Lições Bíblicas CPAD / Adultos
4º Trimestre de
2015
Título: O começo de
todas as coisas — Estudos sobre o livro de Gênesis
Comentarista: Claudionor de
Andrade
Data: 29 de Novembro de 2015
TEXTO ÁUREO: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo” (Gn 9.26,27).
VERDADE PRÁTICA: Por causa de sua irreverência e falta de respeito, Cam veio a perder boa
parte de sua herança.
OBJETIVO GERAL: Mostrar que, por não respeitar seu pai, Cam perdeu parte de sua herança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Saber a
respeito da vinha que Noé plantou;
II. Analisar o
juízo de Noé sobre a irreverência de Cam;
III. Mostrar que a
maldição de Canaã se cumpriu.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje estudaremos o triste episódio da
embriaguez de Noé e a trágica consequências de seu ato para a sua família. Este
é o primeiro relato bíblico com relação ao uso exagerado do vinho. Com ele
aprendemos que o crente precisa estar sóbrio. Deus advertiu inúmeras vezes o
seu povo quanto ao uso do vinho. Os sacerdotes não podiam beber vinho antes de
se apresentarem ao Senhor: “Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não
bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais;
estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações” (Lv 10.9). Eles deveriam
ser santos, diante de Deus e das pessoas. Hoje, somos a geração santa,
sacerdotes do Senhor em Jesus Cristo (1Pe 2.9), e como tal devemos nos manter
sóbrios, evitado o uso de bebidas alcoólicas.
INTRODUÇÃO
A
história de Noé e de sua família não se encerra com sua saída da Arca. Houve um
fato triste que trouxe julgamento a um de seus descendentes, e a futura divisão
das terras do novo mundo.
Esta
lição nos mostra o quanto devemos ensinar nossos filhos sobre o respeito para
conosco, e o preço que se paga por não se ter o devido cuidado no tocante à
embriaguez, mesmo para aqueles que já nasceram de novo.
Se
por um lado a Bíblia nos adverte sobre o mau uso do vinho, do qual o crente
deve se abster, por outro lado nos é dito sobre a consequência da bebida e do
deboche no lar de pessoas que conhecem a Deus. Portanto, eduquemos a nós mesmos
e aos nossos filhos.
PONTO CENTRAL: A atitude
desrespeitosa de Cam para com o seu pai, Noé, resultou em maldição e a atitude
reverente de Sem e Jafé para com o pai resultou em bênçãos.
I. A VINHA DE
NOÉ
Adaptando-se
já à nova realidade, Noé faz-se lavrador e planta uma vinha (Gn 9.20). Do fruto
desta, fermenta um vinho tão inebriante que o levou a escandalizar toda a
família. O episódio serve-nos de grave advertência.
1. A
destemperança do patriarca.
Embriagado,
o patriarca desnuda-se em sua tenda, indiferente à censura que poderia sofrer
da esposa, filhos e netos (Gn 9.21).
Se
não vigiarmos, o mesmo ocorrerá conosco. Eis por que, devemos agir com
sobriedade em todas as instâncias da vida. Não foi sem razão que Paulo
recomendou aos obreiros a abstinência de bebidas alcoólicas (1Tm 3.3). Um
bêbado, ainda que nascido de novo, age sempre de forma inconsequente.
2. A
irreverência de Cam.
O
destempero de Noé é flagrado por seu filho, Cam. Ao invés de calar-se e,
discretamente, resguardar a honra do pai, saiu a depreciar-lhe a imagem (Gn
9.22). Ao que parece, ele não era muito diferente daqueles que pereceram no
dilúvio. Mais tarde, atitudes como as de Cam seriam arroladas como faltas
graves pela Lei de Moisés (Lv 18.7).
Não
entreguemos o faltoso ao vitupério. Se agirmos com amor, poderemos recuperá-lo
plenamente (Tg 5.20). Doutra forma, perderemos almas mui preciosas aos olhos de
Deus. Lembremo-nos da recomendação de nosso Senhor, de buscar a reconciliação
(Mt 18.15-18).
3. O respeitoso
gesto de Sem e Jafé.
Diante da atitude irreverente e maldosa do irmão mais novo, Sem e Jafé
tomaram “uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para
trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira
que não viram a nudez do seu pai” (Gn 9.23).
Ajamos
como Sem e Jafé, e muitos escândalos serão evitados no arraial dos santos. Isso
não significa que os pecados serão acobertados. Todavia, o pecador tem de ser
tratado com dignidade, a fim de que venha a experimentar plena restauração.
Como gostaríamos de ser tratados em semelhantes circunstâncias? Sem e Jafé
agiram amorosa e nobremente.
SÍNTESE DO
TÓPICO (I): Noé plantou uma vinha, fez vinho e acabou por
se embriagar.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Noé
era um lavrador da terra, como fora Caim. Cuidar de plantas se tornou sua
grande paixão e entre elas estava a videira. Esta é a primeira vez que a
produção de vinho é aludida na Bíblia, e é significativo que esteja ligada a
uma situação de desgraça.
Noé
pode ter sido inocente, não conhecendo o efeito que a fermentação causa no suco
de uva nem o efeito que o vinho fermentado exerce no cérebro humano. Isto não
impediu que a vergonha entrasse no círculo familiar. Perdendo os sentidos, Noé
tirou a roupa e se deitou nu. A nudez era detestada pelos primitivos povos
semíticos, sobretudo pelos hebreus que a associavam com a libertinagem sexual
(cf. Lv 18.5-19; 20.17-21; 1Sm 20.30)” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2005, p.42).
II. O JUÍZO DE
NOÉ SOBRE A IRREVERÊNCIA DE CAM
Já
passada a embriaguez, Noé toma conhecimento do que lhe fizera o filho mais
novo. Todavia, sendo um homem justo, não poderia deixá-lo sem disciplina.
1. A maldição de
Canaã.
O
patriarca castiga indiretamente a Cam, lançando sobre o filho deste uma pesada
maldição: “Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos” (Gn
9.25).
À
primeira vista, parece que o patriarca condena os cananeus à servidão. Mas o
caso era bem mais grave. Eles seriam punidos com a perda de suas terras aos
filhos de Abraão, o mais notável descendente de Sem, depois de Jesus Cristo.
Quanto
aos demais filhos de Cam, haveriam de construir grandes e admiráveis
civilizações como a egípcia e a etiópica (Gn 10.6). Aliás, o Egito foi um
poderoso e culto império, acerca do qual há uma profecia maravilhosa (Is
19.18-25).
2. A bênção de
Sem e Jafé.
Ao
galardoar a atitude respeitosa e reverente de Sem e Jafé, o patriarca
concede-lhes uma bênção eterna: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe
Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe
Canaã por servo” (Gn 9.26,27).
A
irreverência e o deboche vêm destruindo muitos jovens promissores. A sociedade
atual caracteriza-se pela insolência e por uma irreverência sem limites. Que
tais coisas não nos invadam as igrejas, pois santidade convém à casa de Deus
(Sl 93.5).
Eduquemos
nossos filhos e netos, para que não sejam amaldiçoados e venham a perder a
herança que lhes reservou o Senhor. Quem ama instrui, educa e disciplina.
SÍNTESE DO
TÓPICO (II): Passada a embriaguez, Noé toma conhecimento
do feito perverso de seu filho Cam e pronuncia uma palavra de juízo sobre ele.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Recuperando
os sentidos, Noé ficou sabendo do que aconteceu e falou com seus filhos. Ele
deixou Cam sem bênção e concentrou sua reprimenda em Canaã, cujos os
descendentes historicamente se tornaram um povo marcado por moralidades
sórdidas e principalmente fonte de corrupção para os israelitas. A adoração
Cananéia de Baal desceu às mais baixas profundezas da degradação moral. Embora
os cananeus obtivessem certo poder, como os fenícios, pelo tráfico marítimo no
Mediterrâneo, eles nunca conseguiram se tornar grande nação. Quase sempre foram
dominados por outros povos” (Comentário Bíblico Beacon. Volume 1. 1ª Edição.
RJ: CPAD, 2005, p.52).
III. CUMPRE-SE A
MALDIÇÃO DE CANAÃ
Noé
não se limitou a abençoar a Sem e a Jafé, nem a amaldiçoar a Cam. O patriarca,
na verdade, definiu o futuro messiânico de seus filhos. Passados
aproximadamente 700 anos, sua profecia começa a cumprir-se.
1. Canaã perde a
sua herança.
Cam,
através de seu caçula, Canaã, não demorou a ocupar toda a terra que, no tempo
de Josué, seria conquistada pelos hebreus. As possessões cananitas iam de
Sidom, passando por Gerar e Gaza, até Sodoma e Gomorra (Gn 10.19). Sim, os
sodomitas também eram descendentes de Cam. Tratava-se, de fato, de uma gente
tão vil e tão debochada quanto seu patriarca; não demonstrava nenhum temor a
Deus.
Tendo
em vista a degradação moral dos descendentes de Canaã, promete o Senhor ao
semita Abraão: “À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até
ao grande rio Eufrates, e o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, e o heteu, e o
ferezeu, e os refains, e o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu” (Gn
15.18-21). Todas essas nações eram da linhagem de Canaã.
2. A bênção de
Sem na pessoa de Israel.
Depois
de uma peregrinação de quarenta anos pelo Sinai, Israel, o ramo messiânico da
grande família de Sem, desapossa Canaã daquela terra tão formosa (Js 6.21). Os
que lhe escapam à espada, são submetidos a trabalhados forçados (Js 17.13).
3. Jafé
participa da bênção de Sem.
O
Evangelho veio-nos através de Cristo, o mais ilustre dos semitas. Logo após a
morte dos apóstolos, porém, foram os filhos de Jafé que se encarregariam de
proclamar o Evangelho até os confins da Terra.
Jafé
teve suas possessões alargadas desde a Europa às Américas. E, pela fé em
Cristo, habitamos nas tendas de Sem (Gn 9.27). A profecia de Noé cumpriu-se
rigorosamente.
SÍNTESE DO
TÓPICO (III): Canaã perde a sua herança dando cumprimento a
maldição de Canaã.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Maldito seja
Canaã
Quando
Noé ficou sabendo do ato desrespeitoso de Cam, pronunciou uma maldição sobre
Canaã, filho de Cam (não sobre o próprio Cam). (1) Talvez Canaã tivesse de
alguma maneira envolvido no pecado de Cam, ou tivesse os mesmos defeitos de
caráter do seu pai. A maldição prescrevia que os descendentes de Canaã (os
quais não eram negros) seriam oprimidos e controlados por outras nações. Por
outro lado, os descendentes de Sem e Jafé teriam a bênção de Deus (vv.26,27).
(2) Essa profecia de Noé era condicional a todas as pessoas a quem ela foi
dirigida. Qualquer descendente de Canaã que se voltasse para Deus receberia,
também, a bênção de Sem (Js 6.22-25; Hb 11.31), mas também quaisquer
descendentes de Sem e de Jafé que desviassem de Deus teriam a maldição de Canaã
(Jr 18.7-10)” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005,
p.42).
CONCLUSÃO
A
grande lição que podemos extrair do texto que ora estudamos é que devemos agir
com amor e cuidado ante nossos irmãos surpreendidos em faltas e pecados. Ajamos
com amor, a fim de que sejam recuperados. Assim faria Jesus.
Que
em nossos arraiais não haja lugar para irreverências nem desrespeitos. Além
disso, cuidemos da educação de nossos filhos e netos. Somos responsáveis por
suas almas.
PARA REFLETIR
A respeito do
livro de Gênesis:
1° Em que
consistiu o pecado de Cam?
Resp: Ao invés de
calar-se e, discretamente, resguardar a honra do pai, saiu a depreciar-lhe a
imagem (Gn 9.22).
2° Em quem
recaiu a maldição de Cam?
Resp: O patriarca
castiga indiretamente a Cam, lançando sobre o filho deste uma pesada maldição.
3° Como Sem e
Jafé foram abençoados?
Resp: Ao galardoar a
atitude respeitosa e reverente de Sem e Jafé, o patriarca concede-lhes uma
benção eterna: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”
(Gn 9.26,27).
4° Como Canaã
foi castigado?
Resp: Eles seriam
punidos com a perda de suas terras aos filhos de Abraão, o mais notável
descendente de Sem, depois de Jesus Cristo.
5° De que forma
devemos agir ante os pecados alheios?
Resp: Não entreguemos
o faltoso ao vitupério. Se agirmos com amor, poderemos recuperá-lo plenamente
(Tg 5.20). Doutra forma, perderemos almas mui preciosas aos olhos de Deus.
Lembremo-nos da recomendação de nosso Senhor (Mt 18.15-18).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Bênção e
maldição na família de Noé
O
capítulo 9 de Gênesis, infelizmente, e por muito tempo, foi usado para
amaldiçoar outros povos e raças. A “maldição contra Cam”, mais especificamente
em relação a Canaã, seu filho, muitas vezes tem sido relacionada às pessoas de
raças não-brancas, especialmente às pessoas negras. Logo, essa interpretação
tem sido empregada para apoiar a suposta superioridade da raça branca, bem como
a justificativa para a escravidão, que era muito comum entre alguns
protestantes do passado na região sul dos EUA, na África do Sul no regime do apartheid
e em muitos tipos de discriminação.
É
importante ressaltar esse fato, pois, no Brasil, recentemente, um conhecido
pastor midiático trouxe à tona essa interpretação, trazendo grandes problemas e
contundentes acusações de preconceito para os que pensam segundo essa corrente
equivocada de interpretação bíblica.
Por
que não se pode usar a “maldição de Canaã” para justificar, por exemplo, a
miséria presente num continente como a África? Ora, em primeiro lugar, é
difícil definir os “cananeus” como grupo racial específico, e ao que tudo
indica, suas origens foram profundamente diversificadas. Segundo os estudiosos,
possivelmente, os cananeus rumaram para a Arábia meridional e central, ao
Egito, ao litoral do Mediterrâneo e à costa leste da África. Não se pode falar
de um povo cananeu somente, mas de vários povos com cultura específica, língua
própria etc: os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arqueus, os
sineus, os arvadeus, os zemareus, os hamateus e a diversificação das famílias
dos cananeus (Gn 10.15-18; cf. 15.18-21).
Nas
Escrituras, o relato de Canaã foi exposto para explicar as implicações da
conquista da terra de Israel no livro de Josué. De fato, a terra de Canaã, sua
cultura e costumes, confrontavam diretamente a vontade e o plano de Deus.
Entretanto, a maldição de Noé em relação a Cam, e especificamente ao seu neto
Canaã, nada têm a ver com a África e, muito menos, com um recorte racial. Isso
precisa ficar bem claro a seus alunos na classe!
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