a vida sem Deus torna-se infrutífera. Longe do
Senhor nos tornamos espinheiros, nos ferimos e ferimos ao próximo. Busque a
Deus e seja uma árvore frutífera.
A respeito do perigo das obras da carne, responda:
1° Qual o significado da palavra concupiscência?
Resp: É um “termo usado
teologicamente para expressar os desejos malignos e lascivos que assediam os
homens caídos”.
2° Para onde nossos desejos impuros nos conduzem?
Resp: Nos conduzem para a morte
espiritual.
3° O que acontece quando o homem deixa de ouvir a
voz de Deus e passa a ser guiado pelos seus desejos?
Resp: O crente que não tem uma
mente conduzida pelo Espírito Santo torna-se uma pessoa sem controle, sem
qualquer deferência.
4° O que significa caráter no grego?
Resp: No grego, caráter é charaktēr
e significa “estampa”, “impressão” e “marca”.
5° O que é caráter?
Resp: Segundo o Dicionário
Houaiss é “um conjunto de traços psicológicos e, ou morais, que
caracterizam um indivíduo”.
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