quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Lição 3 CPAD - 4° Trimestre 2014

 
 
Lições Bíblicas CPAD / 4° Trimestre 2014


TEXTO ÁUREO: “Falou Daniel e disse: Seja Bendito o nome de Deus para todo sempre, porque dele é a sabedoria e a força, ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes” (Dn 1.8).

VERDADE PRÁTICA: Deus intervém na história, pois sua é a terra e os que nela habitam.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Daniel 2.12-23

INTRODUÇÃO
O segundo capítulo do livro de Daniel revela o plano divino para o povo judeu e o gentílico. Deus revelou seu projeto soberano para os governos mundiais e mais uma vez confirmou o reino messiânico. Ao estudarmos esse capítulo veremos o reina da Babilônia atuando como o "dono do mundo" e Nabucodonosor como seu executor. Porém por volta de 604 a.C., no período do apogeu da Babilônia, o rei teve um sonho perturbador que o deixou insone. Por providência divina, Nabucodonosor esqueceu o sonho e, através do Espírito Santo, Daniel o desvendou. Na terceira seção do capítulo dois (vv. 17-22) veremos Deus intervindo na vida do profeta e na de seus amigos. O desenvolvimento desse capítulo mostrará como Deus trabalha nas circunstâncias mais adversas. O nosso Pai atua na história humana para cumprir os seus desígnios!

 
I. O SONHO PERTURBADOR DE NABUCODONOSOR

1. O tempo do sonho (v1).
O primeiro versículo demonstra um aparente conflito de datas. A expressão "segundo ano do reinado de Nabucodonosor" contrasta com os três anos do treinamento de Daniel e de seus companheiros descritos no primeiro capítulo.
Segundo estudiosos do Antigo Testamento, tanto os judeus quanto os babilônios contavam as frações de um ano como ano inteiro. Por isso, a vigência do terceiro ano para a cultura do reino de Judá era o segundo reinado de Nabucodonosor.


 
2. Habilidade dos sábios é desafiada no palácio (2.2).
Ao esquecer-se do sonho, Nabucodonosor desafiou a habilidade dos sábios palacianos em revelar e interpretar o que ele havia sonhado. O sonho perturbou o rei , pois Nabucodonosor suspeitava que a simbologia d que sonhara tinha relação com o reino e com o futuro do império. Naqueles tempos, os reis tinham a pretensão de ser privilegiados com sonhos divinamente inspirados (1 Rs 3.5-15; Gn 20.3) Quando sonhavam requeriam então o trabalho dos sacerdotes adivinhos. Estes serviam a corte e interpretavam os sonhos de seus senhores. Os sacerdotes adivinhos eram também chamados de magos, astrólogos, encantadores ou apenas "caldeus" (Dn 1.4)


3. O fracasso da sabedoria pagã (2.3-13).
Conforme descrito no capítulo dois, percebemos que Nabucodonosor suspeitava da lisura e honestidade de seus magos conselheiros. Será que esses magos se aproveitavam das tragédias para enganar e ameaçar as pessoas com palavras vãs? Esta dúvida deveria ser passada a limpo. Então o imperador desafiou-os a não somente adivinhar o sonho, mas interpretá-lo. O rei decretou ainda a pena capital para todos os sábios do palácio caso não desvendassem o sonho. Diante do desafio, os magos revelaram-se incapazes de decifrar o sonho do rei Nabucodonosor, bem como saberem o seu conteúdo. o problema era que, por serem nobres, Daniel e seus amigos poderiam ser igualmente atingidos por esse decreto.

 
II. A ATITUDE SÁBIA DE DANIEL (2.16-30)

1. A cautela de Daniel (vv. 16-18).
Daniel entrou na presença do rei e pediu-lhe um tempo para desvendar o sonho. O objetivo era receber a resposta de Deus acerca do conteúdo do sonho de Nabucodonosor. O profeta Daniel não agiu isoladamente. Antes, procurou seus amigos Ananias, Misael e Asarias para juntos orarem a Deus pedindo-lhe orientação espiritual sobre o assunto, a fim de que eles não perecessem com os sábios da Babilônia.
A ousadia da fé do profeta, demonstrada nesse episódio, ilustra-nos quão essencial é para o crente viver uma vida de confiança em inteira dependência de Deus. Há coisas na vida do crente que demandam oração perseverante. Para obtermos respostas do Senhor, a oração ainda é o canal mais eficaz (Mt 6.6).


2. Deus ainda revela mistérios (vv. 19-27).
Depois de Daniel e seus companheiros terem buscado a Deus em oração, o Senhor revelou o que o rei havia sonhado e também o que o sonho significava. Daniel exaltou e alegrou-se em Deus porque o Altíssimo interveio na história humana. Quem pode livrar como o Senhor? Quem pode impedir a sua ação? Sábio algum do mundo! Ninguém poderia perscrutar o pensamento e a consciência de um homem poderoso como o rei da Babilônia. Mas o Senhor dos Exércitos não só podia como o fez. Ele é o Criador; o homem, criatura! O mundo está sob a providência de Deus, pois ele tem poder de mudar os tempos e as estações do ano, de remover e estabelecer reis. Ele conduz a história humana (v. 21; At 1.7)!


3. O caráter profético do sonho de Nabucodonosor (vv. 28,29)
O que foi revelado ao profeta Daniel? Em síntese, Deus mostrou que o sonho do rei dizia respeito a Babilônia, bem como aos acontecimentos futuros envolvendo outros reinos. A expressão "fim dos dias" merece ser destacada. Segundo a escatologia judaica, essa é uma expressão do Antigo Testamento que significa espaço de tempo, desde o início do cumprimento da profecia no império babilônico até o estabelecimento do reinado de Cristo na Terra. Outro ponto digno de nota é que Daniel não expressa nenhum interesse de ter os créditos da revelação. Para o profeta, a revelação do ministério é mérito somente de Deus. A glória pertence ao Todo-poderoso que, pela sua imensurável graça, desvenda os mistérios terrenos espirituais aos pequeninos desse mundo.



III. DANIEL CONTA O SONHO E INTERPRETA-O (2.31-45)




1. A correta descrição do sonho (vv. 31-35).
O sonho do imperador babilônico era profético. Nabucodonosor viu uma estátua (v. 32) constituída por uma cabeça de ouro; peito e braços de prata; ventre e coxas de cobre; pernas de ferro (v.33); e pés de ferro e de barro (v.33). O versículo 34 relata a "uma pedra que foi cortada, sem mãos" a qual feriu os pés da estátua, destruindo-a completamente.
Os quatro impérios pagãos, mencionados simbolicamente na profecia já existiram, comprovando a veracidade da visão profética. Todavia a visão da "pedra que foi cortada, sem mãos" ainda não se cumpriu, pois trata-se do reino universal de Jesus Cristo que ainda não foi literalmente estabelecido.  



2. A interpretação dos elementos materiais da grande estátua (2.34-45).
a) "A cabeça de ouro" (vv.32,36-38). exemplificava o reino da Babilônia. Nabucodonosor a governou por 41 anos e a transformou no império mais poderoso da época.

b) "O peito e os braços de prata" (vv. 32,39). Trata-se do império Medo-Persa. Os dois braços ligados pelo peito representam a união dos Medos e dos Persas.

c) "ventre e os quadris" (vv. 32.39). Retrata o império Grego. Foi Alexandre Magno que dominou o mundo inteiro constituindo assim um dos impérios mais extensos na história da humanidade até a sua morte prematura.

d) "Pernas de ferro" (v. 33,40-43). Refere-se ao último império da história, o romano. Os pés de ferro e barro indicam a fragilidade deste império.
A mistura entre ferro e barro não ocorre. O império romano, por um lado era poderoso (ferro), mas por outro, frágil e decadente (barro)

 
3. "A pedra cortada, sem ajuda de mãos" (2.45).
Esta "pedra" representa o reino de Cristo intervindo nos reinos do mundo. Cristo é a pedra cortada que desfará o poder mundial do Anticristo (Dn 2.45; Sl 118.22; Zc 12.3). A pedra cortada vinda do monte significa, figuradamente, a vinda do Rei esmiuçando o domínio imperial e pagão deste século (Dn 2.44,45) Cristo é quem regerá as nações para sempre! 

CONCLUSÃO
A revelação da estátua provou ao rei Nabucodonosor a soberania dos Deus de Israel. Nação a qual o rei havia levado em cativeiro, destruído a Cidade Santa e o seu Templo (2 Cr 36.11-23). O Deus desta nação revelou a Daniel e aos seus companheiros o futuro dos impérios ao longo da existência humana (Dn 2.46-49). Nabucodonosor compreendeu isto. E nós? O quanto valorizamos e amamos o Deus soberano?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário