segunda-feira, 8 de abril de 2013

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Espinho na Carne






INTERPRETAÇÃO BÍBLICA: O Espinho na Carne

 
“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”.

 Acerca do quais três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”  2 Co 12.7-9

 

Nesta passagem o apóstolo Paulo está afirmando que devido às grandiosas revelações que o Senhor lhe concedeu, foi permitido, pelo próprio Senhor, que Satanás o afrigisse com algo.

O Senhor teria permitido isso para que Paulo sempre fosse humilde e sempre dependente de

Deus.

 

A questão mais discutida é: O que seria esse “espinho na carne” de Paulo?

Ninguém até hoje conseguiu comprovar nenhuma tese sobre esse termo, o que se tem são somente suposições, vejamos algumas:

 

 Já se cogitou que fosse alguma tentação carnal, mas essa tese já caiu por terra há muito tempo outra suposição seria de que Paulo sofresse de epilepsia, porém não se sustenta mais essa hipótese.

 

A nota de estudo da Bíblia Vida Nova afirma que talvez fosse alguma doença como a malária ou possivelmente problema nos olhos devido ao texto de Gl 4.15:

“Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.” Gl 4.15.

 

Martinho Lutero acreditava que o “espinho na carne” fosse devido às perseguições dos próprios judeus.

O Manual Bíblico da SBB nos afirma que apesar de ser uma obra de Satanás, foi um meio que o Senhor usou para manter seu servo humilde.

 

O estudo da Bíblia Dake procura derrubar a tese de que seja alguma enfermidade, devido à palavra “espinho” ser usada na Septuaginta referindo-se aos opositores do povo de Deus.

“Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardesNm 33.55.

 

Conclusão

Chegamos ao parecer de que a hipótese mais aceita para o espinho na carne do apóstolo Paulo, é de que ele estivesse se referindo às perseguições sofridas tanto por Judeus como por gentios, aliás, a perseguição que sofreu é o fato mais mencionado por Paulo em suas cartas.

Os opositores de Cristo lhe colocaram uma coroa de espinhos, mas o que eles pensavam que era para o mal se tornou para o bem de toda a Terra.

 

 

Marcos André - Professor

http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário