Lições
Bíblicas CPAD / Adultos
4º Trimestre de 2015
Título: O começo de todas as coisas —
Estudos sobre o livro de Gênesis
Comentarista: Claudionor de Andrade
TEXTO ÁUREO: “E de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face
da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua
habitação” (At 17.26).
VERDADE PRÁTICA: Deus nos criou à sua imagem e
semelhança, para que o amemos e vivamos para a sua glória.
OBJETIVO GERAL: Evidenciar
o fato de que Deus criou o homem e a mulher.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Apresentar a maneira como o homem foi criado;
II. Conhecer como se deu a criação da mulher;
III. Explicar a constituição do
casamento.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, aproveite a aula de hoje para mostrar, mediante o
relato bíblico da criação, que não somos o resultado da evolução de uma
espécie. Diante de tantas teorias falsas a respeito da origem da vida humana,
podemos perceber a relevância do tema da aula de hoje para a edificação da
nossa fé. Temos um Criador que nos formou e nos dá a vida. Ele cuidadosamente
preparou o Éden para receber o ser humano, a mais significativa das suas obras.
Homem e mulher foram criados à imagem de Deus. A mulher tem a mesma natureza
que o homem, embora fisicamente seja um ser distinto. Tanto o homem como a
mulher possuem características próprias do Criador, tais como: o amor pelo belo
(Gn 2.9), prazer pelo trabalho significativo (Gn 2.15), responsabilidade moral
(Gn 2.16,17) e ambos se complementam por intermédio do casamento. Que a cada
dia das nossas vidas venhamos a glorificar aquEle que nos formou e nos dá a
vida.
INTRODUÇÃO
Deus não criou o
ser humano por mero acaso ou capricho. Fomos chamados à existência como
resultado de um desígnio eterno da Santíssima Trindade: “Façamos o homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e
sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo
réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26).
Ao contrário do
evolucionismo, que vê o homem como um simples fenômeno biológico, o
Criacionismo Bíblico mostra-o como a concretização da vontade de um Deus
amoroso, sábio e justo.
PONTO CENTRAL: Homem e mulher foram criados à
imagem e semelhança de Deus.
I. COMO O HOMEM FOI CRIADO
O homem é da Terra
e a Terra é do homem. A este planeta estamos intimamente ligados. Não podemos
fugir a este solo, pois dele o Senhor nos chamou à vida, e para ele haveremos
de voltar.
1. A matéria prima do homem.
Deus escolheu o pó da Terra para modelar o homem. Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança.
Deus escolheu o pó da Terra para modelar o homem. Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança.
O próprio Deus
criou o homem, a coroa da criação. E usou o pó da Terra para criar-nos, pois
nela vivemos e dela nos alimentamos. Nenhum outro solo, a não ser o da Terra,
serviria para dar-nos forma.
2. O sopro divino.
Após formar o homem
do pó da terra, e nele imprimir a sua imagem, sopra-lhe Deus as narinas,
tornando-o alma vivente (Gn 2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos, de
maneira que, embora pó e cinza possuísse uma alma imortal que, um dia, a Ele
tornará (Ec 12.7; 1Ts 5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vaia-nos a
eternidade (Ec 3.11).
3. Adão, um ser imortal.
Deus não criou o
homem para que viesse a morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortal (Gn 2.17). Se
Adão e Eva não tivessem pecado, ainda estariam vivos, e nós não precisaríamos
conviver com a morte.
4. A missão do homem.
Adão foi criado com
uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e,
especificamente, para guardar o jardim que o Senhor plantou no Éden (Gn 1.26;
2.15). O trabalho, por conseguinte, já fazia parte da vida humana antes mesmo
da Queda. A partir do Éden, o homem deveria estender a civilização até aos
confins do planeta, para que o Senhor fosse magnificado eternamente por seus
filhos.
SÍNTESE DO TÓPICO (I): O homem
foi criado do pó da Terra e recebeu de Deus o fôlego da vida.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
‘Adão’ é uma
palavra hebraica, o nome do primeiro homem, mas também é o termo bíblico para
humanidade. O homem sozinho foi direta e indiretamente formado pelo Senhor, que
lhes deu o fôlego da vida (2.7); criado à imagem e semelhança de Deus
(1.26,27); dado a ele o direito de governar a criação como representante de
Deus (1.26,28-30); moralmente responsável para obedecer às ordens de Deus; e
dado uma natureza que requer intimidade, relacionamento com Deus e as pessoas”
(RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a
Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
II. A CRIAÇÃO DA MULHER
O último dia da
criação foi pleno de atividades: a criação do homem, o estabelecimento de suas
tarefas, a nomeação dos animais, a feitura da mulher e, finalmente, a
instituição do casamento.
1. A solidão do homem.
Para completar a
felicidade de Adão e por fim à sua solidão, Deus criou Eva, nossa mãe. O Pai,
na formação da mulher, simplesmente declara: “Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18 — ARA).
A matriz da raça
humana, enfim, estava completa. Agora, homem e mulher haveriam de se propagar,
multiplicar-se e espalhar-se por toda a Terra.
2. A criação da mulher.
Na criação de Eva,
Deus atuou como anestesista, cirurgião e geneticista.
a)
Anestesista. Antes de tudo, Deus seda o homem, para que este adormeça profundamente
(Gn 2.21). E, assim, o Senhor dá início, bem ali no Éden, a uma ciência que só
viria a ser descoberta alguns milênios mais tarde: a anestesiologista.
b)
Cirurgião. Ato contínuo, o Criador submeteu Adão a uma intervenção cirúrgica: “e
tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar” (Gn 2.21). A
operação foi tão perfeita que incluiu uma plástica. Somente aquele que nos
conhece a estrutura haveria de praticar uma medicina tão perfeita (Sl 103.14).
c)
Geneticista. Como última etapa da cirurgia, o Senhor extraiu de Adão uma de suas
costelas. E, desta, formou a mulher (Gn 2.22). Tinha início à engenharia
genética. Nesse processo, Deus vai além da mera clonagem: traz à vida um ser
autônomo e cônscio de si.
3. A principal característica moral
da mulher.
Deus criou Eva, a
fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o com sabedoria e
prudência. A idoneidade da mulher é pormenorizada em Provérbios 31. Diante de
sua companheira Adão compõe um poema: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne
da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn
2.23).
SÍNTESE DO TÓPICO (II): A mulher foi criada a partir da costela de Adão o que mostra que ambos
têm a mesma origem, o pó da Terra.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
1. Tanto o homem
quanto a mulher foi uma criação especial de Deus, não um produto da evolução. O
homem e a mulher, igualmente foram criados à ‘imagem’ e ‘semelhança’ de Deus. À
base dessa imagem, podia comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e
expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso
conhecendo a Deus e obedecendo-o. Eles tinham semelhança moral com Deus, pois
não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder
de decisão para fazer o certo (Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com Deus,
que abrangia obediência moral e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua
semelhança moral com Deus foi desvirtuada. Na redenção, os crentes devem ser
renovados segundo a semelhança moral original. Adão e Eva possuíam semelhança
natural com Deus. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente
emoções, autoconsciência e livre-arbítrio. Em certo sentido, a constituição física
do homem e da mulher retrata a imagem de Deus, o que não ocorre no reino
animal. Deus pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria
visualmente a eles e a forma que seu Filho um dia viria a ter. O fato dos seres
humanos terem sido feitos à imagem de Deus não significa que são divinos. Foram
criados segundo uma ordem inferior e dependente de Deus. “Toda a vida humana
provém inicialmente de Adão e Eva” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD,
1991, p.33).
2. Uma linda tradição
judaica observa que Deus não tirou Eva do pé de Adão, para que ele não tentasse
dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. “Em vez disso, Deus
tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem caminhar ao longo da
vida” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis
a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
III. A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO
O Senhor não
permitiu que o homem, instintiva e levianamente, se ajuntasse à sua mulher. De
forma solene, une-os através do casamento, decretando: “Portanto, deixará o
varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma carne”
(Gn 2.24). Estas, pois, são as características do casamento: monogâmico,
heterossexual e indissolúvel.
1. Monogâmico.
O primeiro ideal do
casamento é a monogamia: um homem para uma única mulher, e uma mulher para um
único homem. Infelizmente, não demoraria a aparecer o primeiro caso de
poligamia (Gn 4.19). Depois de Lameque, o costume generalizou-se, contaminando
até varões piedosos como Jacó, Gideão e Davi (Gn 29.21-30; Jz 8.30; 2Sm 3.1-5).
O mais notório dos polígamos foi Salomão (1Rs 11.1-7). Tal costume, que não era
aprovado, mas temporariamente tolerado por Deus, sempre acabava por acarretar
sérios problemas domésticos (1Sm 1.1-6).
A monogamia foi
plenamente ratificada por Jesus e pelos apóstolos (Mt 19.4-6; 1Tm 3.2). Por
isso, hoje a poligamia não tem lugar na Igreja de Deus.
2. Heterossexual.
A
heterossexualidade é o segundo ideal do casamento (Gn 2.24). Deus fez a mulher
para o homem e o homem para a mulher: ambos se completam (1Co 11.11,12).
Portanto, o homossexualismo, quer masculino, quer feminino, é uma abominação
aos olhos do Criador (Lv 18.22; Rm 1.26).
