LIÇÕES BÍBLICAS CPAD / ADULTOS
2º Trimestre de 2017
Título: O Caráter do Cristão —
Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Comentarista: Elinaldo Renovato
TEXTO
ÁUREO: “Já estou
crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida
que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se
entregou a si mesmo por mim” (Gl 5.20).
VERDADE
PRÁTICA: O homem nascido de novo tem o seu caráter transformado pelo Espírito
Santo.
OBJETIVO
GERAL: Mostrar como se dá a
formação do caráter cristão.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
I. Reconhecer o caráter na
realidade do homem;
II. Mostrar como se deu a
deformação do caráter humano;
III. Explicar a redenção do
caráter humano.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Prezado professor, neste trimestre teremos a
oportunidade ímpar de estudar a respeito da formação do caráter cristão. Você
tem evidenciado Cristo mediante suas ações e palavras? Então, não terá
dificuldade alguma em trabalhar com os temas das lições. O comentarista do
trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de Lima, autor de diversos livros e
líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN. Que mediante o estudo de cada
lição, você e seus alunos e possam evidenciar os valores do Reino em meio a uma
geração que tem rejeitado os princípios divinos.
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito do
caráter. Todo ser humano tem caráter, seja ele bom, seja ele mal, exemplar,
ímpio ou santo. Deus criou o homem bom e perfeito, mas o pecado maculou o seu
caráter. Por isso, todos necessitam de uma transformação espiritual e moral.
Veremos que somente o Deus de toda a perfeição, mediante o Filho, pode
transformar o caráter de uma pessoa.
1. O que é caráter?
Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é “o conjunto das
qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a
concepção moral”. O caráter é a característica responsável pela ação, reação e
expressão máxima da personalidade. É a maneira de cada pessoa agir e
expressar-se. Tem a ver com os princípios, valores e ética de cada um.
2. Personalidade e caráter.
A personalidade pode ser definida como sendo a qualidade do que é
pessoal. Ela é a nossa maneira de ser, ou seja, aquilo que nos distingue de outra
pessoa. O caráter não é herdado. Ele é construído mediante a formação que
recebemos. Por isso, a Palavra de Deus adverte: “Instrui o menino no caminho em
que deve andar, e, até quando envelhecer, não se esquecerá dele” (Pv 22.6).
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “O que é caráter?”; “Existe
pessoa sem caráter?”. Ouça os alunos com atenção. Incentive a participação de
todos. Diga que caráter significa marca sinal de distinção. Em seguida leia e
comente com eles a definição de caráter apresentada na seção Conheça Mais, a
seguir.
CONHEÇA
MAIS
“Caráter moral”
[Do lat. Character e do gr. kharacktér, marca, sinal de
distinção.] Natureza básica do ser humano que o torna responsável por seus atos
tanto diante de Deus como diante de seus semelhantes. “O caráter moral tem como
ressonância elementar a consciência que, como a voz secreta que temos na alma,
aprova ou reprova nossas ações”. Para conhecer mais leia, Dicionário Teológico,
Claudionor de Andrade, CPAD, p.75.
II. A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER
HUMANO
1. A Queda e o caráter humano.
Deus fez o homem perfeito,
em termos espirituais, morais e físicos. No ato divino da Criação, Ele disse:
“Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26). Fomos criados à “imagem” e
“semelhança” do Criador, logo não podemos nos esquecer de que refletimos a
glória divina. Se tivermos um caráter santo, Deus será louvado por intermédio
de nossas ações.
2. Imagem e semelhança de Deus.
O homem era, no seu estado
original, uma imagem, ou representação perfeita de Deus. Adão e Eva possuíam
atributos morais tais como amor, justiça, santidade, retidão. Tudo à semelhança
de Deus. Não resta dúvida de que, ao criar o homem à sua “imagem”, e conforme a
sua “semelhança”, Deus imprimiu nele as marcas de sua personalidade santa,
amorosa e justa.
3. A deformação do caráter humano.
O homem foi criado perfeito
em toda a sua constituição: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23). Porém, quando o
homem deu lugar ao Diabo, e desobedeceu a Deus, caiu da graça divina. A Queda
levou-nos a perder a semelhança moral com o Criador. Observe as consequências
do pecado:
a)
No relacionamento com Deus. O pecado desfigurou o homem, cortando a ligação
direta com seu Deus: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus” (Rm 3.23). O pecado passou a todos os homens (Rm 5.12; Sl 51.5). As
repercussões e o alcance desse fato terrível, de natureza espiritual, têm sido
sentidos ao longo da história. O pecado distanciou o homem de Deus e o levaram
a criar seus próprios deuses segundo suas malignas concupiscências, para
agradar ao príncipe deste mundo. Toda religião que não tem Deus como o Criador,
e Jesus Cristo, seu Filho, como Salvador, é instrumento do Diabo para afastar o
homem de Deus.
b)
No relacionamento humano. Quando Deus perguntou a Adão se ele havia comido
do fruto da árvore proibida, este não assumiu a culpa, mas procurou justificar
seu erro, acusando a esposa. Quando Deus questionou Eva a respeito dos seus atos,
ela transferiu a culpa para a serpente (Gn 3.9-13). O relacionamento de Adão e
Eva foi afetado pelo pecado, culpa e medo.
