Por:Thomas C. Simcox
De
todas as celebrações de Pessach (a Páscoa judaica), apenas uma foi a
verdadeira. Ela aconteceu mais de 34 séculos atrás, quando o Deus de Abraão, de
Isaque e de Jacó estava fazendo os preparativos para libertar Seu povo
escolhido da escravidão no Egito.
O
Senhor havia enviado Moisés e seu irmão Arão a Faraó para exigir que fosse
permitido aos israelitas irem para o deserto a fim de adorá-lO. Faraó se
recusou a dar a permissão. Então, Deus atacou o Egito com nove pragas
devastadoras. Mesmo assim, Faraó ainda se recusou a permitir que os israelitas
deixassem o Egito.Então, Deus falou a Moisés: “Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Então, vos deixará ir daqui; quando vos deixar, é certo que vos expulsará totalmente” (Êxodo 11.1).
Deus, como sempre, fez como havia prometido. A décima praga é a chave para o feriado de Pessach porque envolve o cordeiro pascal.
A décima praga foi a morte de todos os primogênitos machos, tanto seres humanos quanto animais. E, diferentemente das nove pragas anteriores, que nunca afetaram Gósen, onde moravam os israelitas, essa praga afetaria a todos.
O Senhor também usou a décima praga para ensinar aos israelitas o princípio bíblico da redenção por meio de um substituto. Ele disse a Moisés: “Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu” (Êxodo 13.2). Se os israelitas deixassem de seguir as instruções de Deus, esses primogênitos morreriam, juntamente com os primogênitos dos egípcios.
Deus disse aos israelitas que escolhessem um cordeiro ou um cabrito, macho, jovem, (um por família), no décimo dia do mês de nisan e observassem seu cordeiro durante três dias para se assegurarem de que ele era “sem defeito” (Êx 12.5). Depois, as instruções foram: “e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem” (Êxodo 12.6-7).
O Senhor também lhes disse: “naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura” (Êxodo 12.8-9).
Deus não estava interessado nas preferências pessoais deles com relação ao preparo dos alimentos. Os cordeiros deveriam ser preparados de acordo com o que Deus falasse, e nada dos animais deveria ser guardado. “Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis” (Êxodo 12.10).
Naquela noite, com o sangue na verga de suas portas, o povo judeu sentou-se em suas casas e comeu o cordeiro pascal. Eles não deveriam sair das casas. Quando Deus via o sangue nas portas, Ele protegia aquela família do destruidor que passou pela terra à meia-noite (Êx 12.29). Onde não havia sangue, os primogênitos machos daquelas famílias do Egito, inclusive a do Faraó, morreram.
O julgamento deu a vitória ao Deus de Israel e expôs a impotência dos ídolos e falsos deuses do Egito.
Os elementos-chave da Páscoa original eram o cordeiro assado, ervas amargas e pão sem fermento. Os sêderes (ceias pascais) de hoje são muito diferentes. O cordeiro é substituído pelo osso da canela (parte da perna abaixo do joelho) de um cordeiro, chamado zerah em hebraico. As ervas amargas permanecem, bem como o pão sem fermento (matzoh). Mas outros elementos foram acrescentados, e o feriado foi transformado de um tempo sóbrio de apreensão em uma celebração alegre de libertação.
A principal mensagem de Pessach, logicamente, é a redenção. É sobre o plano de Deus para redimir Israel da escravidão. Todavia, ela contém paralelos maravilhosos para a cristandade:
1. O
cordeiro foi observado durante três dias para se certificarem de que ele era
perfeito, sem nenhum defeito.
Jesus foi cuidadosamente observado durante Seus
três anos de ministério na terra e foi declarado inocente pelo governador
romano, Pôncio Pilatos, que afirmou: “eu não acho nele crime algum” (Jo
19.6). João Batista, um levita, disse de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo!‘ (João 1.29).
2.
Imediatamente após a Páscoa, é celebrada a festa de sete dias dos Pães Asmos
(sem fermento).
Na Bíblia, o fermento representa o pecado. Portanto, durante
estes sete dias, o povo judeu observador da Lei se abstém de comer todos os
produtos que contêm um agente levedador, como o fermento. A Escritura ensina
que Jesus, o Deus-Homem, era perfeito – sem defeito, sem pecado – tornando-se o
perfeito sacrifício para um Deus santo e justo.
3.
Finalmente, vem o feriado dos Primeiros Frutos (Primícias, Lv 23.9-14).
De
acordo com a Bíblia, essa festa deveria ser observada “no dia imediato ao
sábado” (Levítico 23.12). Embora haja algum desacordo quanto ao que essa
instrução significa, a festa das Primícias claramente cai durante Pessach.
No cristianismo, essa festa é associada à ressurreição de Cristo. Como escreveu
o Apóstolo Paulo:
“Mas,
de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que
dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a
ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim
também todos serão vivificados em Cristo” (1 Coríntios 15.20-22).
(Thomas C. Simcox — Israel My Glory
— Chamada.com.br).
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