Lições Bíblicas CPAD / Adultos
4º Trimestre de 2015
Título: O começo de todas as
coisas — Estudos sobre o livro de Gênesis
Comentarista: Claudionor de Andrade
TEXTO
ÁUREO: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela
palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito
do que é aparente” (Hb 11.3).
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Apresentar o criacionismo
bíblico;
II. Conhecer como se deu a
criação do tempo, do espaço e da luz;
III. Explicar a ordenação da
Terra.
IV. Compreender como e deu a
criação da luz;
V. Saber como foi a
separação das águas;
VI., VII. e VIII. Endender como se deu a
formação do reino vegetal, do sistema solar e a criação do reino animal.
Prezado professor, você crê que os céus e a Terra foram formados por Deus? Então não terá dificuldades no ensino dessa lição. O relato da criação não é uma alegoria. Enfatize, no decorrer da aula, que a narrativa da criação é um fato histórico, ou seja, algo que aconteceu exatamente como a Palavra de Deus narra. Quando o assunto é a criação do universo, sabemos que existem várias teorias que tentam explicar a origem da vida. Porém, como crentes, sabemos que o universo e a vida não são produtos de uma evolução como alguns cientistas tentam afirmar ou o resultado da explosão de uma partícula. Deus é o grande Criador.
INTRODUÇÃO
O livro de
Gênesis não é uma alegoria, por isso, é imprescindível que consideremos a
narrativa da criação um fato histórico; algo que aconteceu exatamente como está
escrito.Tendo em vista este parâmetro, estudemos, agora, a Doutrina da Criação. Comecemos por definir o Criacionismo Bíblico.
1. Definição.
O
Criacionismo Bíblico é a doutrina segundo a qual Deus criou, a partir de sua
palavra, tudo quanto existe: os Céus, a Terra, os reinos vegetal e animal, e
finalmente o ser humano (Hb 11.3).
2. Fundamentos.
O
Criacionismo fundamenta-se na Bíblia Sagrada, na manifestação silenciosa da
natureza e nas observações e estudos que dela fazemos (Rm 1.20; Sl 119.1-6).
3. Objetivos.
Três são os
objetivos do Criacionismo: 1) Mostrar que Deus é o Criador de todas as coisas;
2) Demonstrar que, por criar tudo quanto existe, tudo lhe pertence; e 3)
Levar-nos a adorá-lo como nosso Criador e Senhor.
Professor,
para introduzir primeiro tópico da lição faça a seguinte indagação: “Os dias da
criação em Gênesis 1 são literais?”. Ouça os alunos com atenção e explique que
“em Gênesis 1, a palavra hebraica para dia é yom. A maior parte do uso dela
no Antigo Testamento é com o sentido de dia, dia literal; e, nas passagens em
que o sentido não é esse, o contexto deixa isso claro. Primeiro, yom é
definido na primeira vez em que é usado na Bíblia (Gn 1.4,5) em seus dois
sentidos literais: a porção clara do ciclo luz/trevas e todo o ciclo
luz/trevas. Segundo, yom é usado com ‘noite’ e ‘manhã’. Em todas as
passagens em que essas duas palavras são usadas no Antigo Testamento, juntas ou
separadas, e no contexto de yom ou não, elas sempre têm o sentido literal
de noite ou manhã de um dia literal. Terceiro, yom é modificado por um
número: primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, etc., o que em todas as
passagens do Antigo Testamento indicam dias literais. Quarto, Gênesis 1.14
define literalmente yom em relação aos corpos celestiais” (HAM, Ken.
Criacionismo: verdade ou mito? 1ª Edição. RJ: CPAD, 2011, p.30).
Entre os
versículos um e três do primeiro capítulo de Gênesis há um intervalo
indefinido, no qual Deus criou o tempo, o espaço, os Céus e os anjos e,
finalmente, a Terra ainda informe.
1. O tempo.
Embora a
Bíblia não o diga, podemos afirmar que a primeira coisa que Deus criou foi o
tempo. Isto porque a obra divina, embora concebida na eternidade, somente poderia
ser consumada no âmbito temporal. Só o Criador é eterno. A criação acha-se
sujeita ao tempo, requerendo as intervenções e cuidados divinos (Sl 104.5).
2. O espaço.
O que é o
espaço? Podemos defini-lo como o tecido cósmico que Deus criou para colocar os
corpos celestes. Portanto, o espaço também é criação divina.
3. Os Céus e os anjos.
Os Céus, a
morada de Deus, também foram criados num contexto espaço-temporal, por uma
razão bastante simples: embora não pertençam à nossa dimensão, são um lugar bem
real. É para lá que as almas dos justos são encaminhadas.Após a criação dos Céus, Deus chamou à existência os seus anjos através do sopro de sua boca (Sl 33.6). E assim, o Senhor neles infundiu, também, a sua imagem e semelhança.
4. A Terra ainda informe.
Deus formou
a Terra antes dos seis dias da criação. A princípio, informe e vazia, seria
modelada pelo Espírito de Deus até que viesse a adquirir a forma atual (Gn
1.2).
SÍNTESE DO TÓPICO (II): Deus
criou o tempo, o espaço e a própria luz.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
A palavra
hebraica para ‘luz’ é ‘or’, e refere-se às ondas iniciais de energia
luminosa atuando sobre a terra. Posteriormente, Deus colocou ‘luminares’ (hb. ma'or,
literalmente ‘luzeiros’, v.14 nos céus como geradores e refletores permanentes
das ondas de luz. O propósito principal desses luzeiros é servir de sinais
demarcadores das estações, dias e anos (vv.5-14)” (Bíblia de Estudo
Pentecostal. RJ: CPAD, 1991, p.30).
III. A ORDENAÇÃO DA TERRA
1. O Espírito Santo na
criação.
O Espírito
Santo pairou sobre as águas (Gn 1.2). Ele esteve presente e desempenhou um
papel ativo na obra da criação. O que vemos pelo relato bíblico é que a cada
dia, Deus fez uma tarefa diferente, mas ordenada, para que a vida fosse
possível em nosso planeta.
2. Tarefas ordenadas.
Em sua obra
a cada dia, Deus agiu de forma bem específica, organizando o cenário em que
seria colocada a vida em nosso planeta. Primeiro Ele preparou o mundo para
receber os seres vivos, depois os criou. Ele primeiro criou o ambiente em que
viveríamos, para depois nos criar.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
Professor,
o objetivo da lição é apresentar o Criacionismo. Infelizmente, muitos cristãos
têm receio de declarar que creem que Deus é o criador de todas as coisas. Deus
é real e o Criacionismo não é um mito, mas uma verdade. Quando se fala que Deus
tudo criou, algumas pessoas perguntam: “E quem criou Deus?”. O Todo-Poderoso
não teve um início, Ele é atemporal. A Bíblia também não tenta provar sua
existência, ela simplesmente inicia afirmando: “No princípio, [...] Deus...”.
As teorias que explicam a criação do homem e do universo, são apenas teorias,
ou seja, conhecimento especulativo.“Hoje, muitos cristãos afirmam que os milhões de anos de história da Terra se ajustam à Bíblia e que Deus usou o processo evolucionário para criar. Essa ideia não é uma invenção recente. Há mais de duzentos anos, muitos teólogos tentam essas harmonizações em resposta a trabalhos como o de Charles Darwin e de Charles Lyell, escocês que ajudou a popularizar a ideia de milhões de anos da história da Terra e de um moroso processo geológico.
Quando consideramos a possibilidade de que Deus usou o processo evolucionário para criar ao longo de milhões de anos, confrontamo-nos com sérias consequências: a Palavra de Deus não é mais competente e o caráter de nosso Deus amoroso é questionado.
Já na época de Darwin, um dos principais evolucionistas entendia o problema de fazer concessão ao afirmar que Deus usou a evolução. Uma vez que você aceite a evolução e suas implicações para a história, então o homem está livre para escolher as partes da Bíblia que quer aceitar” (HAM, Ken. Criacionismo: verdade ou mito? 1ª Edição. RJ: CPAD, 2011, pp.35-6).
1. E houve luz.
A criação
da luz, no primeiro dia do Universo, é carregada de significados (Gn 1.3).
Embora o Criador dela não precisasse, a criação a reclamava (Sl 139.12). Sem
luz, a vida seria impossível.
2. A luz inicial.
A luz de Gênesis
1.3 não era proveniente do Sol, pois este só viria a ser criado no quarto dia.
Ela provinha do próprio Deus. Luz semelhante, porém mais gloriosa, haverá na
Jerusalém Celeste (Ap 22.5).Deus tinha razões específicas para criar o mundo. Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder. Ao olharmos a totalidade do cosmo criado — desde a imensa expansão do universo, à beleza e à ordem da natureza — ficamos tomados de temor reverente ante a majestade do Senhor Deus, nosso Criador. Deus criou os céus e a Terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas. Todos os elementos da natureza rendem louvores ao Deus que nos criou. Quanto mais Deus deseja e espera receber glória e louvor dos seres humanos. Deus criou a terra para prover um lugar onde o seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1991, p.31).
1. Separando as águas.
Deus não
criou a Terra para ser um caos, mas para servir-nos de habitação (Is 45.18).
Por isso, no terceiro dia da Criação, separou as águas que se achavam abaixo e
acima do firmamento (Gn 1.6-10).
2. A criação da atmosfera.
Foi ainda
no terceiro dia que Deus criou o firmamento; e, com este, a atmosfera
terrestre, para que a vida se tornasse possível.
SÍNTESE DO TÓPICO (V): Deus
criou e fez separação das águas que se achavam abaixo e acima do firmamento.
1. O reino vegetal.
Para que os
animais, que só seriam criados no quinto e no sexto dias, pudessem se
alimentar, o Senhor, já no terceiro dia da criação, fez brotar as relvas, as
ervas e as árvores (Gn 1.11-13). Em sua obra, Deus mostrou-se em tudo perfeito
e metódico. Seu cronograma foi rigorosamente cumprido (Sl 86.8).
2. As possibilidades do
reino vegetal.
Deus
ordenou que o reino vegetal produzisse ervas, plantas e árvores frutíferas,
para que pudessem se multiplicar segundo a sua espécie (Gn 1.11,12).
SÍNTESE DO TÓPICO (VI): No
terceiro dia Deus criou o reino vegetal.
1. A criação do Sol, da
Lua e das estrelas.
No quarto
dia, Deus criou o Sol, a Lua e as estrelas (Gn 1.14-19). Dessa forma, o tempo
será dividido não apenas em dia e noite, como acontecia até ao terceiro dia,
mas também em semanas, meses, estações e anos (Gn 1.14).
2. A perfeição do sistema
solar.
Deus criou
o sistema solar para funcionar perfeitamente, conforme declarou o profeta
Jeremias: “Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia e as leis fixas à
lua e às estrelas para a luz da noite, que agita o mar e faz bramir as suas
ondas; Senhor dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas leis fixas diante
de mim, diz o Senhor, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação
diante de mim para sempre” (Jr 31.35,36 — ARA). Não há máquina tão perfeita
quanto o sistema solar (Is 40.26).Somente depois de o ambiente natural estar devidamente aparelhado é que Deus criou, no quinto e sexto dias, os animais aquáticos, alados e terrestres. O Criador agiu de forma sábia em seus intentos.
1. Quinto dia.
No quinto
dia, Deus criou os grandes animais marinhos e os peixes; em seguida, as aves
(Gn 1.20,21). Ato contínuo, ordenou-lhes: “Frutificai, e multiplicai-vos, e
enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra” (Gn 1.22).
2. Sexto dia.
No sexto
dia, Deus criou os animais selvagens e os domésticos (Gn 1.24,25). No que tange
aos animais, há uma espantosa variedade de espécies entre eles e, ao mesmo
tempo, uma cadeia maravilhosa que os identifica (Sl 104.24). Observemos, por
exemplo, a família dos felinos. Vai desde o gatinho até ao leão, rei dos
animais. No sexto dia, Deus criou também o homem, e assim deu início à
humanidade.
CONCLUSÃO:
Deus não se
limitou a criar os Céus, a Terra, os animais e o ser humano. Fazendo-se
presente em sua obra, mas sem confundir-se com esta, Ele se mostra presente e
soberano em todas as coisas. Não estamos sozinhos neste mundo. O Pai Celeste
zela por nós.
A respeito
do livro de Gênesis:
1° O que é o Criacionismo
Bíblico?
Resp: Criacionismo Bíblico é a
doutrina segundo a qual Deus criou, a partir de sua palavra, tudo quanto
existe: os Céus, a Terra, os reinos vegetal e animal e, finalmente, o ser
humano (Hb 11.3).
2° Em que se fundamenta o
Criacionismo?
Resp: Criacionismo
fundamenta-se na Bíblia Sagrada, na manifestação silenciosa da natureza e nas
observações e estudos que dela fazemos (Rm 1.20; Sl 119.1-6).
3° Segundo a lição, qual
foi a primeira coisa que Deus criou?
Resp: Embora a Bíblia não o
diga, é-nos permitido afirmar que a primeira coisa que Deus criou foi o tempo.
4° O que é o espaço?
Resp: Podemos defini-lo como o
tecido cósmico que Deus criou para que, nele, se localizassem os corpos
celestes. Portanto, o espaço também é criação divina.
5° O que Deus criou no
sexto dia?
Resp: No sexto dia, Deus criou
os animais selvagens e os domésticos (Gn 1.24,25).
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
A Criação dos Céus, e da
Terra
Se Deus
criou o mundo, então parte de sua sabedoria e de Sua beleza está refletida na
ordem da criação. Vemos a glória do Criador na beleza da criação. A ordem
criada é de Deus, não nossa. Temos de aprender a respeitá-la como o lugar onde
vivemos e cujo cuidado nos foi confiado” (Alister McGrath, “Criação”).Hoje vivemos um caos no meio ambiente. Um caos que o apóstolo Paulo já havia exposto nestas linhas: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, [...] Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” (Rm 8.20,22). Este caos da criação se deve ao pecado, e não só no sentido dos efeitos diretos da Queda na criação, mas também da falta de cuidado que a humanidade caída tem com a criação de Deus.
Deus é o Criador do mundo e nós, os seres humanos, somos os responsáveis pela destruição do planeta, seja não honrando a Deus como o Supremo Criador do mundo, seja, em outros casos, usando a fé para legitimar uma prática predatória do meio ambiente. Quando estudamos o livro do Gênesis para reconhecer nEle, Deus, o Criador do mundo e do ser humano, isso deve trazer um sentimento de humildade e temor, pois habitamos um mundo criado por Deus pelo qual fomos nomeados seus mordomos e guardadores. De modo que quando não honramos tal condição, pecamos contra Ele e o próximo.
Martinho Lutero compreendeu bem as implicações de reconhecermos Deus como o Autor da Criação: “Creio que Deus me criou, junto com todas as criaturas. Ele me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todas as outras partes do meu corpo, minha mente e todos os meus sentidos, como também os preserva. Ele me deu as roupas e os sapatos, o alimento e a bebida, a casa e a terra, o cônjuge e os filhos, os campos, os animais e tudo que tenho. Todos os dias, Ele provê abundantemente tudo que preciso para alimentar meu corpo e minha vida. Protege-me contra todos os perigos, serve de escudo e defende-me de todo o mal. Faz tudo isso por causa de Sua bondade e misericórdia puras, paternais e divinas, e não porque conquistei ou mereço isso”.
Crer que Deus é o Criador do mundo é aceitar resignadamente a Sua vontade e, invariavelmente, assumir que é da Sua vontade que cuidemos da criação, pois é a partir desta que nos alimentamos, vestimos e vivemos: tudo como bênção de Deus para nós.
Cuidar da terra faz parte do propósito de entender o início do Gênesis.
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