Não demorou muito, e ali, no Éden, houve um confronto entre o caráter
mau, de Caim, e o caráter justo, de Abel. Caim matou seu irmão, Abel (Gn 4.8).
Lameque matou um homem adulto e um jovem (Gn 4.23). A morte e a corrupção se
espalharam com o passar dos séculos. O juízo de Deus foi enviado no seu tempo,
através do Dilúvio (Gn 6-8).
c)
No relacionamento com a natureza. “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim
do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). Além de cuidar do jardim, o homem
teria o domínio da Terra, com autoridade delegada pelo Criador sobre todos os
animais (Gn 1.28). Mas, usando mal o seu livre-arbítrio, o ser humano fracassou
em cuidar de si mesmo e do planeta. E tem poluído o ar, o solo, as águas e todo
o ambiente natural. Mas Deus destruirá os que destroem a Terra (Ap 11.18).
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“A Queda”
O primeiro pecado da humanidade abrangeu todos os demais pecados: a
afronta e desobediência a Deus, o orgulho, a incredulidade, desejos errados, o
desviar outras pessoas, assassinato em massa da posteridade e a submissão
voluntária ao Diabo. As consequências imediatas foram numerosas, extensivas e
irônicas. O relacionamento entre Deus e os homens, de franca comunhão, amor,
confiança e segurança, foi trocado por isolamento, autodefesa, culpa e
banimento. Adão e Eva bem como o relacionamento entre eles entram em
degeneração. A intimidade e a inocência cederam lugar à acusação. Seu desejo
rebelde pela independência resultou em dores de parto, labuta e morte. Seus
olhos realmente foram abertos, e eles conheceram o bem e o mal, mas era pesado
esse conhecimento sem o equilíbrio de outros atributos divinos, como o amor, a
sabedoria e o conhecimento. A criação, confiada aos cuidados de Adão, foi
amaldiçoada, gemendo pela libertação dos resultados da infidelidade dele.Por estar à natureza humana tão deteriorada pela Queda, pessoa alguma tem a capacidade de fazer o que é espiritualmente bom sem a ajuda graciosa de Deus. “A esta condição chamamos corrupção total — ou depravação — da natureza” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, p.268).
1. Novo nascimento,
transformação do caráter.
Jesus veio ao mundo para salvar o
homem da tragédia do pecado e aproximá-lo novamente de Deus (Jo 3.16). A
salvação é um dom divino. Ela é fruto da graça divina. Pela fé em Jesus o homem
recebe a salvação e se torna uma nova criatura, completamente transformada:
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já
passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). O caráter daqueles que, pela
fé, nasceram de novo, é poderosamente transformado pelo poder do Espírito
Santo.
2. A Palavra de Deus muda o
caráter.
A salvação não é apenas uma mudança de religião, mas envolve regeneração
(Jo 3.3,7), justificação (Rm 3.24; 5.1,9; 1Co 6.11) e santificação (Hb 12.14;
1Ts 5.23). No processo de santificação, vamos sendo transformados pela Palavra
de Deus. As Escrituras têm o poder de transformar o homem, pois somente elas
podem penetrar em seu interior: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e
mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão
da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).
3. O caráter amoroso e
santo do crente.
O cristão tem como uma de suas características principais o amor a Deus
e ao próximo (Mt 22.34-40). Quem não ama não conhece a Deus, ainda não teve seu
caráter transformado e está em trevas (1Jo 2.9,11). Unida ao amor está à
santificação, sem a qual ninguém poderá ver ao Senhor (Hb 12.14). Os que já
experimentaram o novo nascimento devem viver de modo irrepreensível (1Ts 5.23).
“A Redenção”
A Bíblia também emprega a metáfora do resgate ou da redenção para
descrever a obra salvífica de Cristo. O tema aparece muito mais frequentemente
no Antigo Testamento que no Novo. O tema aparece muitas vezes no Antigo
Testamento, referindo-se aos ritos da ‘redenção’ no tocante às pessoas ou aos
bens. O próprio Javé é o Redentor do seu povo, e eles são os redimidos. O
Senhor tomou medidas para redimir os primogênitos. Ele redimiu Israel do Egito
e também os remirá do exílio. Às vezes Deus redime um indivíduo; ou um
indivíduo ora, pedindo a redenção divina. Mas a obra divina na redenção é
primeiramente moral no seu escopo. Em alguns textos bíblicos, a redenção
claramente diz respeito aos assuntos morais. Salmos 130.8 diz: ‘Ele remirá a
Israel de todas as suas iniquidades’. Isaías diz que somente os ‘remidos’, os
‘resgatados’, andarão pelo chamado ‘O Caminho Santo’ (Is 35.8-10). Diz ainda
que a ‘filha de Sião’ será chamada ‘povo santo, os redimidos do Senhor’.No Novo Testamento, Jesus é tanto o ‘Resgatador’ quanto o ‘resgate’; os pecadores são os ‘resgatados’. Ele declara que veio ‘para dar a sua vida em resgate [gr. lutron] de muitos’ (Mt 20.28; Mc 10.45). Era um ‘livramento [gr. apolutrósis]’ efetivado mediante a morte de Cristo, que libertou da ira retributiva de Deus e da penalidade merecida pelo pecado. Paulo liga nossa justificação e o perdão dos pecados à redenção que há em Cristo. Diz que Cristo ‘para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção’ (1Co 1.30). “Diz também que Cristo ‘se deu a si mesmo em preço de redenção por todos’ (1Tm 2.6)” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, pp.356,357).
CONCLUSÃO
Nosso caráter reflete nossos princípios. Como novas criaturas,
precisamos evidenciar os valores do Reino de Deus. O homem salvo e remido por
Cristo Jesus tem as marcas do Salvador no seu ser e no seu comportamento.
A respeito da formação do
caráter cristão, responda:
1° Defina caráter.
Resp: Segundo o Dicionário
Aurélio, caráter é “o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e
que lhe determinam a conduta e a concepção moral”.
2° Em termos espirituais e
morais, como o homem e a mulher foram criados?
Resp: À “imagem” e “semelhança”
do Criador.
3° O que o homem perdeu ao
pecar?
Resp: Perdeu a semelhança moral
com o Criador.
4° A salvação é por mérito
humano ou é um dom de Deus?
Resp: A salvação é um dom de
Deus.
5° O que acontece com nosso
caráter quando aceitamos, pela fé, a Jesus como nosso Salvador?
Resp: É transformado e
convertido pelo poder do Espírito Santo.
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
A formação do Caráter
Cristão
Propósito do trimestre
A sociedade contemporânea sofre a ausência de referências éticas. Nas
esferas públicas, parece não haver muitas pessoas de caráter ilibado, o que não
significa ser uma verdade. Mas há ações sub-reptícias a reforçarem uma sensação
de que a maioria das pessoas da esfera do poder é corrupta. Nessa perspectiva,
a presente lição tem o objetivo de apresentar ao povo de Deus o testemunho das
Sagradas Escrituras a respeito do caráter das diversas pessoas que o Senhor
usou numa época e cultura específicas para manifestar sua vontade ao mundo. E,
consequentemente, convidar a Igreja a refletir sobre o caráter e as virtudes do
Reino de Deus na sociedade atual.
As Escrituras sagradas testemunham que a causa desse caos espiritual é a
deformidade da natureza humana por intermédio do pecado original. No Jardim do
Éden, o ser humano caiu. Embora a imagem de Deus tenha permanecido nele, o
caráter e a personalidade do ser humano foram bastante degradados.
Sobre o conceito de caráter
Segundo a psicóloga Ana Lúcia Santana, o caráter é um traço da
personalidade. Enquanto esta, de acordo com o Dicionário Houaiss, é a
“qualidade ou condição de ser uma pessoa”, determinada por “um conjunto de
qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral”; aquele que diz
respeito ao modo de agir do indivíduo, seu temperamento, os aspectos bons ou
maus que expõem o seu comportamento e valores particulares. Logo, o caráter é o
resultado de um processo que se inicia desde a mais tenra idade, perpassa a
infância, a adolescência, a juventude e, assim, estabelece a maturidade na vida
adulta. De modo que o convívio com a família, a igreja local, a escola e a
sociedade torna-se a plataforma para a formação do caráter humano.
A formação do caráter
cristão
O cristão, ou melhor, o discípulo de Jesus é uma pessoa que teve um
encontro com Cristo. A partir desse encontro, de degradado, o caráter do
outrora pecador sofre um processo de metanoia, ou seja, uma transformação
radical no modo de pensar e agir. Nesse sentido, as Escrituras Sagradas são uma
fonte donde brota exemplos preciosos de pessoas comuns que tiveram o caráter
transformado por Deus quando do processo desse encontro pessoal com o Pai
Celestial.
É uma experiência maravilhosa adentrarmos as páginas sagradas a fim de
contemplarmos a beleza da formação do caráter cristão. Bom trimestre!
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