3. A indissolubilidade.
Finalmente, o terceiro
ideal do casamento é a indissolubilidade (Mt 19.6). O casamento só pode ser
dissolvido em três circunstâncias: morte (Rm 7.2,3), infidelidade (Mt 19.9) e
abandono (1Co 7.15). No caso de traição conjugal, se houver guarida para o
perdão, este não deve ser ignorado.
SÍNTESE DO TÓPICO (III): Deus
instituiu o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, para
introduzir o tópico a respeito do casamento, faça a seguinte indagação: “O que
significa ser adjutora?” Ouça os alunos com atenção e incentive a participação
de todos. Em seguida, explique o seu real significado de acordo com Lawrence
Richards: “A frase ‘adjutora’ tem sido frequentemente mal-entendida e usada
para manter uma visão distorcida do casamento. A palavra no original, ezer,
significa ‘um apoio’, ‘uma ajudadora’, ou ‘uma assistente’. Isso não implica
subordinação, pois a mesma palavra é usada para descrever Deus como auxílio do
homem. O conceito decididamente sustenta as características da mulher como
ajudadora. Somente uma que é ‘osso dos meus ossos e carne da minha carne’
poderia, de fato, ir ao encontro da mais profunda necessidade de outro. Na sua
original concepção, então, o casamento era a união de um homem e uma mulher,
iguais perante Deus, que se completavam por meio do respeito de um para com o
outro, comprometidos com a ajuda mútua” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª
Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
CONCLUSÃO
Em meio a tantas
mentiras e falsas teorias, apregoemos com urgência que Deus criou o homem à sua
imagem e semelhança. Não somos produto de nenhum processo evolutivo, mas de um
ato criativo de Deus. O ser humano, criado no sexto dia, tem a obrigação de glorificar
o Autor e Preservador da vida.
PARA REFLETIR
A respeito do livro de Gênesis:
1° Em que dia da obra divina o homem
foi criado?
Resp: O homem foi criado no sexto dia.
2° Por que Deus criou o ser humano?
Resp: O homem foi criado para uma tripla
missão: governar a Terra, cultivar o solo e guardar o jardim que o Senhor
plantara.
3° Qual a principal característica da
mulher em relação ao esposo?
Resp: A principal característica moral da
mulher esta no fato de que Deus criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado
de Adão, auxiliando-o.
4° Quais as características do
casamento?
Resp: As principais características são:
monogâmico, heterossexual e indissolubilidade.
5° Por que é importante conhecermos
esta verdade?
Resp: Pelo fato de que existem muitas falsas
teorias e mentiras a respeito da origem da vida humana e do casamento.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Qual a origem do homem?
É a grande pergunta
da filosofia, da ciência e da religião. É a pergunta que nenhum postulado
chegou a responder satisfatoriamente esta pergunta, no que diz respeito aos
seus mínimos detalhes. A Teologia, a partir dos seus postulados sistemáticos,
tenta dar conta da origem da vida em seus detalhes. A filosofia, com suas
divagações e argumentações lógicas e complexas, realiza uma das mais bem
elaboradas respostas, dentro da capacidade humana, para se chegar a bom termo
sobre o início da vida humana, mas igualmente insatisfatória. A ciência, com a
tecnologia, experiências em laboratórios e grandes postulados de seus teóricos,
procura perscrutar ao máximo o mistério da vida.
Entretanto, no fim
de todas as coisas, a palavra aos Hebreus é definitiva para quem crê: “Pela fé,
entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que
aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb 11.3). Imaginemos se
fosse possível explicar adequadamente a origem da vida, como se deu e se
desenvolveu? Ainda assim, o “start” (início) de todas as coisas ficaria
sem explicação para os cientistas, pois a ciência apenas tem a possibilidade de
explorar o mundo material; o que é transcendental, e até mesmo o quântico, ela
não consegue prescrutar. A fé, como expõe o escritor aos Hebreus, afirma que
“os mundos” foram criados por Deus; isto é, tudo — não só a terra, mas o que está
completamente fora do alcance do olhar humano — foi criado por Deus.
Por isso, não
podemos ter uma posição excludente entre a fé e a ciência. Gênesis não é um
livro de ciência, mas de fé. Ali Deus revelou ao ser humano o início de todas
as coisas. O que cabe à ciência? Pesquisar e explorar o aspecto material dessa
criação divina, e reconhecendo os seus próprios limites, como os primeiros
grandes cientistas da humanidade, que foram cristãos e, ao mesmo tempo, grandes
cientistas. Caro professor, ao final da aula, com o auxílio da tabela abaixo,
realize uma atividade reflexiva, levando em conta as seguintes questões:
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