segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Homem Afia o Rosto de Seu Amigo



Considere esse versículo:

"Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo"
Provérbios 27:17

 Apesar de parecer difícil a compreensão desse verso, na verdade não é. Se trata de uma metáfora simples onde se usa a primeira situação "ferro aguçando ferro" para se explicar a segunda que é o "homem afiar o rosto do amigo". Precisamos entender o que é aguçar, aqui tem o sentido de amolar ou afiar, naquela época se amolava o instrumento de ferro com ferro. Dessa forma o autor está afirmando que dois objetos da mesma natureza se aperfeiçoam, ou melhoram para o fim a que se destinam e da mesma forma o homem se aperfeiçoa no trato com seu amigo, pois o autor usa a palavra afiar para dizer a mesma coisa: "amolar".
 Então temos: Assim como a ferramenta de ferro se aperfeiçoa com outro ferro, então um homem se aperfeiçoa ou aperfeiçoa outro homem com quem se relacione (amigo). Dessa forma entendemos que o texto está falando de relacionamento e experiências. Quer dizer que podemos adquirir experiências e aprender mais com nossos relacionamentos.

CONCLUSÃO
 
O texto está afirmando que as pessoas que se relacionam e que possuem amizades aprendem e ensinam mais do que os que não as possuem.

Marcos André - Evangelista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário