sábado, 13 de julho de 2013

O CRENTE E A FESTA JUNINA

 
I) Origem: A Festa Junina 
É uma celebração brasileira de origem européia, historicamente relacionada com a festa pagã do solstício deverão que era celebrada no dia 24 de junho segundo o calendário Juliano (pré-gregoriano), e cristianizada na Idade média como. Festa de São João.. Ela festeja no Brasil três importantes santos católicos: São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho). Em Portugal,essas festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa, São Pedro no Seixal, São João, no Porto, em Braga e em Almada. Recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João) porque veio de países europeus cristianizados.
A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afrobrasileiras. Festas de São João são ainda celebradas em alguns países europeus (França, Portugal, Irlanda, os países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de SãoJoão e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina), são costumes ainda hoje praticados em festas de São João européias.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste.
Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras.



II ) Significado dos Elementos da Festa Junina:

FOGUEIRAS: Além de ser um elemento de reunião das comunidades e famílias, a fogueira tem outros significados milenares: proteção contra maus espíritos, purificação, agradecimento e homenagem a deuses.

FOGOS DE ARTIFÍCIO: Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta maus espíritos e acorda São João para a festa.

BALÕES: Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos.

LAVAGEM DO SANTO: A tradicional lavagem de São João, no dia 24 de junho, é um batismo simbólico. Segundo a crença popular, no momento da lavagem a água do rio passa a ter poderes de cura. É por isso que os participantes molham os pés, o rosto e outras partes do corpo e guardam um pouco de sua água.

LEVANTAMENTO DO MASTRO: O mastro de São João é fincado no solo e ao seu redor são lançados pedaços de unha, fios de cabelo e sementes, simbolizando o desejo de fertilidade.


CASAMENTO CAIPIRA: Uma das mais divertidas tradições das festas juninas é, sem dúvida, o casamento caipira, também chamado de casório matuto. A representação, em tom de brincadeira, é cheia de malícia e conotações sexuais. A história sofre pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o condenado ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.
Vejamos alguns significados dos objetos usados nessas festas


• Para pensar....

A festa junina é inofensiva ou não? O que Jesus faria em meu lugar? Como posso pensar e agir de acordo com os valores e princípios bíblicos e ensiná-los a esta geração?
A Bíblia diz claramente o quanto irrita ao nosso Deus a adoração a outros deuses. A quadrilha se parece com a festa relatada em Êxodo 32. Arão edificou um altar diante do bezerro de ouro e anunciou: “ Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor: (...) Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra (...) Disse o Senhor a Moisés: Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora para que a minha ira se acenda contra eles, e ou os destrua. Depois farei de você uma grande nação...”

De que lado você, suas crianças e jovens estão: do povo cabeçudo ou do lado da grande nação? Você está em comunhão com Deus ou com os demônios?(1 Co 10:14-24). .Vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. . (ICo 10:21). São estes princípios e outros mais que temos a oportunidade de ensinar aos nossos filhotes nesta época de festas juninas, pois .Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.. 1Co 10.23.


Se você ainda acha que festas juninas são inofensivas, sem perigo, e se tiver paz para comemorá-la e deixar suas crianças se envolverem, vá em frente. Contudo você está tendo oportunidade de conhecer o que Palavra de Deus diz!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário