LIÇÕES BÍBLICAS CPAD / ADULTOS
Título: O
Caráter do Cristão — Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Comentarista:
Elinaldo Renovato
TEXTO ÁUREO: “[...]
porque, aonde quer que tu vás, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali
pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt
1.16).
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Apresentar um resumo da história de Rute;
II. Mostrar o cuidado de Noemi e o caráter de Rute;
III. Explicar como Rute entrou na genealogia de Jesus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na
lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter bondoso e fiel de Rute. Ela se
recusou a abandonar sua sogra, viúva e sem nenhum recurso financeiro. Rute
escolheu ajudar Noemi e seguir o seu Deus. Ela trabalhou nos campos recolhendo
espigas para sustentar sua sogra e para sobreviver. Esse era um trabalho
honesto, porém nada fácil para uma mulher sozinha. Sua história revela seu
caráter bondoso e fiel ao Deus de Israel e à sua sogra. Aprendemos com seu
perfil que o amor e a bondade são capazes de mudar a história de uma pessoa.
Pois, essa gentia, que não fazia parte do povo de Deus, entrou na genealogia de
Jesus.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o
caráter de uma jovem estrangeira, que se tornou uma das mulheres mais
admiráveis da Bíblia. Trata-se de Rute, uma moça moabita, que se casou com um
jovem hebreu, contrariando os costumes e os preceitos legais de seu povo. A
narrativa do livro que tem o seu nome mostra que Deus é soberano, onipotente,
e, ao mesmo tempo, misericordioso e amoroso. O livro de Rute é considerado umas
das mais belas peças da literatura universal.
1. Uma estrangeira.
O nome Rute significa “amizade”.
Ela era moabita. Um fato histórico tornou os moabitas adversários de Israel.
Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo seu território quando se
deslocava em direção a Canaã, e precisava passar pelo território de Moabe, sob
a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles foram hostis. Por isso, Deus determinou
que nem moabitas nem amonitas poderiam fazer parte da “congregação do Senhor”,
ou do povo de Israel, “nem ainda a sua décima geração” (Dt 23.3-6; Ne 13.2).
Essa é a origem étnica de Rute. Se houvessem sido observados os preceitos da
Lei, ela jamais poderia fazer parte da linhagem do povo de Israel.
2. Como Rute vinculou-se a uma família israelita.
Uma família judaica teve que sair
de Belém para escapar da seca que assolava a região. Eram eles: Elimeleque,
Noemi (ou Naomi, que significa “agradável”), sua esposa, e os dois filhos,
Malom e Quiliom. Emigraram para a terra de Moabe, onde havia alimento.
Contrariando os costumes da família, os dois filhos casaram com jovens moabitas.
Malom casou-se com Rute; Quiliom casou-se com Orfa. Não se sabe quanto tempo
viveram com suas esposas. Os três homens faleceram deixando três mulheres sem
amparo (Rt 1.1-5). Uma seca e três óbitos mudaram a história dessas pessoas.
3. Em direção à terra de Judá.
Dez anos depois, Deus concedeu a
bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a viúva de Elimeleque convidou
suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém, onde havia pão (Rt 1.7).
Belém (hb. Beth-Lehem, significa “Casa do Pão”).
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, Rute era moabita. Por
isso, é importante que você utilize o subsídio abaixo para explicar aos alunos
a origem desse povo.De acordo com Gênesis 19.30-38, os moabitas descendiam de Moabe, filho de Ló, que era sobrinho de Abraão, como resultado de uma relação incestuosa com a filha mais velha de Ló. A narrativa, entretanto, indica que os israelitas e moabitas eram semitas e parentes de sangue, e isto é confirmado pelo fato de que a língua dos moabitas está intimamente relacionada à dos hebreus. Os sinais da inscrição de 34 linhas na Pedra Moabita correspondem aos sinais de inscrição de Siloé de Ezequias, e mostra que as duas línguas são da mesma descendência semítica. A similaridade de alguns costumes também indica o mesmo parentesco. Moabe é representada em Êxodo 15.15 como já sendo um povo poderoso quando Israel saiu do Egito.
A terra que veio a ser conhecida como Moabe era, até onde sabemos originalmente, habitada por um povo conhecido por sua grande estatura, que a Bíblia chama de refains (Dt 2.10,11). Eles foram citados pelos moabitas que os expulsaram, como ‘emis’ os ‘terríveis’ ou ‘ameaçadores’. Eles são citados em Gênesis 14.5 como habitantes de Savé-Quiriataim.
Durante o período dos juízes de Israel, em que a nação ficou enfraquecida, os moabitas prosseguiram para o norte, a partir do rio Arnom até vários quilômetros ao norte do extremo do mar Morto, atravessando o rio Jordão até Jericó. Os israelitas foram oprimidos por Eglom, rei de Moabe, durante 18 anos até este ser assassinado pelo juiz Eúde (Jz 3.12-30). As campanhas do rei Saul na Transjordânia incluíram a derrota de Moabe (1Sm 12.9). Quando Davi fugiu de Saul, ele levou seus pais até o rio de Moabe, para que estivessem protegidos. Talvez este simpatizasse com Davi por causa de Rute, a bisavó moabita de Davi. Durante os reinados de Davi e Salomão, Moabe esteve sob o domínio de Israel (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2009, p.1296).
Belém
Situa-se a mais ou menos oito
quilômetros a sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada por exuberantes
campos de oliveira. Suas colheitas eram abundantes. A vinda de Rute e Noemi a
Belém era certamente parte do plano de Deus porque nesta cidade nasceria Davi
(1Sm 16.1), e, como foi predito por Miqueias (5.2). Jesus Cristo também viria
ao mundo lá. Esta mudança, então, era mais do que mera conveniência para Rute e
Noemi. Ela tinha como propósito o cumprimento das Escrituras. Para conhecer
mais leia, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p.357
II. O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
1. Um
amor sincero e profundo.
Noemi sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes
o quanto seria difícil estar com ela, e insistiu para que voltassem às suas
famílias. “Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua
sogra; porém Rute se apegou a ela” (Rt 1.14).
2. O
caráter amoroso de Rute.
Orfa, viúva de Quiliom, “beijou a sua sogra”, despediu-se, e foi embora
para sua família, e “aos seus deuses” (Rt 1.15). Mas Rute demonstrou outra
atitude. Preferiu acompanhar sua amada sogra.
a) Um caráter amoroso e
confiante. “Disse, porém, Rute: Não me instes
para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu vás, irei eu e,
onde quer que pousares à noite, ali me pousará [...]” (Rt 1.16a). Como
verdadeira serva de Deus, Rute demonstrou ter um caráter agradecido e generoso.
Ela tomou a decisão consciente de estar ao lado de Noemi, em qualquer lugar e
em qualquer circunstância. Ela amava de verdade.
b) Um caráter fortalecido
na fé em Deus. Com toda a certeza, Rute se converteu ao Senhor.
Em sua declaração de amor a Noemi, ela disse com toda a convicção: “[...] o teu
povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1.16b). Essa decisão mostra a
sua fé em Deus (Hb 11.1). Rute não imaginava o que poderia lhe acontecer, mas
ficou ao lado de Noemi, como vendo o invisível, sob a mão de Deus.
c) Um caráter decidido e
firme. Rute afirmou diante da sua
sogra, amiga e irmã de fé sua decisão consciente: “Onde quer que morreres,
morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor e outro tanto, se
outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo ela, pois, que de todo
estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso” (Rt 1.17,18). Uma
lição de grande valor para os dias atuais, quando muitos que se dizem cristãos,
desistem de seguir a Cristo por causa dos desafios, das lutas e provações.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
No mundo antigo, não havia quase
nada pior do que ser uma viúva. Muitas pessoas tiravam vantagem das viúvas ou
as ignoravam. Elas eram quase sempre atingidas pela pobreza. Portanto, a lei de
Deus ordenava que o parente mais próximo do marido falecido cuidasse da viúva.
Mas Noemi não tinha parentes em Moabe, e não sabia se alguns dos parentes do
marido estavam vivos em Israel.Mesmo em uma situação desesperadora, Noemi teve uma atitude altruísta. Embora ela tenha decidido voltar para Israel, encorajou Rute e Orfa a permanecerem em Moabe e recomeçarem suas vidas, mesmo que isto trouxesse dificuldades para ela.
Belém ficava a aproximadamente oito quilômetros a sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada por oliveiras e campos verdejantes. Suas colheitas eram abundantes. Certamente, o retorno de Rute e Noemi a Belém foi parte do plano de Deus, porque nesta cidade nasceria Davi (1Sm 16.1). Como previsto pelo profeta Miqueias (Mq 5.2), Jesus Cristo também nasceria neste lugar. Portanto, esta mudança foi mais do que mera conveniência para Rute e Noemi. Ela propiciou o cumprimento das Escrituras (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.422).
III. COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
1. Rute chega a Belém.
Ao chegar a Belém, Rute viu a admiração do povo pela condição em que sua
sogra retornou à sua terra. Diz o texto: “[...] e sucedeu que, entrando elas em
Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande
amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez
tornar; por que, pois, me chamareis Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim,
e o Todo-Poderoso me tem afligido tanto” (Rt 1.19-21). Noemi quer dizer
“agradável”, enquanto Mara significa “amargurada”. Este era o sentimento que
enchia o coração de Noemi. Elas chegaram a Belém “no princípio da sega das
cevadas” (Rt 1.22).
2. Rute atrai a atenção de Boaz.
Rute era uma mulher trabalhadora.
Não comia “o pão da preguiça” (Pv 31.27). Ao chegar a Belém, não esperou que
Noemi sugerisse algum trabalho para sua manutenção. Ela tomou a iniciativa de
procurar um serviço (Rt 2.2). Por direção de Deus, Rute foi rebuscar espigas no
campo de Boaz, “que era da geração de Elimeleque” (Rt 2.3). Ao vê-la, Boaz
perguntou ao chefe dos segadores quem era ela (Rt 2.5). O homem respondeu que
era Rute, a moça moabita que voltou com Noemi (Rt 2.6). Encantado com a beleza
da moça e admirado por sua história, Boaz falou benignamente a Rute; e disse
que tomara conhecimento de seu gesto amoroso para com Noemi (Rt 2.8-13). Foi
amor à primeira vista.
3. Rute casa com Boaz.
Boaz procedeu de acordo com a
lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se com Rute. E declarou:
“[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para
suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para que o nome do falecido
não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar: disto sois
hoje testemunhas” (Rt 4.10). O povo que compareceu à cerimônia ficou feliz com
o casamento (Rt 4.11,12). Assim, ela entrou na genealogia de Jesus (Mt 1.5).
SÍNTESE DO TÓPICO (III): Rute,
pela graça divina, veio fazer parte da linhagem do Messias.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Rute era uma moabita, mas isto
não a impediu de adorar o verdadeiro Deus, nem fez com que Ele rejeitasse e
deixasse de abençoá-la grandemente. Os judeus não eram o único povo que Deus
amava. O Senhor escolheu os judeus para ser o povo através do qual o resto do
mundo viria a conhecê-lo. Isto se cumpriu quando Jesus Cristo nasceu como um
judeu. Através dele, o mundo inteiro pode conhecer a Deus. Atos 10.35 diz que
‘lhe é agradável aquele que, em qualquer nação o teme e faz o que é justo’.
Deus aceita todos os que o adoram; Ele opera através das pessoas,
independentemente de sua raça, sexo ou nacionalidade. O livro de Rute é um
exemplo perfeito da imparcialidade de Deus. Embora Rute pertença a uma raça freqüentemente
desprezada por Israel, ela foi abençoada por causa de sua fidelidade. Ela se
tornou a bisavó do rei Davi e uma ancestral direta de Jesus. Ninguém deve se
sentir desqualificado para servir a Deus por motivos de raça, sexo ou
nacionalidade. E Deus pode usar toda e qualquer circunstância para edificar seu
reino (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.422).
CONCLUSÃO
A história de Rute demonstra de
forma clara como Deus criou o homem, na perspectiva de um plano de salvação
para todas as pessoas, em todos os lugares, independente de sua nacionalidade,
de sua cor ou condição social. Pela lógica humana, jamais uma mulher moabita
faria parte da linhagem santa, da qual nasceu o Messias de Israel, o Salvador
do mundo. O amor de Deus está além de toda a compreensão humana.
A respeito de Rute, uma mulher
digna de confiança, responda:
1° Que significa o nome Rute?
Resp: O nome Rute significa “amizade”.
2° Por que os moabitas não podiam entrar na
congregação de Israel?
Resp: Por não terem permitido o povo de Israel passar por suas terras, em
direção a Canaã.
3° Qual a diferença entre a decisão de Rute e a de
Orfa quanto a Noemi?
Resp: Orfa chorou, beijou a sogra, e voltou aos seus deuses; Rute chorou, mas
preferiu ficar ao lado de Noemi.
4° Como Rute mostrou que se converteu a Deus?
Resp: Quando disse a Noemi: “[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o
meu Deus”.
5° Que significado tem a inclusão de Rute, a
moabita, na genealogia de Jesus?
Resp: Demonstra que Deus não é Deus apenas de Israel, mas é “Senhor do céu e
da terra”.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Rute, uma mulher digna de confiança
A quarta mulher a ser destacada neste contexto é Rute (v.5). Há uma curiosidade bíblica interessante. O esposo remidor de Rute, Boaz, era filho de Raabe. O que faz com que na genealogia de Jesus, Rute e Raabe se aproximem sobremaneira. Entretanto, o que se destaca na história de Rute — sobretudo, num contexto onde a identidade cultural e nacional de Israel estava sendo formada, pois à época em que se passa a história de Rute Israel ainda não era uma nação (e não por acaso o livro de Rute está alocado entre Juízes e 1 Samuel, fazendo uma espécie de transição literária) — é a jovem moabita ser uma estrangeira que rejeitou os deuses particulares para se converter ao Deus de Israel. O texto a destacar essa maravilhosa decisão está em Rute 1.16, quando da fala da jovem moabita à sua sogra Noemi: “Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousará eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.
Ao lado de Tamar, Raabe e Bete-Seba, Rute mostra o aspecto universal da obra de redenção de Deus para a humanidade. Eis a história de salvação!
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