sábado, 27 de abril de 2013

Quem eram ?


Quem eram os fariseus?
 

 
Tratava-se de uma das principais seitas dos judeus, aquela que possuía a maior influência entre o povo.
Insistiam no cumprimento rigoroso da Lei e das tradições.
Chamados fariseus, isto é, separados, porque não somente se separavam dos outros povos, mas, também dos outros israelitas.
Observavam práticas minuciosas, esquecendo-se do espírito da Lei.
Não se deve, contudo supor que os fariseus eram ricos vivendo em luxo, ou que tinham caído em muitos vícios.
Josefo nos informa que viviam moderadamente, evitando todo o luxo.



 
Quem era os saduceus?
 
 
A Bíblia menciona frequentemente os fariseus e saduceus, especialmente no Novo Testamento, já que Jesus estava em constante conflito com eles. Os fariseus e saduceus formavam a classe espiritual dominante de Israel. Há muitas semelhanças entre os dois grupos, assim como diferenças importantes.

Os saduceus - Durante o tempo de Cristo e do Novo Testamento, aqueles que eram saduceus eram aristocratas. Eles tinham a tendência de ser ricos e de ocupar cargos poderosos, incluindo o cargo de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Eles também ocupavam a maioria dos 70 lugares do conselho regente chamado de Sinédrio. Eles trabalhavam muito duro para manter a paz através de sempre seguir as decisões de Roma (Israel nesta época estava sob o controle romano) e, na realidade, pareciam estar mais preocupados com a política do que com o religioso. Porque eles estavam sempre tentando acomodar os gostos de Roma, e porque eles eram ricos e da classe alta, eles não se relacionavam bem com o homem comum nem o homem comum os enxergava com alta estima. O homem comum se relacionava melhor com aqueles que pertenciam ao grupo dos fariseus. Embora os saduceus ocupavam a maioria dos lugares no Sinédrio, a história indica que a maior parte do tempo eles tinham que concordar com as ideias da minoria farisaica, já que os fariseus eram os mais populares com o povo.

Religiosamente, os saduceus eram mais conservadores na área de doutrina do que os fariseus. Os fariseus enxergavam a tradição oral como tendo autoridade igual à Palavra escrita de Deus, enquanto os saduceus consideravam apenas a Palavra Escrita como sendo de Deus. Os saduceus trabalhavam arduamente para preservar a autoridade da Palavra escrita de Deus, especialmente os livros de Moisés (Gênesis até Deuteronômio). Enquanto eles poderiam ser elogiados por isso, eles definitivamente não foram perfeitos em suas opiniões doutrinárias.

 
Quem eram os escribas?

 
Os copistas e mestres das Escrituras.
As várias passagens no Antigo Testamento, que referem a um secretário do rei, emprega-se a palavra escrivão, na Edição Revista.
Chamados também de Doutores da Lei e intérpretes da Lei.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário