Lições Bíblicas
CPAD / Jovens e Adultos
Data: 11 de
Maio de 2014
TEXTO ÁUREO: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros
para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”
(Ef 4.11).
VERDADE PRÁTICA: O dom do
apostolado foi concedido por Deus à igreja com o propósito de expandir o
Evangelho de Cristo.
INTERAÇÃO
Prezado professor, já estudamos nas lições
anteriores os dons espirituais de poder, de elocução e de revelação. A partir
da lição desta semana você terá a oportunidade ímpar de estudar e ensinar a
respeito dos dons ministeriais. Estes dons se encontram relacionados em Efésios
4.11. Estas dádivas divinas são igualmente importantes e necessárias para que a
igreja cumpra a sua missão neste mundo e os crentes cresçam “na graça e
conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo” (2Pe 3.18). Sabemos que
o ministério apostólico, segundo os moldes do colégio dos doze, não existe
mais, todavia o dom ministerial descrito em Efésios 4.11 continua em plena
vigência. Por isso precisamos orar para que Deus levante apóstolos a fim de que
o Evangelho seja pregado a todas as nações.
OBJETIVOS: Após esta aula, o
aluno deverá estar apto a:
1. Analisar
biblicamente o colégio apostólico.
2. Descrever o
ministério apostólico de Paulo.
3. Conscientizar-se
a respeito da apostolicidade atual.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor,
para introduzir a lição de forma dinâmica, faça a seguinte indagação: “Quais
são os dons ministeriais?” Ouça os alunos com atenção e em seguida leia a
relação descrita em Efésios 4.11. Depois, utilizando o quadro abaixo, explique
a respeito do termo apóstolo e faça um pequeno resumo a respeito deste dom.
Enfatize que Deus continua levantando apóstolos em nosso tempo. Conclua orando
para que o Senhor distribua este dom entre os seus alunos.
Palavra Chave: apóstolo: Do gr. apóstolos, enviado.
INTRODUÇÃO
A
partir da lição desta semana estudaremos os Dons Ministeriais
distribuídos por Deus à sua Igreja, objetivando desenvolver o caráter cristão
da comunidade dos santos, tornando-o semelhante ao de Cristo (Ef 4.13). De
acordo com as epístolas aos Efésios e aos Coríntios, são cinco os dons
ministeriais concedidos por Deus à Igreja: apóstolos, profetas, evangelistas,
pastores e doutores (1Co 12.27-29). Veremos o quanto esses
ministérios são necessários à vida da igreja local para cumprir a missão
ordenada pelo Senhor ante o mundo e, simultaneamente, crescer “na graça e
conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3.18). Mostrando a
sequência de Efésios 4.11, iniciaremos o estudo pelo dom ministerial de
apóstolo.
I. O COLÉGIO APOSTÓLICO
1. O termo “apóstolo”.
Dicionário Bíblico Wycliffe informa que o
termo grego apóstolos origina-se do verbo apostellein, que
significa “enviar”, “remeter”. A palavra apóstolo, portanto, significa “aquele
que é enviado”, “mensageiro”, “oficialmente comissionado por Cristo”. Ao longo
do Novo Testamento, o verdadeiro apóstolo é enviado por Cristo igualmente como
o Filho foi enviado pelo Pai com a missão de salvar o pecador com autoridade,
poder, graça e amor. O verdadeiro apostolado baseia-se na pessoa e obra de
Jesus, o Apóstolo por excelência (Hb 3.1).
2. O colégio apostólico.
Entende-se
por colégio apostólico o grupo dos doze primeiros discípulos de Jesus
convidados por Ele a auxiliarem o seu ministério terreno. O Salvador os separou
e nomeou. Os primeiros escolhidos não eram homens perfeitos, mas foram
vocacionados a levar a mensagem do Evangelho a todo o mundo (Mt 28.19,20; Mc
16.15-20). De acordo com Stanley Horton, eles foram habilitados a exercer “o
ministério quando do estabelecimento da Igreja” (At 1.20,25,26). Em outras
palavras, os doze apóstolos constituíram a base ministerial para o
desenvolvimento e a expansão da Igreja no mundo. Mas antes, como nos mostra a
Palavra de Deus, receberam o batismo com o Espírito Santo (Lc 24.49; At 1.8;
2.1-46).
3. A singularidade dos doze.
Aqui
é importante ressaltar que o apostolado dos doze tem uma conotação bem singular
em relação aos demais encontrados em Atos e também nas epístolas paulinas.
a) Eles foram convocados pessoalmente pelo Senhor. Multidões seguiam
Jesus por onde Ele passava (Mt 4.25), e muitos se tornavam seguidores do
Mestre. Mas para iniciar o trabalho da Grande Comissão, apenas doze foram
convocados pessoalmente por Ele (Mt 10.1; Lc 6.13).
b) Andaram com Jesus durante todo o seu ministério. Desde o batismo
do Senhor até a crucificação, os doze andaram com o Mestre, aprenderam e
conviveram com Ele (Mc 6.7; Jo 6.66-71; At 1.21-23).
c) Receberam autoridade do Senhor (Jo 20.21-23). Os doze receberam
de Jesus um mandato especial para prosseguirem com a obra de evangelização.
Eles foram revestidos de autoridade de Deus para expulsar os demônios, curar os
enfermos e pregar o Evangelho à humanidade (Mc 16.17,18; cf. At 2.4).
SINOPSE DO TÓPICO (I): O verdadeiro apostolado é centrado única e exclusivamente em Jesus
Cristo, pois Ele é o Apóstolo enviado pelo Pai.
II. O APÓSTOLO PAULO
1. Saulo e sua conversão.
Saulo
foi um judeu de cidadania romana, educado “aos pés de Gamaliel”, e também um
importante mestre do judaísmo (At 22.3,25). Ele era intelectual, fariseu e foi
perseguidor dos cristãos. Entretanto, a caminho de Damasco, em busca dos
cristãos que haviam fugido devido à perseguição em Jerusalém, e com carta de
autorização para prendê-los, Saulo teve uma experiência com o Cristo ressurreto
(At 9.1-22). A sua vida foi inteiramente transformada a partir desse encontro
pessoal com Jesus. De perseguidor, passou a perseguido; de Saulo, o fariseu, a
Paulo, o apóstolo dos gentios.
2. Um homem preparado para servir.
Dos
vinte e sete livros do Novo Testamento, treze foram escritos pelo apóstolo
Paulo. Quão grande tratado teológico encontramos em sua Epístola aos Romanos! O
seu legado teológico foi grandioso para o cristianismo. Mas para além da
intelectualidade teológica, o apóstolo dos gentios levou uma vida de sofrimento
por causa da pregação do Cristo ressurreto. Eis a declaração apostólica que
denota tal verdade: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”
(2Tm 4.7).
3. “O menor dos apóstolos”.
O
apóstolo Paulo não pertencia ao colégio dos doze. Ele não andou com Jesus em
seu ministério terreno nem testemunhou a ressurreição do Senhor — requisitos
indispensáveis para o grupo dos doze (At 1.21-23). Humildemente, o apóstolo
reconheceu que não merecia ser assim chamado, pois considerava-se um
“abortivo”, como que nascido fora de tempo, o menor de todos (1Co 15.8,9).
Entretanto, o Senhor se revelou a ele ressurreto (At 9.4,5) e ensinou-lhe todas
as coisas. O apóstolo recebeu o Evangelho diretamente do Senhor (Gl 1.6-24; 1Co
11.23). Embora o colégio apostólico tenha reconhecido o apostolado paulino (Gl
2.6-10; 2Pe 3.14-16), as igrejas plantadas por ele eram o selo do seu
ministério apostólico (1Co 9.2).
SINOPSE DO TÓPICO (II): Paulo viu o Cristo ressurreto. Esta era a sua credencial apostólica.
III. APOSTOLICIDADE ATUAL (Ef 4.11)
1. Ainda há apóstolos?
No
sentido estrito do termo, e de acordo com a sua singularidade, apóstolos como
os doze não mais existem. A Palavra de Deus diz que durante o milênio, os doze
se assentarão sobre tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28). Os
seus nomes também estarão registrados nos doze fundamentos da cidade santa (Ap
21.12-14). Logo, o colégio apostólico foi formado por um grupo limitado de
discípulos, não havendo, portanto, uma sucessão apostólica.
2. Apóstolos fora dos doze.
A
carta aos Efésios apresenta a vigência do dom ministerial de apóstolo. O
teólogo Stanley Horton informa-nos que “o Novo Testamento indica que havia
outros apóstolos que também haviam sido dados como dons à Igreja. Entre estes
se acham Paulo e Barnabé (At 14.4,14), bem como os parentes de Paulo, Andrônico
e Júnia (Rm 16.7)”. Ao longo do Novo Testamento, e no primeiro século da
Igreja, o termo apóstolo recebeu um significado mais amplo, de um dom
ministerial distribuído à igreja local (Dicionário Vine).
3. O ministério apostólico atual.
Não
há sucessão apostólica. Esta é uma doutrina formada pela igreja romana e,
infelizmente, copiada por algumas evangélicas para justificar a existência do
poder papal. O ministério dos doze não se repete mais. O que há é o ministério
de caráter apostólico. Atualmente, missionários enviados para evangelizar povos
não alcançados pelo Evangelho são dignos de serem reconhecidos como verdadeiros
apóstolos de Cristo. Homens como John Wesley, William Carey (cognominado “pai
das missões modernas”), Hudson Taylor, D. L. Moody, Gunnar Vingren, Daniel
Berg, “irmão André” e tantos outros, em tempos recentes, foram verdadeiros
desbravadores apostólicos. Cidades e até países foram impactados pela
instrumentalidade desses servos de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO (III): Segundo Efésios 4.11 o dom ministerial de apóstolo está em plena
vigência na igreja atual.
CONCLUSÃO
Nos
moldes do colégio dos doze, o ministério apostólico não existe atualmente.
Entretanto, o dom ministerial de apóstolo citado por Paulo em Efésios 4.11 está
em plena vigência. Pastores experimentados, evangelistas e missionários que
desbravaram os rincões do nosso país ou em países inimigos do Evangelho, são
pessoas portadoras desse dom ministerial. São os verdadeiros apóstolos da
Igreja de Cristo hoje.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
HORTON,
Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12
ed., RJ: CPAD, 2012.
HORTON, Stanley M. (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1 ed., RJ: CPAD, 1996.
HORTON, Stanley M. (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1 ed., RJ: CPAD, 1996.
EXERCÍCIOS
1. Segundo as
epístolas aos Efésios e aos Coríntios, quantos e quais são os dons
ministeriais?
R. São cinco dons: Apóstolos, profetas,
evangelistas, pastores e doutores.
2. De acordo com o
Dicionário Bíblico Wycliffe, defina o termo grego apóstolos.
R. Apóstolos origina do verbo apostellein que diz
respeito a “enviar”, “remeter”.
3. Qual era a
cidadania do apóstolo Paulo?
R. Ele era judeu de cidadania romana.
4. De acordo com a
lição, ainda existem apóstolos?
R. Nos moldes do colégio dos doze, o ministério
apostólico não existe mais. Todavia o dom ministerial de apóstolo citado em
Efésios 4.11 está em plena vigência.
5. Na atualidade,
quem são os verdadeiros apóstolos?
R. Os missionários.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
“Jesus
é o supremo Sumo Sacerdote e Apóstolo (Hb 3.1). A palavra apóstolo era usada,
no entanto, para qualquer mensageiro nomeado e comissionado a algum propósito.
Epafrodito foi um mensageiro (apóstolo) nomeado pela igreja em Filipos e
enviado a Paulo (Fp 2.25). Os companheiros de Paulo eram os mensageiros
(apóstolos) enviados pelas igrejas e por elas comissionados (2Co 8.23).
Os
doze, apenas, eram apóstolos específicos. Depois de uma noite em oração, Jesus
os escolheu do meio de um grupo de discípulos e os chamou apóstolos (Lc 6.13).
Pedro recomendou que os doze tinham um ministério e supervisão especiais (At
2.20,25,26), provavelmente tendo em mente a promessa de que eles futuramente
julgariam (governariam) as 12 tribos de Israel (Mt 19.28). Sendo assim, nenhum
apóstolo foi escolhido, depois de Matias, para estar entre os doze. Nem foram
nomeados substitutos, quando estes foram martirizados. Na Nova Jerusalém há
apenas 12 alicerces, com os nomes dos 12 apóstolos inscritos neles (Ap 21.14).
Os doze, portanto, eram um grupo limitado, e realizavam uma função especial na
pregação, no ensino e no estabelecimento da Igreja, além de testificar da
ressurreição de Cristo, com poder. Ninguém mais pode ser um apóstolo no sentido
em que eles foram” (HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no
Antigo e Novo Testamento. 12 ed., RJ: CPAD, 2012, p.287).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
“APÓSTOLO
Os
apóstolos foram testemunhas oculares das atividades de Jesus na terra e
consequentemente testificaram que Jesus era o Senhor ressurreto (Lc 24.45-48;
1Jo 1.1-3). Os pré-requisitos para a substituição apostólica nesta função única
são dados em At 1.21,22. A lista de apóstolos de Lucas (Lc 6.14-16; At 1.13)
corresponde à lista dos doze dadas em Mateus 10.2-4 e Marcos 3.16-19. Mateus
lista os discípulos aos pares, supostamente como enviados por Jesus. Tadeu (em
Mateus e Marcos) era idêntico a Judas o filho de Tiago (em Lucas). Pedro, Tiago
e João formavam um círculo íntimo dentre os doze, e estavam presentes no
episódio da transfiguração (Mt 17.1-9; Mc 9.2-10; Lc 9.28-36) e no Getsêmani
(Mt 26.36-46; Mc 14.32-42; Lc 22.39-46). Os doze foram selecionados para ser os
companheiros de Jesus e proclamar o Evangelho (Mc 3.14). Durante o ministério
de Jesus, os doze serviram como seus representantes, uma função compartilhada
por outros (Lc 10.1).
Aparentemente,
a posição dos apóstolos não foi fixada permanentemente antes da ressurreição
(Mt 19.28-30; Lc 22.28-34; cf. Jo 21.15-18). O Cristo ressurreto fez deste
grupo seleto de testemunhas do seu ministério e ressurreição, apóstolos e
testemunhas permanentes de que Ele é o Senhor, os comissionou como
missionários, os instruiu a ensinar e batizar (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; Lc
24.46-48), e completou o processo com o envio do Espírito Santo no Pentecostes
(Lc 24.49; At 1.1-8; 2.1-13). No período inicial, os 12 apóstolos eram os
únicos ensinadores e líderes da igreja, e outros ofícios foram derivados deles
(At 6.1-6; 15.4). O apostolado não implicava em uma liderança permanente.
Embora Pedro tenha iniciado missões aos judeus (Atos 2) e aos gentios (At 10.1
— 11.18), Tiago o substituiu como líder entre os judeus, e Paulo como líder
entre os gentios.
Os
membros da igreja são sacerdotes, reis, servos de Deus e santos que usam seus
dons para a edificação da igreja como um todo (1Co 12.1-11; 1Pe 2.9; Ap 1.6;
5.8,10; 7.3) e, como os apóstolos, são mediadores de Cristo (Mt 25.40,45; Mc
9.37; Lc 9.48) e reinarão com Ele (Ap 3.21).
Os
apóstolos, porém, através do testemunho de sua palavra, sempre serão a norma e
os arautos do fundamento sobre o qual Cristo edifica a sua igreja (Ef 2.20; Ap
18.20; 21.14). Os apóstolos são as primeiras dádivas de Cristo para a sua
igreja (Ef 4.11) e os ministros estabelecidos por Deus na igreja (1Co 12.28,29)”
(PFEIFFER, Charles F.; REA, John; VOS, Howard F. (Eds.). Dicionário Bíblico
Wydiffe. 1 ed., RJ: CPAD, 2009, p.162).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
O Apóstolo
Estudamos
a respeito dos dons espirituais de locução, poder e revelação nas primeiras
cinco lições. A partir desta, trataremos dos dons ministeriais relacionados em
Efésios 4.11: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. O
primeiro dom listado por Paulo é o de apóstolo, vamos começar nosso estudo por
ele. A primeira indagação que, em geral, fazemos quando estudamos a respeito
deste dom ministerial é: “Ainda existem apóstolos?” Primeiro precisamos da
definição do vocábulo que significa literalmente enviado. De certa forma, todos
os crentes são enviados a pregar as Boas-Novas.
O
colégio apostólico foi único. Ele foi formado por Jesus no momento da escolha
dos Doze que receberam o nome de enviados. Como homem perfeito, Jesus tinha
consciência de que não poderia realizar sua missão sozinho.
Para
ser apóstolo, um dos requisitos era ter estado pessoalmente com Cristo.
Atualmente, de certa forma, todos que creem em Jesus e já tiveram um encontro
com Ele são apóstolos, pois Cristo, antes de ascender aos céus, declarou a
todos os seus discípulos: “Ide por todo o mundo” (Mc 16.15). A Igreja de Jesus
tem uma missão apostólica. O apóstolo é alguém enviado por Jesus Cristo com uma
mensagem especial, servos de Deus separados para uma missão específica,
diferente dos mestres, profetas e evangelistas. Estes receberam o dom
ministerial, descrito em Efésios 4.11. Podemos afirmar que os missionários são
os apóstolos da atualidade. O apostolado não é um título pomposo, especial,
também não é um cargo hierárquico. Ser apóstolo é ter uma missão específica a
cumprir no Reino de Deus.
O
apóstolo Paulo — Paulo teve sérios problemas com os crentes de Corinto, pois
alguns não reconheciam o seu apostolado. Por isso, ele inicia a primeira carta
aos Coríntios, declarando-se apóstolo de Jesus Cristo (1Co 1.1). Paulo enfatiza
que seu chamado se deu “pela vontade de Deus”. Os orgulhosos crentes de Corinto
não aceitavam o apostolado de Paulo pelo fato dele não ter feito parte do
colégio apostólico. Todavia, Paulo teve um encontro pessoal com Cristo no
caminho de Damasco (At 9). Este encontro mudou seu ser. A missão confiada a
Paulo foi dada pelo próprio Senhor Jesus (At 9.15). Os próprios coríntios eram
a marca do apostolado de Paulo. Ele declara isso em 1 Coríntios 9.2.
Apóstolo
e servo — Aprendemos com Paulo que ser apóstolo é ser um servo, um cooperador
de Deus no ministério da reconciliação (2Co 6.1). Quem deseja o dom ministerial
de apóstolo deve seguir os passos de Jesus, estando sempre pronto para servir e
não buscar ser servido.
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